É normal surgirem dúvidas quando falamos sobre as funções do RH e do departamento pessoal, já que as duas áreas estão ligadas à gestão de pessoas.
Dentro de uma empresa, os dois setores acabam sendo fundamentais para o bom relacionamento entre empregador e funcionário.
Entender as funções e as diferenças entre o RH e o departamento pessoal é um fator decisivo para manter as atividades em ordem e garantir o desenvolvimento tanto dos colaboradores, quanto da empresa em geral.
A confusão entre as áreas serem ou não a mesma coisa acontece principalmente pelo fato de o RH e o departamento pessoal trabalharem juntos, dividindo muitas vezes o mesmo espaço. Como os dois departamentos cuidam diretamente do quadro de funcionários, é muito comum que suas responsabilidades se misturem e causem enganos.
Para entender melhor as diferenças entre as funções do RH e do departamento pessoal, preparamos um conteúdo mostrando as especificidades de cada uma das áreas. Acompanhe as informações a seguir.
Tem diferença entre RH e departamento pessoal?
Sim! Embora as duas áreas sejam responsáveis pelo relacionamento entre os colaboradores e a empresa, cada uma delas possui funções bem definidas, que se complementam na rotina de trabalho uma da outra.
Para ajudar a compreender a diferença entre RH e departamento pessoal, precisamos saber como funciona a rotina de cada uma das áreas.
Começando pelo RH, que é quem cuida da parte estratégica da gestão de pessoas. É onde se organizam os processos seletivos e a avaliação do quadro de funcionários existente, para manutenção de futuras contratações.
Já o departamento pessoal é onde os assuntos burocráticos são tratados, ou seja, tudo que tenha relação com a contratação, como folha de pagamento, benefícios e férias. O DP fica encarregado das atividades que envolvem a legislação trabalhista, então é também responsável pela comunicação com o jurídico da empresa.
Quais são as funções do RH?
Como dito, o RH fica responsável pela parte administrativa da gestão de pessoas. É através dele que nota-se a necessidade de aumento ou diminuição de colaboradores, além de manter a comunicação clara e objetiva entre as áreas.
As funções do RH são bem claras e em um ambiente bem estruturado, se distinguem completamente das atividades do departamento pessoal. Veja alguns exemplos:
Recrutamento e seleção
Avaliar as necessidades das áreas para abrir vagas é uma das principais funções do RH. Todo o processo de recrutamento e seleção é realizado de acordo com a demanda do departamento em questão.
Aqui, o responsável pelo RH deve buscar um perfil que cumpra os requisitos técnicos da vaga, mas que também esteja alinhado com os valores da empresa. O processo completo vai desde a divulgação da vaga, até a apresentação do novo colaborador aos seus colegas de trabalho após contratado.
Onboarding de funcionários
Falando sobre apresentação, também é papel do RH fazer o onboarding, ou seja, a integração de um novo funcionário com sua equipe de trabalho.
O período inicial de um funcionário deve ser acompanhado de perto pelo RH para garantir uma transição tranquila, tanto para o novo integrante, quanto para o restante do time.
Avaliação de desempenho e elaboração de estratégias
A avaliação de desempenho é fundamental para que o RH possa fazer a manutenção das equipes. Através desses dados é possível elaborar estratégias de treinamento, além de entender as dores individuais de cada funcionário.
Com esses resultados em mãos, o profissional de RH tem mais autonomia para adequar e modificar pontos necessários de cada área, garantindo o desenvolvimento da empresa e de seus funcionários.
Treinamento e desenvolvimento
Outra função de grande importância para o RH é a aplicação de treinamento para desenvolvimento profissional. As avaliações de desempenho fornecem as informações necessárias para que o RH entenda o que pode ser feito em cada área para aumentar a produtividade e desenvolvimento.
Com treinamentos adequados, a capacitação de funcionários ocorre de forma homogênea e concisa, garantindo o crescimento geral da empresa. Isso pode ser feito através de cursos de especialização, workshops e participação em eventos específicos de cada setor.
Retenção de talentos
A retenção de talentos está diretamente ligada às estratégias de gestão de pessoas. Após a contratação, o RH deve garantir que tudo que foi combinado durante as entrevistas seja de fato cumprido.
Além disso, é de extrema importância ter conhecimento do setor em que a empresa atua, para garantir que as atividades e os salários estejam competitivos, evitando que o funcionário se sinta atraído por outras opções.
Por último, também é necessário manter um ambiente adequado e agradável. Funcionários que se sentem respeitados em seu local de trabalho, tendem a exercer suas atividades de melhor forma.
Plano de cargos e salários
Todas as áreas precisam da definição de um plano de cargos e salários adequado e competitivo no mercado de trabalho. Essa estratégia deve ser desenhada junto ao diretor da área ou CEO da empresa.
É através desse plano que o funcionário saberá quais são suas opções de crescimento dentro da empresa e o que deve fazer para avançar em sua carreira.
Pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional é uma espécie de termômetro para medir o nível de satisfação dos funcionários com a empresa.
Uma das funções do RH é fazer pesquisas regulares para entender possíveis problemas e achar soluções assertivas para todos os colaboradores.
Quais são as principais funções do departamento pessoal?
