Como conduzir uma Pesquisa de Clima em empresas tech

Impulsione o engajamento de talentos e o sucesso geral do seu time de TI compreendendo como conduzir uma pesquisa de clima em empresas tech.

Se avaliar o clima organizacional já é essencial em “condições normais de temperatura e pressão”, em organizações de tecnologia, onde o ritmo acelerado e a competitividade são regra, isso se torna ainda mais relevante. Mas a pergunta é: você realmente sabe como conduzir uma pesquisa de clima em empresas tech?

Apesar de os benefícios desta ferramenta já serem velhos conhecidos do RH, muitos profissionais da área, que atuam em negócios de TI, ainda têm dúvidas sobre a melhor forma de conduzir esse tipo de avaliação a fim de promover um ambiente de trabalho saudável e estimulante.

Se identificou com o cenário? Então é só vir com a gente! A partir de agora, vamos explicar como fazer uma pesquisa de clima organizacional, incluindo as melhores práticas para obter insights significativos.

 

O que é uma pesquisa de clima organizacional

Para saber como conduzir uma pesquisa de clima em empresas tech é preciso, antes de tudo, entender o que de fato é essa ferramenta. Então vamos começar pela definição:

A pesquisa de clima, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de diagnóstico que visa avaliar a percepção e a satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e às condições organizacionais.

Tendo em vista que o clima organizacional – ou seja, a vibe da empresa – influencia diretamente no engajamento, motivação e produtividade dos funcionários, não fica difícil entender por que é tão importante acompanhar o nível de satisfação da equipe em relação a esse aspecto.

Por meio da pesquisa, é possível identificar as áreas que precisam ser aprimoradas e adotar medidas para fortalecer, cada vez mais, a cultura corporativa.

👉 5 motivos para usar a Pesquisa de Clima e Engajamento da Feedz

 

Por que conduzir a pesquisa de clima em empresas tech

Como dissemos antes, a pesquisa de clima é fundamental em organizações de todos os segmentos. Mas em um setor marcado por demandas de trabalho intensas, ritmo acelerado de mudanças tecnológicas e competição acirrada por talentos, ela assume um papel ainda mais crucial.

Para que você possa compreender melhor as complexidades da área, vamos a alguns números: segundo dados do Linkedin, o índice de turnover em TI chegou a 15% nos últimos anos (na maioria das empresas, a taxa de rotatividade é considerada boa quando não ultrapassa os 10%). 

Em complemento, mais da metade (53%) dos profissionais de tecnologia afirmaram que sua saúde mental “poderia estar melhor”, em um levantamento conduzido pela  IT Mídia junto a 445 profissionais de TI.

Entre os motivos que corroboram para este cenário, estão a carga adicional no volume de trabalho e de responsabilidade, bem como os prazos apertados e as constantes mudanças que precisam ser acompanhadas.

Diante de tantos desafios, a pesquisa de clima organizacional online desponta como uma grande aliada do RH: por meio dela, é possível identificar os fatores que estão minando o engajamento e motivação dos colaboradores e, assim, tomar as medidas necessárias para contorná-los.

Mapear o clima organizacional pode ajudar a empresa a:

  • Entender o que os colaboradores valorizam no ambiente de trabalho e quais fatores podem influenciar a decisão deles de permanecer na empresa;
  • Obter insights importantes sobre as necessidades e expectativas dos funcionários, auxiliando na implementação de estratégias eficazes para mantê-los felizes;
  • Promover um ambiente saudável, que estimule a motivação e o comprometimento;
  • Melhorar a retenção de talentos de TI – que são altamente disputados no mercado de trabalho, diga-se de passagem;
  • Construir uma cultura organizacional única, que estimule a inovação e a criatividade;
  • Garantir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bem como promover o bem-estar físico e mental dos profissionais.

 

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

 

Planejando a pesquisa de clima da sua empresa tech

Agora que você já conhece os benefícios que o acompanhamento contínuo do clima organizacional pode trazer, chegou a hora de entender como conduzir uma pesquisa de clima em empresas tech desde a fase de planejamento.

Antes de iniciar a pesquisa, de fato, é muito importante estruturar como essa ferramenta será colocada em prática de forma estratégica. Isso significa:

 

1.       Definir os objetivos da pesquisa

Os objetivos da pesquisa de clima podem variar, indo desde identificar áreas de melhoria na cultura organizacional até medir o nível de satisfação dos colaboradores em relação a determinados aspectos.

