Muitas pessoas pensam que quando se trata de gestão de pessoas, a diferença entre RH e Departamento Pessoal é inexistente.
Isso ocorre porque, como em muitas empresas não existe distinção entre as áreas, elas acabam exercendo as mesmas funções.
No entanto, entender a diferença entre departamento pessoal e rh pode trazer muitas vantagens ao seu negócio, começando pelo desenvolvimento dos talentos e o crescimento da própria organização.
Ficou curioso em saber mais? Então invista alguns minutos na leitura deste artigo!
O que é RH?
O RH (ou Recursos Humanos) é a área responsável por selecionar funcionários e realizar a gestão do clima e da cultura na empresa. É igualmente sua função incentivar e promover o desenvolvimento dos talentos.
Além disso, o setor visa a criação de um ambiente agradável entre a empresa e os seus colaboradores. Perceba, portanto, que o RH tem um olhar inteiramente voltado para a gestão de pessoas.
Mas para entender bem a diferença entre RH e departamento de pessoal, veja algumas atividades de rotina da área de recursos humanos:
- Elaboração e divulgação das vagas, realizar a triagem de currículos e fazer as entrevistas;
- Avaliação de desempenho;
- Definição de cargos e salários e das políticas de remuneração e benefícios;
- Retenção de talentos;
- Controle de comportamentos internos;
- Fortalecimento da cultura e do clima organizacional.
Em suma, o setor de RH tem como principal missão desenvolver pessoas e garantir o bem-estar no trabalho.
O que faz um RH?
A seguir detalhamos melhor as atividades exercidas pelo setor de recursos humanos:
Recrutamento e seleção
A etapa de recrutamento e seleção antecede o processo de contratação. Trata-se de uma das atividades mais importantes do setor, porque ela resultará na escolha dos profissionais que farão parte do quadro da empresa.
Onboarding
Uma clara diferença entre departamento pessoal e RH, é que o segundo tem a função de integrar os novos colaboradores à empresa.
O principal objetivo é fazer com que o recém-chegado se sinta bem-vindo e entenda, o mais rapidamente possível, os valores e a cultura da organização.
Políticas de gestão
As políticas de gestão são um detalhamento das funções exercidas por cada equipe. Tê-las à disposição dos colaboradores é importante para que eles não precisem ficar procurando seus superiores para obter alguma informação sobre suas atividades.
Treinamento e desenvolvimento de pessoas
Outra diferença entre departamento pessoal e recursos humanos está no fato de que o RH foca também nas atividades de desenvolvimento de competências dos colaboradores.
Com isso, espera-se que os profissionais sejam desenvolvidos e capacitados para cada vez mais suprirem as demandas da empresa e serem mais produtivos.
Avaliação e melhorias
Já que o foco do RH são as pessoas, ele também se preocupa em avaliar a implantação de recursos para que os colaboradores tenham bons equipamentos à disposição.
A área se envolve igualmente com a questão do conforto, como a seleção da cadeira, o cuidado com a iluminação dentro dos setores etc.
Retenção de talentos
A retenção de talentos é uma função de grande importância exercida pelo RH, pois busca garantir que os profissionais talentosos sintam-se motivados a ficar na empresa.
Para isso, o setor de recursos humanos pode colocar em prática estratégias como a implementação de benefícios corporativos, incentivo a ações de reconhecimento, negociação de aumento salarial, entre outras.
Pesquisa de clima organizacional
Essa pesquisa nada mais é do que uma avaliação realizada com a função de mapear a “vibe” de uma empresa. Sua principal razão é entender o nível de satisfação interna, ou seja, como os colaboradores se sentem no dia a dia.
O que é um departamento pessoal?
O departamento pessoal é a área que exerce funções administrativas e jurídicas ligadas aos colaboradores. Em outras palavras, lida com as questões burocráticas dos funcionários de uma empresa.
Por conta desse aspecto, o DP é regulado pelas normas do Ministério do Trabalho, assim como pelos acordos sindicais de cada setor. Respeito à carga horária e ao piso salarial, por exemplo, são duas das preocupações da área.
Ressaltamos ainda que o departamento pessoal faz a intermediação entre a empresa e órgãos públicos.
O que faz um DP?
A estrutura básica de um departamento pessoal é composta por admissão, compensação e desligamento. Desse modo, o setor exerce as seguintes atividades:
Admissão de pessoal
Se o RH faz a seleção do novo colaborador, o DP é o responsável pelas questões de contratação que envolvem burocracia. É o caso do registro trabalhista, do encaminhamento ao exame admissional, admissão digital em alguns casos, preenchimento da carteira de trabalho etc.
