Estar à frente de uma equipe é uma missão bastante complexa. Mas saber quais são os estilos de liderança existentes e quando recorrer a cada um deles pode tornar essa jornada bem mais fácil, tanto para você quanto para os seus liderados.
Aliás: esse é um tópico tão importante para o funcionamento das empresas que vem sendo tema de estudo há muitos anos. Prova disso é que mais de 15 estilos de liderança já foram identificados e descritos nas últimas décadas.
Ao longo deste texto, vamos explorar algumas das opções mais populares, discutir como elas podem ser aplicadas e te ajudar a entender quais os tipos de liderança que mais tem a ver com você. Fique ligado (a)!
O que é um estilo de liderança?
O estilo de liderança pode ser entendido, basicamente, como a forma com que o líder lida com seus colaboradores diretos e toma decisões. Sendo assim, cada estilo engloba desde métodos até comportamentos específicos.
Aqui vale dizer o seguinte: ainda que existam diversas opções, não há um estilo de liderança “certo” ou “errado”. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, podendo ser eficazes em diferentes situações.
Tudo dependerá do contexto. Por isso, o que faz a diferença mesmo é que o líder entenda seu próprio estilo e saiba quando adaptá-lo para melhor atender às necessidades da equipe e do momento.
Por que é importante conhecer seu estilo de liderança?
Conhecer o próprio estilo ou estilos de liderança é o caminho para desempenhar sua função da forma mais estratégica e eficaz possível. Ter domínio sobre isso permitirá que você:
- Compreenda melhor como toma decisões e lida com as pessoas;
- Se adapte com mais agilidade frente aos novos desafios;
- Tenha mais clareza sobre quais habilidades precisa melhorar para se tornar um líder cada vez melhor;
- Saiba como os colaboradores da equipe veem você e como isso pode impactar o desempenho deles.
Viu só como os estilos de liderança são relevantes? Agora que isso está claro, já podemos conversar sobre os tipos mais conhecidos!
14 dicas para uma boa liderança no trabalho
Modelos de Gestão: quais são e como escolher o melhor para você
11 estilos de estilos de liderança
Desde líderes estratégicos até líderes democráticos, vamos explorar as características de cada estilo e como eles podem ser usados para alcançar sucesso.
1. Liderança Democrática
Neste tipo de liderança, que também é conhecido como participativo, o líder envolve todos os colaboradores da equipe na tomada de decisões.
Ao considerar o que cada um tem a dizer, ele é tido como um formato de liderança humanizada, que tende a aumentar a motivação, comprometimento e colaboração do time, assim como favorecer a tomada de decisões mais bem fundamentadas.
Em situações de crise ou de pressão, no entanto, a liderança democrática pode prejudicar a agilidade, levando a decisões mais lentas e menos eficazes.
2. Liderança Autocrática
É exatamente o oposto do estilo de liderança acima: aqui, o líder prefere tomar as decisões sozinho e espera que elas sejam seguidas pela equipe sem grandes questionamentos.
Embora essa conduta possa ser eficaz em situações de crise, em geral ela tende a levar à falta de motivação e comprometimento dos funcionários.
3. Liderança Estratégica
Considerando que liderar, por si só, é uma tarefa estratégica, não é de se estranhar que esse é um dos estilos de liderança mais buscados pelas empresas atualmente.
O líder com esse perfil é aquele que possui uma visão de longo prazo focada no alcance dos objetivos organizacionais, mas sem deixar de lado o crescimento de cada membro do time.
Geralmente, eles têm como propósito a construção de times de alto desempenho.
4. Liderança Burocrática
Fazem parte deste grupo os líderes que gostam de seguir regras rígidas e procedimentos estabelecidos, o que pode ser uma vantagem interessante em organizações grandes, tradicionais e burocráticas.
Assim como ocorre na liderança autocrática, o líder burocrático também não costuma considerar a opinião do grupo. Além disso, trata-se de um perfil mais resistente a mudanças, o que pode limitar a criatividade e a inovação.
5. Liderança transformacional
Neste estilo de liderança, o líder é visto pela equipe como um modelo a ser seguido. Ele inspira, motiva e capacita os colaboradores, a fim de que juntos eles possam alcançar grandes resultados.
Essas características tendem a resultar em funcionários altamente comprometidos, que escolhem permanecer na empresa por mais tempo.
6. Liderança transacional
A liderança transacional leva esse nome porque se baseia na troca: conforme cada membro da equipe cumpre com a atividade que lhe foi designada, ele é recompensado de alguma forma – ou “punido”, caso não a cumpra.
Ainda que possa trazer bons resultados em equipes desmotivadas, todo cuidado é pouco: o líder transacional pode tornar o ambiente rígido demais, aumentar a pressão dos colaboradores e podar as iniciativas criativas.
7. Liderança situacional
É o líder que adapta seu estilo de acordo com as necessidades da situação enfrentada. Isso pode ser eficaz em várias circunstâncias, mas requer flexibilidade e capacidade de adaptação.
8. Liderança Coaching
Aqui, o líder recorre às técnicas de coaching para ajudar seus colaboradores a desenvolverem as habilidades que precisam para alcançar os objetivos organizacionais.
Além de contribuir para o alcance de resultados incríveis para a empresa, esse estilo de liderança costuma levar a equipes altamente capacitadas e engajadas.
9. Liderança visionária
É quando a liderança tem uma visão clara e inspiradora para o futuro, bem como a capacidade de transmiti-la para seus liderados.
Graças a sua alta capacidade lógica e analítica, esse tipo de líder é excelente em prever tendências e em orientar a equipe sobre o que precisa ser feito diante delas.
10. Liderança Marcante
Fazem parte desta categoria os líderes que possuem uma personalidade forte e que, sobretudo, estabelecem padrões ambiciosos para os colaboradores que estão sob a sua gestão.
Eles cobram por produtividade e resultados de qualidade, o que pode favorecer a construção de equipes altamente comprometidas.
11. Liderança justa
Para completar a nossa lista de estilos de liderança, temos o líder justo: aquele que adota uma forma menos intrusiva de gerenciar pessoas, interferindo apenas quando é extremamente necessário.
Em empresas criativas, como agências de publicidade, esse perfil de liderança pode ser especialmente benéfico, já que oferece bastante autonomia.
Como escolher o seu estilo de liderança entre os diferentes tipos?
Ao percorrer os diferentes tipos de liderança que apresentamos até aqui, você provavelmente conseguiu identificar quais deles têm mais ou menos a ver com o seu perfil, não é mesmo?
Porém, se você quer ter mais clareza sobre isso, há algumas medidas que podem ajudar, como:
- Criar uma lista com seus pontos fortes e fracos;
- Mapear quais são seus valores e principais desafios na função;
- Conhecer mais sobre líderes que você admira;
- Ler mais profundamente sobre os estilos de liderança existentes;
- Realizar um programa de coaching de liderança;
- Pedir feedback dos seus colegas de trabalho, incluindo aqueles que estão sob a sua gestão.
Passar por uma avaliação de liderança também pode trazer insights muito interessantes. Afinal, um dos objetivos dessa ferramenta é justamente ajudar o RH a identificar os perfis de líderes que os times da empresa possuem.
Caso queira saber mais sobre a metodologia e como ela pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional, temos um conteúdo completão sobre o assunto: “Avaliação de liderança: o que é, qual a importância e como fazer?”.
Aproveite para conferir!