O Papel do Feedback na Retenção de Talentos de TI

Entenda o real impacto do feedback na retenção de talentos de TI e como fornecê-lo de forma eficaz para os profissionais da área.

A área de Tecnologia é uma das que mais sofrem com a alta rotatividade de pessoas, com índices de turnover chegando a 15% ao ano, segundo dados do Linkedin.  Mas nas empresas que entendem a importância do feedback na retenção de talentos de TI, esse é um problema que vem sendo contornado com mais facilidade.

Existem vários fatores que contribuem para a alta rotatividade dos profissionais de tecnologia. Porém, o cerne da questão é que, hoje, há mais vagas de TI em aberto do que pessoas capacitadas para ocupá-las. Consequentemente, a disputa pelos melhores talentos segue em alta no mercado.

Neste contexto, o papel do RH na retenção de talentos precisa ser altamente estratégico. Entre as muitas ações que o departamento pode encabeçar nesta frente, está a construção de uma cultura de feedback, sobre a qual falaremos a partir de agora! 🙂

Por que a retenção de talentos é fundamental na indústria de TI?

A dificuldade em reter bons talentos é um dos principais desafios que as organizações enfrentam atualmente. Mas quando se trata dos profissionais de TI, há uma série de fatores que tornam essa questão ainda mais complexa.

Para começar, essa indústria enfrenta uma escassez contínua de profissionais qualificados: segundo a Brasscom, as empresas brasileiras de tecnologia vão demandar quase 800 mil talentos até 2025. 

Porém, com apenas 53 mil pessoas formadas por ano em cursos de perfil tecnológico, a projeção é de um déficit anual de 106 mil profissionais.

Diante desses números, não é difícil de imaginar o que vem acontecendo: os talentos de TI são constantemente abordados por novas oportunidades de emprego. E isso, por sua vez, tem dificultado a retenção de funcionários da área.

O fato é que, com a transformação digital em constante avanço nas organizações, contar com profissionais de TI engajados e qualificados para encabeçar o processo de digitalização é uma questão de sobrevivência para os negócios.

Em outras palavras, a retenção de talentos de TI é essencial para que a roda da transformação digital continue girando e aumentando a competitividade das empresas em um mercado cada vez mais complexo e acirrado.

👉 5 estratégias eficazes para reter talentos
👉 Gestão de equipe: dicas e técnicas para liderar com sucesso

 

O que é feedback e por que ele é importante?

Antes de falarmos sobre o papel do feedback na retenção de talentos de TI, precisamos contextualizar o que é essa ferramenta: originário do inglês, o termo feedback significa dar um retorno sobre algo ou alguma situação.

No mundo corporativo, em específico, ele representa a prática de expressar uma avaliação ou um ponto de vista sobre o desempenho de um profissional. Sendo assim, o feedback é uma ferramenta extremamente útil para o desenvolvimento contínuo dos talentos.

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

Como o feedback afeta a retenção de talentos de TI

Segundo um estudo recente da IT Mídia, realizar reuniões de feedback frequentes com os colaboradores de TI pode ser uma estratégia eficiente para a retenção de talentos.

Ao consultar 445 profissionais de diferentes faixas etárias e níveis de atuação na área, a pesquisa apontou que há uma correlação direta entre a frequência de feedbacks e o grau de satisfação com a empresa ou gestor.

Para se ter uma ideia, 60% dos participantes que dizem raramente receber feedback afirmam estarem buscando mudar de empresa. Em contrapartida, 73% dos participantes que recebem feedback contínuo afirmam estar ‘felizes e engajados’ em suas posições.

Caso você esteja se perguntando por que o papel do feedback na retenção de talentos de TI é tão significativo, aí vai a resposta: 

Quando bem conduzida, essa ferramenta ajuda a reconhecer e valorizar o bom desempenho, aponta oportunidades de desenvolvimento para os talentos, contribui para o alinhamento de expectativas e muito mais.

