A atração e retenção de talentos é um desafio para muitos RHs. Não somente pela alta concorrência das empresas, mas também porque as preferências dos profissionais mudaram consideravelmente nos últimos anos.
Com isso, a organização precisa fortalecer as estratégias que reforçam a percepção positiva acerca da mesma. Mas lembre-se que esse trabalho começa dentro da companhia, na sua cultura organizacional, engajando os colaboradores e criando promotores do negócio.
Se você quer entender como construir uma marca empregadora forte, confira as dicas práticas que preparamos ao longo desse conteúdo. Vamos lá?
O que é Marca Empregadora e por que ela é importante para a empresa?
Marca empregadora é um conjunto de técnicas e ferramentas para construir e manter a imagem positiva da empresa.
E quando falamos em marca empregadora, vale reforçar que o público-alvo dela não são os clientes finais, mas sim os colaboradores.
Entretanto, ao ser considerada uma boa marca empregadora, os clientes também terão uma melhor percepção da sua empresa.
Além disso, o conceito de marca empregadora também está associado à imagem da companhia enquanto ambiente de trabalho para os trabalhadores. Quanto mais positiva for, melhores serão os resultados!
Por isso, antes mesmo de pensar em estratégias para atrair novos talentos, o RH precisa se preocupar com o nível de satisfação e motivação da equipe, assim, eles poderão ser grandes defensores da marca.
Mais do que a importância nessa construção e manutenção dos promotores para a empresa, ter uma marca empregadora também impacta positivamente na produtividade dos colaboradores.
É sabido que quando as pessoas estão mais satisfeitas com o trabalho e sentem orgulho de fazerem parte, maior é a sua produtividade, a motivação e o engajamento com a colaboração.
Em termos de negócio, podemos citar a redução nos custos dos processos de recrutamento e seleção, além da diferenciação entre a concorrência no mercado.
Ou seja, quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil é estabelecer boas negociações, já que os fornecedores também agregam valor ao negócio trabalhando com companhias de boa reputação.
Como construir uma marca empregadora forte
Não existe uma fórmula mágica para construir uma marca empregadora forte e consistente, mas existem alguns passos que podem ajudar sua empresa nessa missão. Confira agora!
1. Faça uma pesquisa de mercado
Para não destoar do que outras companhias do seu mercado, você pode realizar uma pesquisa e fazer benckmarking com outros RHs do segmento.
Assim, você entenderá quais os cuidados cada empresa tem com a marca empregadora e o impacto na atração e retenção de talentos para a organização.
👉 Que tal conferir nosso intensivão de Avaliação de Desempenho? Além de aprender como preparar as lideranças, você terá acesso a um benchmarking com o RH da Trentim.
2. Tenha a cultura e os valores da empresa bem definidos
Os valores são o coração da companhia desde a sua criação. Eles que orientarão as ações diárias dos colaboradores, e serão também compartilhados e respeitados pelos clientes.
Já a cultura é o conjunto desses valores que vão fundamentar a maneira como os funcionários pensam e agem.
Por meio disso, é possível entender qual será a imagem usada para atrair os talentos.
Na Feedz, por exemplo, temos valores que garantem que todos estamos na mesma página e entendemos o significado de cada valor. São eles:
- Quebre a caixa;
- Eu me importo;
- Apaixonado por dados;
- Experiências fodásticas, e;
- Somos todos Feedz.
Ter isso muito bem definido ajuda na conexão dos colaboradores com o propósito da empresa, além de auxiliar nos processos de recrutamento, como, por exemplo, na etapa de avaliação do fit cultural do candidato com a organização.
👉 Leia mais em: Valores e cultura da Feedz – Como estruturamos o nosso culture code
3. Crie uma estratégia de comunicação eficaz
Não tem como ter uma marca empregadora forte se a comunicação na sua empresa não for eficaz.
Portanto, o primeiro passo é criar um plano de ação para aprimorar a comunicação entre todos os colaboradores.
