O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é uma oportunidade para sua empresa convidar os colaboradores a refletirem sobre a diversidade, bem como para mostrar que a sua organização está engajada a promover a inclusão.
Pensando nisso, neste texto você entenderá qual a importância de incluir a data no calendário de RH e ainda vai conferir algumas ideias de como celebrá-la. Continue a leitura! 👇
O que é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+?
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma celebração da diversidade e da inclusão, bem como uma oportunidade para pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero se unirem para promover a igualdade de direitos e a aceitação.
O acrônimo LGBTQIAPN+ significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não binários(es) e o “+” serve para incluir qualquer pessoa que não se encaixe nas categorias anteriores ou que prefira não se identificar com um rótulo específico.
Anualmente, no dia 28 de junho, as pessoas se reúnem para marchas, paradas, festas, workshops, simpósios e concertos para celebrar sua identidade e para protestar contra a discriminação e a violência que a comunidade LGBTQIAP+ ainda enfrenta em muitas partes do mundo.
Também é uma oportunidade para educar o público sobre questões específicas que a comunidade enfrenta e para promover uma maior aceitação e igualdade.
Qual é a origem do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+?
A data de 28 de junho foi estabelecida como dia internacional do orgulho LGBT. A escolha não foi por acaso, pois está relacionada a um episódio marcado na história: a Rebelião de Stonewall Inn.
Para contextualizar, Stonewall Inn é um bar gay localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, policiais entraram no local, agrediram e prenderam funcionários e frequentadores.
O episódio marcou o início de uma série de manifestações contra a perseguição policial e social. Um ano depois, também em 28 de junho, as cidades de Nova York e Los Angeles realizaram a 1ª Parada do Orgulho Gay.
Ano após ano o movimento foi crescendo e sendo adotado por uma grande parte dos países do globo.
Aqui no Brasil, no começo a comunidade era conhecida pela sigla GLS – Gays, Lésbicas e Simpatizantes). Com a necessidade de incluir outras identidades, em 2008 o termo foi alterado para LGBT. As demais letras e o símbolo de positivo foram adicionados após para incluir ainda mais pessoas.
Atualmente, passamos a denominar LGBTQIAPN+.
👉 Exemplos práticos de dinâmica sobre inclusão e diversidade
Qual a importância de celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+?
Pedir por um mundo sem diferenças e onde todos possam ser tratados da mesma maneira. Isso resume a importância de termos uma data para celebrar o dia internacional do orgulho LGBTQIAP+.
É também um dia no qual há uma intensa discussão sobre ações para combater a homofobia e a importância de lutarmos, todos os dias, para construirmos uma sociedade livre de preconceitos, independente do gênero sexual.
A importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho
Segundo um estudo da Deloitte, empresas que priorizam a inclusão e a diversidade têm mais chances de cumprir ou exceder as metas financeiras. Elas também geram 30% mais receita por empregado.
Apesar disso, de acordo com um levantamento feito pelo LinkedIn, de cada dez pessoas LGBTQIAP+, quatro comentam ter sofrido discriminação no ambiente de trabalho.
Isso acende um alerta, pois mostra que somos um país que ainda precisa trabalhar a questão da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Aliás, ao trazer pessoas com diferentes visões sobre a vida e fazê-las trabalharem em conjunto, a diversidade pode enriquecer a cultura corporativa.
Como consequência, essa troca entre colaboradores que não possuem o mesmo perfil pode impulsionar a inovação nas empresas.
Não apenas isso, mas um ambiente de trabalho no qual a diversidade está presente contribui para que as equipes sejam mais criativas na solução de problemas.
Outra importância de levar o Dia Internacional do Orgulho LGBT para as organizações reside no fato de que isso mostra o quanto a empresa se preocupa em cumprir o seu papel social. Além de reforçar a imagem corporativa para atrair e reter talentos, esse comportamento ajuda a conquistar novos clientes.
Importante lembrar ainda que, onde há respeito pela inclusão e diversidade, há também uma política que reforça a importância de um ouvir o outro com atenção. Isso reduz a quantidade de conflitos e melhora a convivência entre os colaboradores.
Com um clima organizacional em harmonia e um ambiente estimulante e amigável, os funcionários se sentem mais felizes e motivados em permanecer, reduzindo, desse modo, a rotatividade.
👉 Leia também: Employee experience: como construir uma jornada de impacto para os colaboradores
7 Ideias inovadoras para celebrar 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ não pode ser um tabu em empresas que desejam crescer, atrair os melhores talentos e ocupar um espaço cada vez maior no mercado.
