Pesquisa de satisfação de funcionários: o que é e como fazer?

Confira 4 passos para conduzir uma pesquisa de satisfação de funcionários na sua empresa e todos os benefícios que isso pode proporcionar!

Resumo

  • A pesquisa de satisfação de funcionários é uma ferramenta que mapeia o nível de contentamento dos colaboradores em relação a aspectos como liderança, clima organizacional e oportunidades de crescimento.
  • Essa prática permite entender expectativas, identificar áreas que precisam de melhoria, aumentar o engajamento, melhorar a retenção de talentos e elevar a produtividade.
  • É essencial definir objetivos claros, criar perguntas objetivas, escolher uma ferramenta eficiente, comunicar os objetivos da pesquisa e analisar os resultados para implementar ações de melhoria.

Se a sua empresa está comprometida em criar um ambiente de trabalho mais feliz, então a pesquisa de satisfação de funcionários precisa estar no seu radar.

Ao mapear como os colaboradores enxergam a organização, essa ferramenta indica o caminho para que o RH refine suas estratégias de gestão de pessoas, desde o onboarding até as políticas de desenvolvimento.

Para conhecer todos os benefícios que esse tipo de pesquisa é capaz de proporcionar, não deixe de ler esse post até o final!

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

O que é uma pesquisa de satisfação de funcionários?

A pesquisa de satisfação do funcionário é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem como objetivo mapear o nível de contentamento dos colaboradores.

Para isso, ela coleta informações sobre como os funcionários se sentem em relação a diversos aspectos do ambiente de trabalho, tais como:

  • Liderança;
  • Cultura e clima organizacionais;
  • Oportunidades de desenvolvimento;
  • Remuneração e benefícios;
  • Condições gerais de trabalho.

Benefícios de fazer pesquisas de satisfação para os colaboradores

Ao ajudar o RH a entender como os funcionários realmente percebem a organização, as pesquisas de satisfação de funcionários trazem uma série de vantagens.

Por trás de uma pesquisa bem conduzida, é possível:

1.   Entender as expectativas dos colaboradores

Cada colaborador traz consigo expectativas únicas em relação ao trabalho, e, se essas expectativas não forem atendidas, as chances de ele buscar outra oportunidade aumentam bastante.

Um dos atrativos da pesquisa de satisfação de funcionários é justamente ajudar o RH a entender melhor esses desejos e necessidades.

2.   Mapear o que está indo bem e o que precisa ser melhorado

Ao confrontar as expectativas dos colaboradores com as ações e políticas atuais, fica mais fácil entender o que está dando certo e o que ainda precisa ser melhorado.

A partir dessa compreensão, o RH pode direcionar seus esforços para aspectos que melhorarão o nível de satisfação do time em relação à empresa.

3.   Melhorar o engajamento e a retenção de talentos

A lógica é simples: quando o colaborador está satisfeito com o ambiente e as condições de trabalho, o engajamento dele naturalmente aumenta.

Em outras palavras, esse colaborador passa a se sentir parte de algo maior, comprometendo-se mais com os objetivos da empresa.

No fim das contas, isso também reforça o seu desejo em continuar fazendo parte do time, melhorando assim a retenção de talentos.

4.   Aumentar a produtividade geral

Quanto mais satisfeito e engajado o funcionário se sente, maior também é a sua motivação para dar o seu melhor.

Por esse motivo, empresas que se comprometem a fazer melhorias contínuas para melhorar o ambiente de trabalho costumam ver a produtividade aumentar.

Para se ter uma ideia, um estudo da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários? – Passo a passo

Para conduzir uma pesquisa de satisfação que traga os resultados acima, há alguns passos que precisam ser seguidos. Dê só uma conferida:

Definir o objetivo da pesquisa

Como vimos acima, a pesquisa de satisfação para funcionário pode cobrir vários aspectos. Por isso, é importante entender o que é prioritário naquele momento.

Ter clareza sobre o que você deseja descobrir não só orienta a formulação das perguntas, mas também ajuda o RH a se concentrar nas informações realmente relevantes para a organização.

Criar perguntas claras e objetivas

Com o objetivo em mente, o próximo passo é formular perguntas de maneira clara e objetiva, para que elas sejam facilmente compreendidas pelos colaboradores.

