As técnicas utilizadas para mensurar a performance dos colaboradores evoluíram muito ao longo dos anos e, juntamente com elas, novos mitos e verdades da avaliação de desempenho começaram a surgir.
Por mais que a importância desta ferramenta seja inquestionável, esses mitos e verdades costumam gerar muitas dúvidas e confusão entre o time de RH. Por isso, é tão importante que os profissionais da área busquem sempre informações confiáveis na hora de aprimorar suas práticas nesta frente.
Se você sente que os seus conhecimentos sobre avaliação de desempenho ainda estão um pouco nebulosos, chegou a hora de colocar todos os “pingos nos is”. A partir de agora, vamos explorar juntos as principais incógnitas que rondam essa prática!
O que é e quais os objetivos da avaliação de desempenho
Antes de irmos para os mitos e verdades da avaliação de desempenho, não poderíamos deixar de relembrar qual é o papel dessa ferramenta na gestão de pessoas.
A avaliação de desempenho tem como objetivo principal analisar o desempenho individual dos colaboradores em relação às metas e objetivos da empresa. Em geral, isso é feito com base em comportamentos e habilidades específicas ou em indicadores de performance e resultados alcançados.
Com a ajuda desta ferramenta, torna-se mais fácil para o RH e líderes de equipe:
- Identificar pontos fortes e áreas de melhoria dos colaboradores;
- Promover o desenvolvimento eficaz de soft skills e hard skills;
- Estabelecer metas e planos de ação para o futuro;
- Fornecer feedbacks construtivos;
- Reconhecer e premiar bons desempenhos;
- Acertar nas decisões sobre decisões sobre promoções, remuneração e planos de carreira.
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8 Mitos da Avaliação de Desempenho
Agora que o conceito da ferramenta está claro, chegou a hora de explorarmos os mitos que tanto geram dúvidas nos profissionais de RH sobre os pontos positivos e negativos da avaliação de desempenho. Vamos lá?
Mito 1: Avaliações de desempenho são sempre negativas
Quando bem conduzida, a avaliação de desempenho ajuda a construir uma equipe cada vez mais engajada, motivada e produtiva. E isso só se torna possível quando ela é usada para valorizar os pontos fortes dos colaboradores, apoiar o desenvolvimento deles e reconhecer um bom trabalho.
Saber dosar as avaliações negativas e positivas faz toda a diferença!
Mito 2: A avaliação é apenas para justificar promoções e demissões
Embora essas possam sim ser algumas das consequências da avaliação de desempenho, ela é uma ferramenta importante em muitos outros aspectos da gestão de pessoas, como no desenvolvimento da equipe, identificação de oportunidades de crescimento na empresa, engajamento dos colaboradores, etc.
Mito 3: A avaliação de desempenho é uma perda de tempo
Os benefícios que citamos acima já ajudam a explicar por que essa afirmação é um mito, não é mesmo?
Mas vamos a um dado que reforça ainda mais essa questão: um processo contínuo de avaliação de desempenho, complementado pelo feedback, pode ajudar 94% dos funcionários de uma empresa a trabalharem melhor.
Mito 4: A avaliação é baseada apenas em resultados quantitativos
Há diferentes formas de conduzir uma avaliação de desempenho. Apesar de muitas organizações adotarem indicadores quantitativos, também é comum considerar aspectos qualitativos, como questões comportamentais, habilidades e competências.
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Mito 5: A avaliação de desempenho é apenas uma formalidade
As informações coletadas por meio da avaliação de desempenho contribuem com vários propósitos, que vão desde engajar os colaboradores, até corrigir desvios de conduta, prever crises e melhorar o ambiente de trabalho.
Mas atenção: ela só será valiosa se existir um acompanhamento dos resultados obtidos e a adoção de medidas capazes de sanar os pontos de atenção levantados.
Mito 6: O RH é o único responsável pela avaliação de desempenho
Embora o RH seja o grande responsável por coordenar o processo de avaliação de desempenho, a responsabilidade pela avaliação deve ser compartilhada entre os gestores e os colaboradores.
