Um processo de onboarding de funcionários é capaz de transformar recém-contratados em colaboradores de alto desempenho.
Isso porque, ao planejar cuidadosamente as etapas de integração, as empresas fornecem aos recém-chegados as informações, relacionamentos e ferramentas de que precisam para se sentirem confortáveis e confiantes o suficiente para realizar seu trabalho de forma mais segura.
Vamos aprender mais sobre a importância do processo de onboarding e como fazer um? Continue a leitura!
Para começar: o que é o processo de onboarding?
Em português, esse termo “Onboarding” significa embarque e se refere aos primeiros processos nos quais os novos contratados são integrados dentro da organização.
Inclui atividades que permitem aos colaboradores um processo inicial de orientação, bem como o conhecimento acerca da organização; sua estrutura, cultura, visão, missão e valores.
Para algumas organizações, esse momento de integração consiste em um ou dois dias de atividades; para outras, esse processo pode envolver uma série de atividades que abrangem um ou vários meses.
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Qual a importância do processo de onboarding?
Uma pesquisa recente da Gallup mostrou que apenas 12% dos funcionários sentem que sua empresa fez um bom trabalho com a integração e essas mesmas pessoas têm quase três vezes mais chances de dizer que são felizes no trabalho.
Por outro lado, apenas 29% dos novos contratados dizem que sentiram que estavam preparados e apoiados para se destacar em sua nova função.
Isso tem tudo a ver com o processo de onboarding.
Infelizmente, o onboarding de funcionários, muitas vezes, é confundido com orientação, mas há uma grande diferença entre as duas coisas.
Embora a orientação seja necessária para concluir a papelada e outras tarefas rotineiras, ações de onboarding são mais abrangentes e podem durar meses.
Muitas vezes, a integração consiste em entregar a um novo funcionário uma pilha de formulários e acompanhá-lo pelas instalações, fazendo apresentações rápidas, mas, vamos combinar isso não é suficiente para que a pessoa se sinta segura para desempenhar suas atividades, né?
Quando a integração é bem feita, se estabelece uma base para o sucesso do funcionário e da empresa.
Os benefícios de um bom processo de onboarding são:
- produtividade;
- transparência;
- engajamento desde os primeiros dias do colaborador na empresa;
- organização;
- conexão entre empresa e colaborador;
- comunicação clara sobre os valores, história e cultura da empresa.
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Quais são os objetivos de um processo de onboarding?
Como você já leu aqui, o processo de onboarding é muito mais que meia horinha de orientações, é preciso criar uma aproximação genuína, fazer a pessoa se sentir acolhida e segura para tirar suas dúvidas e conhecer a empresa.
Alguns objetivos do onboarding de funcionários são:
- Integração com o time e os demais setores da empresa;
- Acolhimento;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Preparação do funcionário para um alto desempenho;
- Conhecimento da nova cultura organizacional;
- Apresentação das rotinas e ferramentas de trabalho;
- Fazer a pessoa se sentir em casa.
Como criar um processo onboarding?
Não importa se a sua empresa adota o modelo remoto presencial ou não, pois é possível (e até mais prático) criar um processo de onboarding de forma remota e totalmente digital.
Através de uma plataforma de onboarding, você pode colocar links de cursos, palestras, manuais e contatos que o colaborador possa precisar para tirar suas dúvidas.
Após escolher como essas informações vão ser passadas – se presencial, de forma manual ou digital – você precisa ter em mente os seguintes pontos:
- Quais são as informações mais importantes que o seu colaborador precisa saber para começar a desempenhar suas funções da melhor maneira possível?
- A quem ele deve se reportar em caso de dúvidas?
- Quem são os seus pares de trabalho?
- Quem é o seu líder direto?
- Quais são os treinamentos que ele precisa fazer?
- Quais acessos ele precisa ter dentro dos sistemas da empresa?
- Quais são os manuais que ele precisa ler?
Após saber a resposta para essas perguntas, reúna as informações em um local específico, passe para o colaborador e agora o mais importante: esteja disposto a acompanhá-lo durante essa fase.
Lembre-se: estipule um prazo para início e finalização do onboarding, peça feedbacks após a conclusão das atividades e, se quiser aperfeiçoar ainda mais o processo, aplique uma pesquisa de satisfação de onboarding com os participantes.
Checklist para onboarding de funcionários
Além de todas as dicas que já apresentamos aqui, preparamos um checklist para te ajudar a deixar tudo mais redondinho possível.
Anota aí:
- Apresentação dos times;
- Comunicar valores e princípios da empresa;
- História da organização e seus pilares;
- Apresentação das rotinas e ferramentas de trabalho;
- Leituras necessárias para começar bem na função;
- Apresentação dos benefícios disponíveis para o colaborador;
- Adição nos canais de comunicação da empresa;
- Cursos importantes para a rotina de trabalho;
- Dinâmicas de integração com o time e demais setores da empresa;
- Reunião para alinhamento de expectativas;
- Acolhimento e acompanhamento para tirar dúvidas;
- Entrega do material de trabalho;
- Oferecimento de cursos, talks e guias para as demandas do funcionário.
Como avaliar seu processo de onboarding?
Que o onboarding é essencial para integrar as pessoas à empresa você já sabe, mas como avaliar se as ações desse processo estão sendo bem recebidas e absorvidas?
Aplicar uma pesquisa de satisfação após o período de onboarding é uma das formas mais eficientes de saber o que os recém-contratados acharam do processo de integração na empresa.
Trata-se de um recurso para ouvir os participantes e trazer feedbacks que aperfeiçoam ainda mais a fase de integração.
Após o período de onboarding e a conclusão das atividades propostas, você pode criar um momento de feedbacks enviando perguntas específicas e direcionadas ao assunto.
Afinal, quem melhor que eles mesmos para apontar os pontos fortes e as possibilidades de melhoria?
Faça isso de forma prática, enviando um formulário com perguntas para que os colaboradores e gestores respondam suas percepções sobre o processo de onboarding (sim, os gestores podem e devem contribuir, mostrando como eles enxergam a dinâmica do onboarding e como isso afetou a integração dos novos colaboradores).
E se você já é cliente da Feedz, aproveite o nosso recurso de pesquisa de satisfação para otimizar ainda mais essa etapa.
Você também pode criar o seu processo de onboarding com a gente e fazer isso em poucos cliques!
Leia o nosso artigo sobre como fazer o onboarding de funcionários com a Feedz e saiba mais!