Ao fornecer feedback contínuo e efetivo, as empresas demonstram seu compromisso em desenvolver e apoiar seus colaboradores. O que, por sua vez, torna mais provável que esses profissionais optem por permanecer na organização ao serem abordados pela concorrência.

 

Como fornecer feedback eficaz em um ambiente de TI

Agora que você já sabe por que o feedback é uma das estratégias mais interessantes para reter talentos de TI (e de outras áreas também), é importante aprender como fornecê-lo de maneira eficaz.

Veja, na sequência, algumas medidas que podem ajudar o gestor nessa hora:

  • Planeje-se: antes de conversar com o colaborador, construa um roteiro. Ter em mente qual o objetivo do feedback e os argumentos que sustentam este objetivo certamente tornará o momento mais produtivo para todos;
  • Seja construtivo: lembre-se de que o feedback deve ser orientado para o desenvolvimento. Fale sobre as áreas de melhoria e ofereça recomendações sobre como o colaborador pode melhorar, mas também reconheça os pontos fortes dele;
  • Tenha constância: o feedback não deve ser apenas um evento isolado. Quanto mais contínuo ele for, mais os erros poderão ser apontados e resolvidos logo que acontecerem;
  • Saiba ouvir: o feedback não deve ser uma via de mão única. Também é importante que o gestor ouça ativamente as perspectivas e preocupações do profissional de TI;
  • Acompanhe regularmente: o feedback deve sempre convidar a um desafio.  Estabelecer um processo de acompanhamento regular para revisar o progresso e continuar oferecendo insights ao colaborador permitirá que ele tenha uma compreensão clara das expectativas e evolua continuamente.

 

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Ferramentas e tecnologias para feedback em TI

Além das dicas mencionadas acima, fazer uso de boas tecnologias de feedback também pode ajudar a potencializar essa estratégia. Esse é o caso das plataformas de gestão de desempenho e das ferramentas de comunicação e colaboração.

A Feedz, por exemplo, é uma solução que reúne todas as ferramentas de gestão de pessoas em um único lugar, incluindo as de feedback e comunicação interna. 

Assim, além de tornar o ambiente de trabalho um lugar de reconhecimento, ela ajuda as empresas a manterem o engajamento no topo e reterem os melhores talentos.

Uma das facilidades que a Feedz oferece é a oportunidade de usar os feedbacks de forma contínua, não apenas após a avaliação de desempenho, mas durante toda a jornada do colaborador.

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Construindo uma cultura de feedback

Agora que não há mais dúvidas sobre o papel do feedback na retenção de talentos de TI e na criação de um local de trabalho mais feliz, que tal implementar uma cultura que valoriza e encoraja o feedback na sua empresa?

Aqui estão algumas sugestões adicionais que podem contribuir para o sucesso dessa estratégia:

  • Defina expectativas claras em relação à importância do feedback e à forma como ele deve ser fornecido e recebido;
  • Comunique-se abertamente sobre a cultura de feedback para todos os envolvidos e enfatize a relevância dela para o crescimento individual e coletivo;
  • Treine as lideranças da empresa para serem modelos de comportamento e para estarem abertos a dar e receber feedback continuamente;
  • Ofereça treinamento e orientação sobre como fornecer e receber feedback efetivamente, a fim de ajudar os colaboradores a entenderem a importância do feedback construtivo;
  • Incentive o feedback 360 graus, encorajando os colaboradores a buscarem feedback de colegas, subordinados e clientes para obter uma perspectiva mais abrangente e completa;
  • Promova uma cultura que valorize a aprendizagem contínua e o crescimento pessoal, incentivando os colaboradores a buscarem feedback como uma oportunidade de desenvolvimento.

Esperamos que com essas dicas, a sua empresa consiga avançar na construção de uma cultura mais aberta ao diálogo.

Se esse conteúdo foi útil para você, te convidamos a conhecer a categoria de Feedback do nosso Blog. Há muitos artigos incríveis por lá, que podem lhe ajudar ainda mais nessa jornada! 😀

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