Só é possível alcançar bons resultados quando todos compreendem a importância dessa ferramenta e participam ativamente da sua construção.
Mito 7: A avaliação de desempenho não tem impacto na retenção de talentos
Segundo a pesquisa FIA Employee Experience, 27% dos trabalhadores brasileiros pediriam demissão se sua empresa atual não reconhecesse seu valor. O estudo reforça a ideia de que, quando os colaboradores não recebem feedbacks adequados, eles podem se sentir desmotivados e desvalorizados.
Logo, um processo contínuo de avaliação de desempenho contribui sim para a retenção de talentos.
Mito 8: Avaliações de desempenho são extremamente burocráticas e complexas
Avaliações burocráticas e complexas estão ficando no passado. Com a ajuda da tecnologia e ferramentas de avaliação de desempenho, muitas empresas já conseguiram adotar abordagens mais simples, ágeis e até mesmo gamificadas para avaliar o desempenho dos seus colaboradores e engajá-los nessa jornada.
8 Verdades da Avaliação de Desempenho
Mitos esclarecidos? Então vamos em frente! Agora é a hora de descobrir quais informações são verdadeiras quando falamos sobre avaliação de desempenho.
Verdade 1: A avaliação de desempenho ajuda a identificar pontos fortes e fracos
Eis uma das grandes possibilidades que essa ferramenta traz, ajudando tanto os colaboradores a entenderem suas áreas de excelência e onde precisam melhorar quanto a empresa a identificar ações de treinamento que podem ser implementadas.
Verdade 2: A avaliação é uma oportunidade de desenvolvimento profissional
Com certeza! A avaliação de desempenho viabiliza a construção de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) altamente eficazes, com objetivos, metas e prazos claros para que o profissional consiga desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as que já possui.
Verdade 3: A avaliação de desempenho melhora a comunicação entre funcionários e gestores
Toda boa avaliação de desempenho culmina no momento do feedback, conversa que ocorre entre o colaborador e o seu líder direto.
Essa é uma oportunidade valiosa para os gestores se comunicarem com seus liderados de forma clara e objetiva, estreitando os laços de confiança que existem entre eles.
Verdade 4: A avaliação de desempenho pode ser baseada em critérios qualitativos
Sim. Como comentamos antes, é possível avaliar o desempenho dos colaboradores com base em critérios qualitativos, incluindo habilidades interpessoais e de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe, comprometimento no trabalho, entre outras.
Verdade 5: A avaliação de desempenho é um processo contínuo
Fornecer feedbacks regulares e frequentes aos colaboradores ao longo do ano permitirá que eles se desenvolvam continuamente e contribuam cada vez mais para os resultados organizacionais.
Não por acaso, a avaliação de desempenho anual vem sendo substituída por ciclos mais curtos, que ocorrem a cada três meses ou, no máximo, seis.
Verdade 6: O RH deve trabalhar em parceria com os gestores na avaliação de desempenho
Para que a avaliação de desempenho realmente seja produtiva, é importante contar com a colaboração ativa de todos os envolvidos, a começar pelas lideranças.
Uma das principais missões do RH nesta frente é conscientizar e capacitar os gestores da empresa, para que eles também consigam engajar seus liderados.
Verdade 7: A avaliação de desempenho contribui para a retenção e motivação dos talentos
Como falamos anteriormente, um processo contínuo de avaliação contribui sim para a retenção e motivação do time!
Verdade 8: A avaliação de desempenho pode ser facilmente feita com uma ferramenta que automatiza tudo
Graças ao avanço da tecnologia, atualmente é possível contar com ferramentas capazes de tornar esse processo mais rápido, fácil e eficiente.
O módulo de Avaliação de Desempenho da Feedz, por exemplo, ajuda as empresas a desenvolverem seus colaboradores enquanto reduzem em até 50% o tempo de criação, resposta e análise das avaliações de desempenho.
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