Para isso, você pode:
- Criar um material com informações relevantes sobre a organização, a missão, os valores, a cultura e a meta estratégica da empresa;
- Ter uma intranet ou outro canal para aprimorar a comunicação interna através da construção de diálogos e espaços de troca;
- Treinar as lideranças para atuarem próximo ao RH, visando a criação de ambientes de trabalho mais felizes.
👉 Leia mais em: Como resolver problemas de comunicação interna nas empresas
4. Entenda a situação atual do ambiente de trabalho
Antes de criar um plano de ações com estratégias para fortalecer a marca empregadora, é preciso fazer um diagnóstico do momento atual da empresa.
Por meio das pesquisas do RH, é possível entender a percepção dos profissionais sobre:
- Benefícios corporativos;
- Plano de carreira;
- Planos de desenvolvimento;
- Lideranças;
- entre outros aspectos relevantes.
Entenda melhor as necessidades dos trabalhadores para desenvolver ações que transmitam esse cuidado da organização em criar um ambiente de trabalho saudável, seguro e feliz.
👉 Leia mais em: O que é e como fazer uma pesquisa de satisfação interna
👉 Leia também: Como é a pesquisa interna de satisfação dos funcionários na plataforma da Feedz?
5. Defina uma proposta de valor ao empregado
O Employee Value Proposition (EVP), também conhecido como “proposta de valor para o empregado”, é um conjunto de ações desenvolvidas para aumentar a satisfação do colaborador e valorizá-lo por quem é e pelo que faz.
Essa é uma etapa fundamental para fortalecer a sua marca empregadora. Por isso, para a construção do EVP, a empresa deve considerar:
- Salários e políticas para desenvolvimento de carreira;
- Benefícios como plano de saúde, flexibilidade de horário, descontos em instituições parceiras, cursos e outros;
- Ambiente de trabalho diverso, inclusivo e equilibrado;
- Boa comunicação entre times, lideranças e pessoas lideradas, entre outros.
Vale ressaltar que todos esses aspectos devem estar alinhados com o plano de crescimento, valores e cultura da companhia.
Portanto, a participação dos executivos na criação da proposta de valor é indispenável.
👉 Leia mais em: [Entrevista] O que é EVP e como criar uma proposta de valor na empresa com Genesson Honorato da OLX Brasil
6. Promova ações de endomarketing
Para desenvolver boas estratégias de endomarketing, os profissionais de RH precisam ter insumos, não é mesmo? Esses podem ser coletados por meio da pesquisa de clima, por exemplo.
A partir da pesquisa, o RH consegue entender os desejos e necessidades dos profissionais e percebe as oportunidades de melhoria para aumentar a satisfação e motivação da equipe.
Além disso, ações de engajamento em datas comemorativas ajudam a fortalecer a conexão dos colaboradores com a empresa.
👉 Leia também: Calendário 2023: Datas comemorativas para RH
Como manter a consistência de uma marca empregadora
Para fortalecer a marca empregadora é preciso primeiro conseguir manter a consistência nas atividades diárias. Para isso, a recorrência de alguns elementos podem ajudar, como:
- Tom e voz da marca;
- Elementos gráficos que compõem a identidade visual;
- Aplicação dos valores da empresa, entre outros.
Esses elementos ajudam a manter a padronização nas comunicações internas e externas, além de auxiliar no processo de ser uma marca reconhecida e lembrada pelas pessoas.
Enquanto o time de Marketing cuida dessa consistência nas redes sociais e conteúdos produzidos, o RH também pode personalizar os comunicados para reforçar a imagem da marca nos canais de comunicação interna.
Nos rituais e encontros da equipe também é importante reforçar os valores e cultura da empresa, especialmente para os novos colaboradores se sentirem bem recebidos na organização.
Exemplo: Aqui na Feedz, quando temos a chegada de novos baby parrots – ou seja, os novos membros do time – realizamos um rito clássico de recebê-los com o nosso “Fly Feedz, Voa Feedz”. 🦜
Além disso, essa consistência de marca tem impacto nos processos de recrutamento e seleção. Na entrevista de fit cultural, por exemplo, é possível entender se o perfil do candidato está adequado aos valores da empresa.