Por isso, reflita antecipadamente sobre quais resultados a empresa espera alcançar a partir dela. Definir objetivos claros ajudará a direcionar o processo e a interpretar os dados de forma mais adequada.

 

2.       Identificar os principais indicadores a serem medidos

O próximo passo é determinar quais são os indicadores mais relevantes para medir o clima organizacional na sua empresa, a partir de áreas-chave que impactam diretamente na experiência dos colaboradores.

Eles podem incluir: satisfação com a liderança, comunicação interna, oportunidades de crescimento, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ambiente de trabalho inclusivo, entre outros.

 

3.   Definir o público-alvo e a frequência da pesquisa

Outros dois pontos que precisam ser definidos antecipadamente são: quem irá participar da pesquisa de clima e com que frequência ela será realizada.

Em geral, recomenda-se envolver todos os colaboradores na estratégia, mas também é possível segmentá-la por equipes, departamentos ou níveis hierárquicos, dependendo das necessidades da organização.

 A frequência também tende a variar de acordo com a dinâmica da empresa e as mudanças organizacionais, mas o ideal é que elas sejam feitas, no mínimo, a cada seis meses, para que informações importantes não se percam.

Entre uma pesquisa de clima e outra, as empresas tech também podem realizar as chamadas pesquisas de pulso, uma pesquisa mais curta e rápida, que ajuda a mensurar os dados de satisfação dos colaboradores de forma constante.

Saúde mental dos colaboradores e pesquisa de clima

 

Como conduzir a pesquisa de clima em empresas tech

Após concluir a fase de planejamento, há outras etapas que devem ser seguidas para a realização de uma boa pesquisa de clima. Entre elas, estão:

 

1.      Elaboração do questionário

O questionário é o coração da pesquisa de clima organizacional. E para que ele cumpra com os objetivos estabelecidos, é importante que seja composto por perguntas claras, objetivas e que abordem áreas relevantes.

 

2.      Orientação aos participantes

Antes de enviar o questionário, forneça instruções claras sobre como preenchê-lo e explique como os dados serão tratados.

É importante garantir que as respostas dos funcionários sejam anônimas e confidenciais. Assim, há maiores chances de a empresa obter um feedback honesto deles.

 

3.      Análise dos resultados

Após o término da pesquisa, a missão do RH é analisar cuidadosamente os resultados a fim de identificar as áreas em que a empresa está indo bem e aquelas que precisam de melhorias.

Procurar por padrões e tendências nos dados pode ajudá-lo a obter insights ainda mais valiosos.

 

4.      Plano de ação e monitoramento

A pesquisa de clima só terá valor ao se desdobrar em melhorias. Por isso, é importante usar os resultados como base para criar um plano de ação que busque sanar as áreas que precisam ser aprimoradas.

Além de pensar em medidas concretas que possam ser tomadas e definir responsabilidades claras em torno delas, lembre-se de envolver os funcionários no processo e fornecer atualizações regulares.

Por fim, realize pesquisas periódicas para avaliar o progresso do plano de ação ao longo do tempo. Isso permitirá que você acompanhe as mudanças e faça ajustes sempre que necessário.

baixe o nosso guia gratuito com 150 perguntas para pesquisa de satisfação interna

 

Como a Feedz automatiza a pesquisa de clima em empresas tech?

Se você gostou do que viu até aqui sobre como conduzir uma pesquisa de clima em empresas tech, temos mais uma informação que vai te ajudar: com a plataforma da Feedz, é possível colocar esse processo para rodar com mais agilidade e eficácia.

Com a nossa solução de Pesquisa de Clima, você tem liberdade para configurar as perguntas, definir quantidade, periodicidade e destinatários. 

Além disso, a plataforma faz o envio automático das perguntas e a produção dos relatórios, tornando a análise dos resultados e a tomada de decisões muito mais fáceis para o RH. 

Mais do que ter visibilidade sobre o que deixa os colaboradores insatisfeitos, você também terá um histórico para acompanhar o progresso da empresa e dados confiáveis para seguir construindo um ambiente de trabalho mais feliz para todos. 

Quer saber como fazer uma pesquisa de clima organizacional utilizando a Feedz? Então preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores especializados vai entrar em contato com você o mais rápido possível!

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!