Separamos algumas ideias para inspirar o seu RH a colocar em prática ações para celebrar o 28 de junho. Anote aí:
1. Frases para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
Durante todo o mês de junho, a empresa pode publicar frases nas redes sociais ou na intranet voltadas ao orgulho LGBTQIA+ e começar a trabalhar a conscientização da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
Veja algumas ideias de frases para inspirar você:
- Consideramos justa toda a forma de amor.
- O amor também está na diversidade.
- Aceitar é uma escolha. Respeitar é uma obrigação de todo ser humano.
- Somos todos iguais.
- Amor é liberdade de expressão.
2. Clube do livro e/ou de filme
Uma ação inovadora para o dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+ é incentivar a leitura de livros que abordam o tema de alguma maneira.
Essa é uma estratégia que pode começar em qualquer momento do ano. Para colocá-la em prática, a empresa pode promover encontros nos quais as pessoas discutem sobre o livro.
Para atingir aquelas pessoas que não gostam de ler, outra dica é promover a sensibilização por meio de filmes. Em ambos os casos, o RH pode enviar e-mails com sugestões mensais.
3. Decore a empresa
O orgulho LGBTQIAPN+ é representado por um arco-íris. Uma maneira de comemorar a data é pendurando bandeiras arco-íris nos ambientes de trabalho e até mesmo colando frases nas paredes. 🌈
Isso funciona como uma representação visual do apoio à data, fazendo com que os funcionários LGBTQIAPN+ se sintam representados.
Ainda sobre decoração, muitas empresas mudam seus logos nas redes sociais e assinaturas de emails, adicionando algum toque que representa o dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+.
4. Promova o dia da camisa colorida
Outra ideia de como celebrar a data, é convidar os colaboradores a vestirem camisas coloridas no dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.
A estratégia pode incluir também os funcionários remotos. Nesse caso, além de incentivar as camisetas coloridas, a empresa pode criar uma tela de fundo do Mês do Orgulho para as chamadas por vídeo.
Se adotar a estratégia, não esqueça de tirar fotos para publicar nas redes sociais. Sem dúvidas, isso promove ainda mais a marca.
5. Dia de voluntariado LGBTQIAP+
O RH pode desenvolver um programa de voluntariado em que os colaboradores possam contribuir com seu tempo para instituições que apoiam a comunidade LGBT. Pode ser um dia específico ou conforme a agenda dos trabalhadores.
Essa ação pode promover um sentimento de realização e de comunidade entre todas as pessoas, além de reforçar o compromisso social por parte da empresa.
Lembre-se de não fazer esse tipo de ação somente no mês de junho. Busque tornar uma prática comum e frequente na organização, para outros grupos minoritários.
6. Galeria de arte LGBTQIAPN+
Outra ideia é aproveitar os canais de comunicação para transformá-los em uma galeria temporária, em que as pessoas colaboradoras possam compartilhar obras de artes criadas por artistas LGBTQIA+.
Isso pode incluir filmes, séries, fotografias, livros, performances ao vivo, entre outras expressões artísticas.
Além de celebrar a cultura LGBT, os profissionais podem se identificar com outros colegas e descobrir talentos, muitas vezes não reconhecidos no meio artístico.
7. Workshop de sensibilização
O time de RH também pode proporcionar um momento de sensibilização para toda a equipe. Pode ser um treinamento para falar sobre identidade de gênero, comunicação inclusiva, comportamentos não tolerados, ou até trazendo convidados especialistas em diversidade para compartilhar suas experiências.
Assim, é possível educar e sensibilizar todos os trabalhadores sobre questões relevantes para a comunidade LGBTQIA+.
Como a Feedz pode auxiliar no processo de inclusão
A inclusão traz diversos benefícios para as empresas, como mostramos para você. Embora isso esteja claro, muitas organizações têm dificuldade de avaliar se suas ações estão surtindo efeito.
Uma das maneiras de conseguir fazer essa avaliação é monitorar como está a cultura corporativa. Nesse sentido, a plataforma da Feedz ajuda a descobrir o que pode estar afetando o clima organizacional.
A solução também traz ao RH informações valiosas sobre quando agir para evitar conflitos, os quais muitas vezes estão relacionados com preconceitos.
Por fim, não esqueça que tão importante quanto investir em uma tecnologia, é olhar para a inclusão não somente no mês de junho, mas durante todo o ano. Com isso em mente, esperamos que nossas ideias sejam um pontapé.
Se você tiver outras sugestões de como celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ nas empresas, compartilhe-as nos comentários.
_________________
Gostou deste artigo? Para ficar por dentro de outros conteúdos publicados pela Feedz, assine nossa newsletter 👇