Você pode tanto usar perguntas fechadas (como escala de 1 a 5) quanto abertas (que permitam comentários e sugestões) – ou, ainda, mesclar os dois tipos.

Escolher a ferramenta ou plataforma para aplicar a pesquisa

Felizmente, hoje em dia o RH pode contar com uma série de ferramentas digitais que facilitam a aplicação de pesquisas de satisfação.

Ao escolher uma opção, lembre-se de avaliar a facilidade de uso e a capacidade de coletar e analisar os dados de forma eficiente.

Comunicar os objetivos da pesquisa para os colaboradores

O último passo antes de aplicar a pesquisa é comunicar aos colaboradores sobre o porquê que ela está sendo realizada e como os dados serão utilizados.

Essa transparência incentiva uma participação mais ativa, tornando os colaboradores mais propensos a fornecer feedbacks honestos.

Exemplos de perguntas eficazes para a pesquisa de satisfação

Definir as perguntas que irão compor a pesquisa de satisfação é um desafio para muitos profissionais de RH.

Pensando nisso, separamos alguns exemplos que podem facilitar essa etapa:

Perguntas sobre ambiente de trabalho

Para avaliar a satisfação em relação ao ambiente de trabalho, pergunte:

  • Em seu local de trabalho existe o necessário para você se sentir confortável?
  • Você sente que recebeu recursos adequados para desempenhar seu trabalho de maneira eficaz?
  • O ambiente de trabalho é colaborativo e favorável ao trabalho em equipe?
  • Você se sente à vontade para expressar suas opiniões e ideias?
  • Você se sente valorizado e respeitado por seus colegas e superiores?
  • Você acha que sua empresa se preocupa com o seu bem-estar?

Perguntas sobre feedback e comunicação

Para avaliar a satisfação em relação à comunicação interna, pergunte:

  •  Você recebe feedback construtivo de seus superiores regularmente?
  • A comunicação entre sua equipe e outros departamentos é eficaz?
  • Você sente que suas ideias são ouvidas e consideradas pela liderança?
  • Você se sente informado sobre mudanças ou atualizações importantes na organização?
  • Você tem oportunidades suficientes para se reunir com seu gestor para discutir seu desempenho?
  • Você sente que os feedbacks que recebe são aplicáveis e práticos?

Perguntas sobre oportunidades de crescimento e desenvolvimento

Para avaliar a satisfação em relação às ações de desenvolvimento, pergunte:

  • A empresa oferece treinamentos e cursos que atendem às suas necessidades de desenvolvimento?
  • Como você avalia o suporte que recebe para alcançar seus objetivos de carreira?
  •  Você tem acesso a um plano de carreira claro e definido?
  •  A liderança incentiva a busca por novos conhecimentos e habilidades?
  • Como você avalia a cultura de aprendizado dentro da organização?
  • Você tem a oportunidade de participar de projetos desafiadores que ajudam no seu crescimento?

Para mais dicas, confira aqui 45 exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador.

Como usar os resultados da pesquisa de satisfação

O verdadeiro poder da pesquisa de satisfação de funcionários está na forma como o RH utiliza as informações obtidas por meio dela.

Coletar dados é apenas o início da jornada. O impacto real vem da análise cuidadosa desses resultados e da implementação de ações mais alinhadas às necessidades e expectativas dos colaboradores.

Para criar um bom plano de ação:

  • Determine quais áreas precisam de melhorias;
  • Elabore estratégias para abordar as questões identificadas, por ordem de prioridade;
  • Defina metas mensuráveis e prazos para implementar as mudanças;
  • Realize avaliações regulares para monitorar o progresso e a eficácia das mudanças implementadas.

Ferramenta para aplicar pesquisa de satisfação dos funcionários

Contar com uma boa ferramenta pode facilitar e muito a vida do RH na hora de seguir o passo a passo que apresentamos acima. Por isso, não podemos ir embora sem antes apresentar a solução de Pesquisas Internas da Feedz.

Com ela, é possível criar e analisar pesquisas completas de maneira muito rápida e fácil, obtendo assim as informações necessárias para criar um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo.

E aí, bora começar a transformar a satisfação dos seus funcionários? Solicite uma demonstração gratuita e descubra como a Feedz pode te ajudar! 👇

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