O processo de admissão de novos colaboradores, após o recrutamento e seleção, nem sempre é algo simples. É um vem de e-mails, dezenas de documentos digitalizados em papéis, assinaturas, enfim, uma burocracia danada, né? Mas, ainda bem que existe a opção de um software de admissão digital.
Sim, essa ferramenta veio para digitalizar o processo, poupar tempo e acabar com a burocracia no dia a dia do DP, RH e do próprio colaborador.
Com essa funcionalidade, tudo fica armazenado na nuvem. Ou seja, não precisa organizar os arquivos em pastas, planilhas ou se preocupar se um dia o seu computador vai dar problema.
Só alegria, pessoal!
Por isso, o artigo de hoje vai explicar as principais funcionalidades e vantagens do software de admissão digital da Feedz. Vamos lá?
O que é admissão digital?
Admissão digital nada mais é do que o processo de contratação de um funcionário conduzido de forma online. Nesse caso, utilizamos a tecnologia como ferramenta para mediar o processo de admissão e diminuir a burocracia e as demandas manuais.
Ou seja, através de um software de admissão digital, é possível receber os dados e documentos dos recém-contratados pela internet, evitando as idas e vindas dos profissionais à empresa e aquele vai e vem de e-mails.
Se a sua empresa trabalha de forma remota, o uso de um software de admissão digital se torna uma necessidade ainda maior.
Qual a importância de ter um software de admissão digital na empresa?
A admissão tradicional faz com que o novo colaborador precise tirar cópias dos documentos para admissão, se locomover para a empresa, despender tempo, etc.
Concorda que além de gastar tempo, isso envolve gastos financeiros?
Tendo a ferramenta adequada, esse processo passa a ser menos burocrático e mais rentável, tanto para a empresa quanto para o colaborador.
A admissão digital veio para facilitar o dia a dia das contratações para o DP, o RH e o novo funcionário. Com ela, o novo colaborador consegue digitalizar seus documentos na sua própria casa.
Isso melhora (e muito) a experiência do colaborador e causa encantamento desde a sua entrada.
Sem inconvenientes e sem burocracia, a empresa ganha agilidade e o recém-contratado pode começar o onboarding e suas atividades mais cedo.
👉 Leia também: Onboarding Digital: Como a Feedz ajuda na integração de novos colaboradores?
Como fazer admissão digital através do software da Feedz?
Para começar a aproveitar esses benefícios, você precisa – claro – de um sistema de departamento pessoal que contenha a funcionalidade da admissão digital.
Aqui na Feedz funciona assim:
- Após ser aprovada no processo seletivo e entender todas as funções a serem desempenhadas, bem como salário e benefícios corporativos da vaga em questão, a pessoa recebe um link no seu celular para retornar com os documentos solicitados.
- Depois, o DP faz a análise dos documentos para verificar se todos eles estão de acordo com as obrigações legais.
- Após o preenchimento e verificação, o DP encaminha os dados para o contador responsável pela parte fiscal da admissão e garante a integração dos dados ao eSocial.
Simples, né?
O objetivo da Feedz é justamente esse: ajudar a digitalizar os processos do seu DP e facilitar o dia a dia da sua empresa, garantindo mais tempo para focar no que realmente importa: as pessoas e as estratégias de crescimento.
4 motivos para contratar o software de admissão digital da Feedz
No Feedz Day 2022, a Feedz lançou seu novo módulo com ferramentas de departamento pessoal e uma das funcionalidades é a admissão digital.
👉 Confira as demais funcionalidades no artigo: [Lançamento] Ferramentas de Departamento Pessoal da Feedz
Através do nosso novo módulo é possível:
- Analisar, solicitar e aprovar documentos;
- Pedir ao colaborador que preencha seu próprio cadastro e envie os documentos para admissão solicitados;
- Acompanhar prazos e status dos processos de admissão.
Incrível, né? 😍
E tem mais: separei 4 motivos para você contratar a nossa ferramenta. Olha só 👇
1. Dê adeus às planilhas
As planilhas podem até ser a principal ferramenta de alguns profissionais de DP que gostam de armazenar informações sobre colaboradores, mas usar um software para acompanhar as atividades de admissão agilizará seu processo e vai poupar tempo.
Uma planilha não pode capturar as atividades dinâmicas de DP, pois se trata de um processo manual. Além disso, elas não oferecem oportunidades de análise em tempo real.
E pior: as planilhas podem ser facilmente perdidas ou corrompidas, o que significa perda nos dados e documentos pessoais.
O DP e o RH são setores dinâmicos e as planilhas não conseguem acompanhar os critérios de controle de qualidade da maneira que um software de admissão digital pode.
Chegou a hora de dar adeus a essa dor de cabeça, né?
#FicaaDica 😜
2. Digitalize processos burocráticos
Quem é do DP e do RH sabe bem como o processo de admissão é burocrático.
Você pede os documentos, espera o colaborador enviar, muitas vezes digitaliza, envia para a contabilidade, espera mais um tempinho para cadastrar o colaborador nos sistemas – ufa! (Fiquei cansada aqui só de pensar)
Chegou a hora de mudar isso!
Com o software de admissão digital da Feedz é possível enviar um link para o celular do colaborador para que ele tire as fotos dos documentos com o seu celular e retorne ao DP da empresa, que vai anexar no painel do colaborador, presente na ferramenta da Feedz.
Fácil, rápido, seguro e sem burocracia.
3. Tenha tempo para focar no que realmente importa
Digitalizar seus processos de DP vai trazer mais praticidade, algo tão importante em tempos como os atuais, em um mercado cada vez mais competitivo e que pede das empresas uma postura altamente estratégica.
Enquanto documentos são preenchidos, assinados e entregues de forma online, seu processo de admissão passa a ser agilizado e o custo por contratação diminui e sobra tempo para que os gestores de Recursos Humanos possam investir em estratégias de valorização do capital humano.
👉 Leia também: Os principais desafios do departamento pessoal e como resolvê-los
4. Aprimore a experiência do colaborador desde a sua chegada
É impossível falar em tecnologia no ambiente de trabalho sem falar de inovação e encantamento.
Não há dúvidas de que permitir que o novo contratado inicie sua relação com a empresa acessando uma ferramenta moderna pode garantir uma experiência de impacto.
Lembre-se: as pessoas colaboradoras são as verdadeiras embaixadoras da sua marca e suas percepções sobre o ambiente de trabalho devem ser as melhores e mais verdadeiras possíveis.
Use a tecnologia a seu favor e garanta uma impressão positiva logo no primeiro contato. Todos ganham!
Respostas de 2
Bom dia,
mas sobre assinaturas de contratos de trabalho, como fazemos? tanto a parte do empregado como do empregador. tem como colher assinaturas digital?
Bom dia, Rubia! Embora a demanda esteja mapeada, atualmente não temos previsão de implementar essa funcionalidade. No entanto, existem várias ferramentas disponíveis no mercado, como o Clicksign e outras, que oferecem a possibilidade de coletar assinaturas digitais. Essas ferramentas permitem que tanto o empregador quanto o empregado assinem o documento de forma remota, o que pode ser conveniente para ambas as partes. Após os documentos assinados o cliente pode deixar o documento dentro da ferramenta de Departamento Pessoal da Feedz.