Os dados do LinkedIn reforçam a importância de ter uma marca empregadora forte e consistente, já que as companhias que investem na marca tendem a reduzir em até 43% os custos do processo de contratação.
Como engajar os funcionários na construção da marca empregadora
Os colaboradores da empresa são peças-chave para a construção da marca empregadora. Por isso, existem algumas boas práticas que podem ajudar a mantê-los engajados ao longo da sua jornada.
Além das ações de engajamento, o profissional de RH também pode encantar os trabalhadores por meio de:
Onboarding estruturado
Você sabia que somente 12% dos funcionários acham que a empresa fez um bom trabalho de integração?
Esse dado da Gallup nos mostra que o momento de onboarding, aquele que o novo colaborador “embarca” na companhia, é essencial para alinhar as expectativas e familiarizar o novo talento sobre a cultura da empresa e seu papel na organização.
Para criar um onboarding significativo, evite:
- O excesso de informações em um único dia;
- Iniciar o processo de integração logo no primeiro dia;
- Não definir expectativas ou metas claras.
👉 Leia mais em: Onboarding: o guia completo para integrar novos colaboradores
Pesquisa de satisfação interna
Essa pesquisa é muito poderosa para o RH entender o que é preciso melhorar na organização para que os colaboradores se sintam mais felizes e satisfeitos.
Quando a empresa usa os feedbacks e busca corrigir o que não está tão legal, faz com que os funcionários se sintam ouvidos e se sentem parte da construção da companhia.
Se você quer que os profissionais estejam alinhados ao propósito da empresa, então a pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial.
👉 Para inspirar: confira o artigo com +40 perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador
Programas de feedbacks
Ter uma cultura de feedback permite que todos os colaboradores estejam abertos ao diálogo sobre pontos fortes, de melhoria, comportamentos e entregas no espaço de trabalho.
Dar voz aos profissionais e deixá-los compartilhar suas ideias, cria e desenvolve o sentimento de reconhecimento, e aumenta a proatividade e inovação.
Para aprender a dominar todas as técnicas para dar feedbacks estruturados e que são um presente, de fato, acesse o nosso Kit de Feedback.
7 estratégias de employer branding para se destacar da concorrência
Além das estratégias citadas anteriormente, o RH precisa estar atento ao mercado para entender como fortalecer a marca empregadora e se diferenciar entre a concorrência.
Por isso, compartilhamos sete práticas que vão te ajudar. Vem ver!
1. Divulgue vagas alinhadas a cultura da empresa
Como falamos anteriormente, é essencial manter a consistência da marca nas comunicações internas e externas.
Por isso, no processo seletivo, os profissionais de RH precisam descrever as vagas de modo que reflitam a cultura organizacional através da linguagem e do design.
Assim, os candidatos já terão uma prévia dos valores compartilhados no ambiente de trabalho e se eles estão alinhados aos seus.
👉 Leia também: Vagas de ações afirmativas: Tipos, como fazer e qual a importância?
2. Ofereça um bom pacote de benefícios
As empresas que mais se destacam no mercado são aquelas que consideram benefícios não tradicionais, atraindo e retendo talentos de forma estratégica.
Isso reforça a importância dos colaboradores e seu valor para a organização e, ainda, pode aumentar o engajamento dos profissionais.
Essa percepção também é transmitida para os candidatos, já que sentem que as necessidades das pessoas são consideradas e ajudam a construir um ambiente de trabalho mais feliz.
👉 Leia também: Benefícios flexíveis: o que são e como implantar [+ 18 exemplos]
3. Crie programas de desenvolvimento de carreira
Investir no crescimento dos colaboradores pode ser um dos diferenciais em relação à concorrência.
Mais do que isso, esse apoio da empresa para o desenvolvimento dos funcionários pode refletir no aumento da produtividade, satisfação e motivação.