Assim como o RH, as funções do departamento pessoal também estão inteiramente ligadas à gestão de pessoas, mas com o adicional burocrático das tarefas. Veja as principais delas:
Admissão e desligamento de colaboradores
Após a escolha do candidato pelo RH, o departamento pessoal entra no processo de admissão. Ele fica responsável pelo pedido de documentos de admissão, assinatura de contratos e exames médicos.
Quando ocorre o desligamento, o DP também entra em ação após a comunicação do RH. Esse processo é um pouco mais demorado e pode ser bem complexo, dependendo da forma de demissão do funcionário.
Aqui, o DP fica responsável pelo término do contrato, garantindo que todos os benefícios sejam pagos, assim como todos os requisitos previstos pelas leis trabalhistas sejam realizados corretamente.
Como é um momento delicado, o profissional precisa estar atento à parte jurídica, para que nenhum erro aconteça, evitando assim futuros processos judiciais contra a empresa.
Folha de pagamento
O fechamento da folha de pagamento também faz parte da rotina do DP, sendo uma das atividades mais importantes do seu dia a dia. É na folha de pagamento que são calculados o salário, as retenções de imposto, as horas trabalhadas e os descontos devidos por lei.
👉 Holerite Digital: Um guia para profissionais do Departamento Pessoal e RH
Controle de ponto e banco de horas
O controle de ponto e o banco de horas também são de responsabilidade do departamento pessoal, uma vez que são condições obrigatórias em empresas com mais de 10 funcionários.
O profissional do DP deve ter atenção aos dados, evitando problemas que reflitam na folha de pagamento do funcionário.
Controle de férias
O controle de férias é uma parte importante da gestão do departamento pessoal, visto que deve ser feito de forma a não prejudicar nenhuma área por falta de funcionários. Além disso, é importante que o DP mantenha uma lista atualizada de licenças e ausências de todos os setores.
O ideal é manter o controle de férias em uma planilha automatizada, prevendo as datas de saída e retornos de todos os funcionários, de acordo com as necessidades de cada área.
Gestão de benefícios
Uma boa gestão de benefícios é importante para reter os talentos da empresa, sendo um dos principais fatores na decisão de aceitar ou não propostas de trabalho. Por isso, o DP deve ter atenção especial ao cumprimento de todas as normas.
👉 Quais os melhores benefícios corporativos para oferecer na empresa?
👉 Beneflex: O que é e quais as vantagens em se adotar?
Desligamento de funcionários
O DP também tem um papel no fim dos contratos de trabalho, principalmente no que se refere à rescisão e cálculo demissional.
O profissional precisa calcular com atenção o saldo de salário, décimo terceiro proporcional, férias, FGTS, multa rescisória (se for o caso), e outros acréscimos de cálculos adicionais que sejam proporcionais ao tempo de trabalho, garantindo um desligamento justo e dentro da lei.
A área também precisa enviar dados aos órgãos responsáveis, gerando as documentações necessárias no encerramento do contrato de trabalho, informando que a relação empregado-empregador se finda.
👉 55 perguntas para entrevista de desligamento
Lançamento: Curso Departamento Pessoal de Sucesso
E nosso curso tá on! A Feedz reuniu grandes profissionais da área em um curso que vai desmistificar as burocracias e simplificar os processos do Departamento Pessoal. Aperte no banner abaixo para se inscrever: é gratuito e com certificado!
Como o RH e o departamento pessoal se complementam?
As funções do RH e departamento pessoal acabam se complementando em todos os níveis. Os exemplos são muitos, como vimos. O processo de contratação é iniciado pelo RH e finalizado pelo DP, assim como os desligamentos.
Durante a adaptação do funcionário ao seu novo local de trabalho, as duas áreas também trabalham juntas para garantir a integração, ao mesmo tempo que controlam as atividades e a produtividade da pessoa em questão.
Até mesmo no desligamento de um colaborador, as duas áreas precisam trabalhar juntas para que seja um processo humanizado e ao mesmo tempo siga todas as normas trabalhistas e evitem problemas futuros para a empresa.
Resumidamente, em todos os processos que envolvem a jornada do colaborador, RH e DP trabalham juntos para garantir o melhor resultado para a corporação.
Como melhorar o diálogo entre RH e departamento pessoal?
Por serem áreas muito próximas, o diálogo deve acontecer de forma natural. Para melhorar a comunicação entre as duas áreas, é possível implementar processos informais dentro da empresa, que facilitem a troca de informações.
Além de manter o diálogo sempre aberto, é importante que as duas áreas estejam atualizadas quanto às atividades uma da outra. Para que isso ocorra, pode-se realizar reuniões periódicas, com este objetivo.
Por último, estimular a integração das áreas é um ótimo método para que não haja ruídos na comunicação. Confraternizações e atividades em grupo podem ser uma solução interessante para evitar este tipo de problema.
Agora que você já sabe as diferenças de funções entre o RH e o departamento pessoal, que tal entender um pouco mais sobre a estrutura básica de um DP? Acesse esse e outros conteúdos no blog da Feedz!
👉 Qual a importância do departamento pessoal para sua empresa?
👉 9 atributos do perfil do profissional de Departamento Pessoal