Compensação de pessoal
É também o DP que cuida das folhas de pagamentos da empresa. Para isso, os funcionários do setor precisam ser bem metódicos e garantir que tudo esteja de acordo com a lei.
Da mesma maneira, é importante que eles assegurem que os valores provenientes dos cálculos de salário, vale-transporte, plano de saúde, entre outros benefícios ou descontos trabalhistas, estejam corretos.
Gestão de benefícios
A gestão de benefícios envolve as ações focadas em gerar motivação nos colaboradores e garantir um bom ambiente de trabalho. Isso pode ser um grande diferencial na empresa, uma vez que profissionais motivados são mais produtivos.
Para garantir que as ações tragam bons resultados, o departamento pessoal utiliza indicadores (KPIs) que dão melhores insights sobre a situação atual da organização.
Controle de férias
Aqui, a função do departamento pessoal é certificar que cada colaborador tenha a quantidade de férias às quais tem direito e que receba o valor correto.
Adicionalmente, o departamento pessoal fica responsável por verificar o período de ausência de cada funcionário. Isso para garantir que as atividades de rotina sigam normalmente apesar das ausências.
Controle de ponto e banco de horas
Para que cada profissional possa receber os rendimentos de forma correta, é preciso contabilizar com precisão cada dia trabalhado, as faltas, os atrasos e as horas extras. Essa atenção evitará problemas legais para a empresa.
Desligamento pessoal
A rescisão do contrato de trabalho é também conduzida pelo DP. São os profissionais do setor que tomam o cuidado para calcular as verbas rescisórias e fazer o devido encaminhamento do processo.
👉 Quais são as principais rotinas do departamento pessoal
👉 9 atributos do perfil do profissional de Departamento Pessoal
Qual a diferença entre RH e Departamento Pessoal?
A principal diferença entre RH e departamento pessoal é:
- O recursos humanos foca na gestão de pessoas;
- O departamento pessoal exerce funções mais legais e burocráticas.
Como RH e DP se interligam?
Apesar de existir essa distinção entre as áreas, existem casos em que RH e DP se interligam. Para ilustrar, pense no processo de admissão.
Enquanto o recursos humanos seleciona o candidato, o departamento pessoal cuida do registro do profissional na empresa, marca os exames admissionais, entre outras atividades.
Contudo, destacamos que para que haja uma boa sinergia entre os setores, os limites e responsabilidades de cada um devem ser estabelecidos e respeitados.
👉 Qual a importância do departamento pessoal para sua empresa?
👉 Funções do RH e Departamento Pessoal: quais as diferenças?
Lançamento: Curso Departamento Pessoal de Sucesso
E nosso curso tá on! A Feedz reuniu grandes profissionais da área em um curso que vai desmistificar as burocracias e simplificar os processos do Departamento Pessoal. Aperte no banner abaixo para se inscrever: é gratuito e com certificado!
Como as funções do RH e departamento pessoal favorecem a empresa?
Podemos explicar isso de três maneiras:
1. Relação com colaboradores
Basicamente, o RH facilita a boa relação entre colaboradores e empresas por meio do atendimento das necessidades dos profissionais.
O DP, por sua vez, procura manter essa relação ainda mais saudável, respeitando as questões legais.
Ele certifica o cumprimento do que foi acordado pela organização no momento da contratação do funcionário, bem como o respeito às leis trabalhistas e fiscais vigentes.
2. Segurança
Sempre que o RH se mostra preocupado em fornecer um bom ambiente de trabalho ou em implementar um plano de carreira, por exemplo, ele aumenta a confiança do funcionário na empresa. Consequentemente, o profissional sente-se mais seguro.
O mesmo se aplica quando o DP é honesto e transparente nos processos burocráticos e paga, na data certa, os impostos referentes aos colaboradores, o fundo de garantia etc.
3. Valorização e credibilidade
Manter uma boa comunicação, garantir um ambiente de trabalho motivador e acolhedor, pagar corretamente os colaboradores, tudo isso ajuda na valorização do funcionário e na credibilidade da empresa.
Por isso, mesmo que haja diferença entre departamento pessoal e recursos humanos, quando os setores estão alinhados, os processos internos fluem e a imagem interna e externa da empresa melhoram.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.