Por isso, considere incluir:
- Treinamento e cursos;
- Mentoria e coaching;
- Oportunidades de crescimento;
- Ambiente de aprendizado;
- Plano de Desenvolvimento Coletivo (PDC);
- Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
👉 Leia mais em: Desenvolvimento Profissional: O que é, Importância e Papel da Empresa
4. Fomente uma cultura inovadora e colaborativa
Uma cultura colaborativa é aquela em que a colaboração não ocorre apenas se alguém inicia, ela é regular e deliberada.
Em uma cultura inovadora e colaborativa, a mentalidade de “somos melhores juntos” precisa se fazer presente.
Estar aberto para aprender, testar, cometer erros, reconhecê-los e melhorar faz a diferença em equipes de alta performance.
👉 Leia mais em: Como construir uma cultura colaborativa dentro da empresa
5. Garanta que a cultura e os valores são vividos na prática
Os valores da sua empresa precisam ser refletidos na prática e devem condizer com a cultura organizacional.
Imagine que um candidato se inscreveu para o processo seletivo porque a empresa dizia que um de seus valores era o reconhecimento. Entretanto, durante a sua jornada, percebe que nunca recebeu um feedback.
Isso não só desmotiva o profissional, mas também aumenta as chances dele procurar outra companhia para atuar.
Além disso, pode causar um impacto negativo na percepção da marca empregadora.
6. Aposte na experiência do colaborador
Os trabalhadores da empresa podem proporcionar insumos para a construção e o fortalecimento da marca empregadora.
Nas pesquisas de satisfação, o RH poderá ter percepções estratégicas para melhorar o ambiente de trabalho a partir da visão dos colaboradores e das experiências vividas em outras organizações.
Você também pode investir em rodas de conversa, avaliação do clima organizacional, reuniões de alinhamentos e trocas entre o RH e lideranças para criar experiências memoráveis para os funcionários.
👉 Leia mais em: [Entrevista] A relação entre Experiência do Colaborador e Employer Branding com Kelly Barra da EBX
7. Use as redes sociais como aliadas
As redes sociais permitem que a sua empresa mostre como é o dia a dia da equipe, depoimentos dos colaboradores, vagas disponíveis, lançamentos de materiais ricos e novas funcionalidades do produto.
Tudo isso ajuda a fortalecer a marca empregadora.
👉 Leia mais em: O novo RH: como a tecnologia transforma a gestão de pessoas
Como utilizar as redes sociais para aumentar a atratividade como marca empregadora
É importante estar aonde o seu público-alvo está, portanto, é hora de atualizar o Instagram, LinkedIn e Glassdoor da sua empresa, viu?
As redes sociais possibilitam que as organizações contem como é trabalhar lá. Isso desperta o interesse e a curiosidade de muitas pessoas, aumentando a visibilidade da sua marca empregadora.
Por isso, separamos algumas dicas sobre como você pode utilizar as redes sociais para tornar a sua companhia mais atrativa para os talentos. Continue a leitura!
Compartilhe posts sobre as realizações e encontros da equipe
Um dos pontos analisados pelos candidatos é como você trata os colaboradores e como é o dia a dia na empresa. Portanto, enfatize o conteúdo dos eventos e conquistas da equipe nas atividades diárias.
Aqui vão alguns exemplos de como a Feedz compartilha as ações de engajamento e celebrações do time, mas lembre-se de conferir no Instagram e no LinkedIn.
Seja criativo nas iniciativas para as redes sociais
As postagens das redes sociais devem transmitir a audiência uma visão autêntica de como as pessoas se sentem trabalhando na sua empresa.
Por isso, o time de RH e Marketing precisam andar lado a lado para criar publicações com o tom e voz da organização e que se destaquem entre o mar de outras instituições.
Aqui vão mais alguns exemplos das redes sociais da Feedz:
Aproveite o poder da sua comunidade
Segundo uma pesquisa da Glassdoor, 65% dos candidatos afirmam que estariam abertos a ouvir sobre uma nova oportunidade de emprego se fossem informados por uma conexão pessoal em sua rede social.
Além disso, outros 79% utilizam as redes sociais para procurar vagas de trabalho.
Então se a sua marca empregadora for forte e consistente, é provável que as pessoas se tornem mais do que promotores, também defensores da marca.
Facilite o compartilhamento para os funcionários e incentive o engajamento
Dentro dos canais de comunicação da empresa, você pode criar uma pasta ou planilha com os links de todos os conteúdos ricos e do blog para que todos tenham acesso.
Assim, o time de pré-vendas pode utilizar nas abordagens comerciais, o time de CS poderá tirar dúvidas dos clientes e auxilia na educação dos profissionais de RH e DP.
Além disso, o engajamento e compartilhamento dos materiais da empresa também reforça o senso de pertencimento e orgulho em fazer parte da evolução da organização.
Tendências e inovações na construção da marca empregadora
Devido às mudanças de comportamento dos profissionais nos últimos anos, as iniciativas de marca empregadora também precisaram passar por adaptações.
Listamos algumas das principais tendências de employer branding para seu RH se manter inovador e atualizado.
Flexibilidade e qualidade de vida
A flexibilidade e qualidade de vida, foram dois pontos levantados na pesquisa Felicidade Corporativa e Futuro do Trabalho, como as principais prioridades dos profissionais para os próximos anos.
Portanto, a chave para preservar a produtividade dos colaboradores sem comprometer seu engajamento é estar aberto para ser flexível.
Estratégias voltadas para diversidade e inclusão
Se os valores sociais afetam o ambiente de trabalho, então os profissionais passaram a buscar organizações que tenham percepções sociais semelhantes.
O relatório da Diversity Wins da McKinsey mostra que a diversidade não somente aumenta a lucratividade, mas também ajuda na contratação e retenção de talentos.
Portanto, ter uma política de diversidade e inclusão (D&I) é mais uma tendência para construir uma marca empregadora forte e consistente.
Bem-estar do colaborador
Para ajudar os funcionários a recuperarem o foco e aumentar a motivação, 68% das empresas globais introduziram um ou mais benefícios voltado ao bem-estar a partir de março de 2020, segundo o Gartner.
A chave é iniciar com pequenas iniciativas, como, por exemplo, ficar atento à carga de trabalho, incentivar os momentos de descanso e descontração, proporcionar encontros e trocas entre os times, entre outros.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
A McKinsey aponta em um estudo que 49% dos entrevistados se sentem um pouco esgotados e que 40% mudariam de emprego caso percebessem que a empresa não se importa.
Por isso, entender a importância dessa integração entre vida pessoal e profissional possibilitará que o RH e as lideranças aumentem a retenção, reduzindo o absenteísmo e o esgotamento dos funcionários e aumentando a produtividade.
Como a Feedz ajuda a fortalecer a marca empregadora das empresas?
Você sabia que muitas dessas boas práticas que citamos ao longo do artigo, como onboarding, desenvolvimento de carreira, pesquisas de satisfação, programas de feedbacks, podem ser realizadas através da plataforma da Feedz?
A Feedz é uma solução completa para os RHs, já que permite o acompanhamento e gestão de desempenho e engajamento de toda a jornada do colaborador.
Com a Feedz, é possível agilizar toda a gestão de pessoas, mantendo os profissionais felizes e satisfeitos ao longo da trajetória na empresa.
Os colaboradores da sua companhia podem usar a plataforma da Feedz para:
- Monitorar seu progresso
- Buscar ajuda e fazer melhorias
- Determinar seus objetivos futuros
- Enviar feedback para o gestor
- Acompanhar seu PDI
- Celebrar as suas conquistas e do time
Já os gestores podem usar a Feedz para:
- Avaliar os funcionários de maneiras quantificáveis
- Dar e receber feedbacks
- Reconhecer e celebrar as conquistas dos funcionários
- Desenvolver planos de sucessão para promover funcionários
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