Os indicadores de departamento pessoal servem para ajudar gestores a avaliarem se suas ações e projetos estão no rumo certo. Trata-se de algo fundamental para um DP que se preocupa com a retenção de talentos, as condições de trabalho, entre outros pontos.
Em termos gerais, os indicadores de desempenho do departamento pessoal auxiliam o setor a ser mais estratégico e criar um planejamento para o futuro. Tudo isso a partir de insights valiosos que eles fornecem e que possibilitam a criação de planos de ação.
Neste artigo, apresentamos os 8 indicadores-chave que os gestores de DP precisam conhecer. Boa leitura!
O que são os indicadores de departamento pessoal?
Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, são medidas usadas para avaliar processos e detectar acertos ou falhas nas rotinas do departamento pessoal. O objetivo é fornecer dados para que gestores possam tomar decisões precisas.
Na prática, analisando, por exemplo, uma planilha de indicadores de departamento pessoal, o DP consegue identificar qual é a taxa de sucesso de um projeto, sempre levando em consideração o objetivo que se deseja alcançar.
Sendo assim, os indicadores de departamento pessoal ajudam a determinar se a área atingiu ou não suas metas.
Destacamos ainda que, algo importante a entender sobre os KPIs de departamento pessoal, é que eles não são usados para objetivos inspiradores que normalmente envolvem toda empresa.
Para isso existem os OKRs, sigla para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave em português. Caso queira entender melhor, recomendamos a leitura do artigo:
Características de um bom KPI
Um bom indicador de desempenho do departamento pessoal deve refletir os objetivos da área e da empresa. Além disso, deve ser:
- Específico: um KPI precisa se referir a uma ação específica. Por exemplo, reduzir a taxa de absenteísmo dos funcionários em 2%.
- Concreto: o KPI deve estar relacionado a uma meta específica e precisa ser tangível.
- Mensurável: um indicador de desempenho só é um indicador se puder ser medido.
- Realista: de nada adianta ter um KPI impossível de ser atingido ou que não reflita a realidade da empresa. Portanto, seja realista ao definir um KPI.
- Relevante: apenas o que realmente importa deve ser monitorado. Indicadores de departamento pessoal que não contribuem em nada para a área são perda de tempo.
Benefícios de estabelecer KPIs para o departamento pessoal
“Sem dados, você é uma pessoa qualquer com uma opinião”.
A frase é de William Edwards Deming, considerado um dos maiores responsáveis pela melhoria da qualidade dos processos produtivos dos EUA na segunda guerra mundial.
Entendendo um pouco a citação, ela quer dizer que se você deseja melhorar na gestão de pessoas, inevitavelmente terá que medir os resultados do seu trabalho. Para isso, precisará definir o que significa ter um bom desempenho e como poderá medi-lo.
A partir do momento que você consegue implementar os KPIs a serem mensurados, poderá agir de forma mais estratégica. Isso porque os resultados dos indicadores darão embasamento para tomadas de decisões lógicas.
Desse modo, o principal benefício dos indicadores de desempenho para o departamento pessoal é o de tornar a área realmente estratégica para a empresa. Além disso, o fornecimento de melhores insights é outra vantagem importante dos KPIs.
Esses insights ajudam a organização a moldar estratégias que aumentem o moral e o engajamento dos colaboradores. O resultado é uma empresa mais bem-sucedida.
Outras vantagens dos indicadores de departamento pessoal
- Ajudam a priorizar tarefas
- Realizam rastreio do desempenho de cada colaborador
- Ajudam na atração e retenção de talentos
- Avaliam o nível de satisfação dos funcionários
- Entre outros
Exemplos de indicadores de departamento pessoal
Agora que você entendeu tudo sobre o assunto, dê uma olhada nos principais indicadores que seu departamento pessoal pode utilizar para ser mais estratégico.
1. Taxa de absenteísmo
Esse indicador de desempenho mede a ausência de funcionários devido a atrasos, licenças médicas ou ausências justificadas ou não justificadas. Ele ajuda o DP a detectar problemas na forma como a empresa opera, bem como a prever essas faltas.
Analisar o KPI de absenteísmo é importante para ajustar sua estratégia de negócios a fim de reduzi-lo. Afinal, a ausência de funcionários acaba impactando nas finanças da empresa.
2. Taxa de turnover
O indicador que mede o turnover, ou seja, a rotatividade, refere-se à porcentagem de funcionários que saíram da empresa durante um determinado período de tempo.
Possuir uma alta taxa de rotatividade afeta o clima organizacional e é difícil para a cultura da empresa, pois na maioria das vezes resulta em uma força de trabalho menos motivada e produtiva.
Além do mais, uma rotatividade alta pode significar falhas no processo de contratação de funcionários, ou ser um indicativo de que a empresa apresenta problemas de gestão.
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3. Satisfação dos funcionários
Colaboradores felizes vestem a camisa da empresa e são mais produtivos. Por esse motivo, caso seus funcionários estejam satisfeitos, você tem um bom indicativo de que a cultura e as ações da sua empresa estão no caminho certo.
Também significa que seus colaboradores são embaixadores, ajudando a melhorar a imagem externa da organização.
Uma boa maneira de medir a satisfação dos funcionários é aplicando a pesquisa de clima organizacional.
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4. Horas extras
Esse indicador de departamento pessoal é muito útil para avaliar a necessidade de contratação de mão de obra ou de realocação dos funcionários.
Isso porque um índice de horas extras elevado pode significar que existem colaboradores sobrecarregados. Esse pode ser um problema para a empresa, pois essas pessoas podem acabar se desmotivando, o que trará consequências para a produtividade.
5. Horas de treinamento por funcionário
Uma área de departamento pessoal se preocupa com o desenvolvimento dos funcionários da organização. Fornecer treinamentos para que eles melhorem o desempenho de suas funções é uma forma de mostrar que a empresa quer que eles se desenvolvam.
De uma certa maneira, isso também mostra que a organização para a qual trabalham apoia e incentiva o crescimento deles.
6. ROI dos treinamentos
Não basta apenas fornecer capacitações. É preciso ter um retorno real com elas. Por exemplo, processos que são melhores executados geram menos erros e, consequentemente, menos custos.
É aí que entra esse KPI, pois ele permite avaliar a eficácia dos treinamentos realizados e os seus impactos. Para avaliar quão eficaz foi uma ação, o DP pode realizar uma avaliação de desempenho e comparar a performance do colaborador antes do treinamento e após.
Outra ideia é calcular a relação entre investimento e treinamento, bem como os prejuízos evitados em decorrência deles.
7 – Tempo médio de recrutamento
O indicador de tempo médio de recrutamento diz respeito ao número de dias decorridos desde o momento em que uma vaga é anunciada até o novo recruta iniciar efetivamente na empresa.
Conhecer esse KPI é importante por dois motivos: fazer melhorias no processo de recrutamento e seleção e economizar recursos e tempo da empresa. Na prática, quanto menor for esse indicador, melhor.
8. Índice de reclamações trabalhistas
É importante que a análise desse indicador faça parte da rotina do departamento pessoal. O principal motivo é que esse tipo de reclamação, além de custar caro para a empresa, desgasta os envolvidos e danifica a imagem da marca.
Dependendo do caso, as reclamações trabalhistas podem impactar até nas vendas. Sem contar que elas podem baixar o moral do seu time, o que terá impactos negativos no desempenho dos seus colaboradores.
A fim de garantir que sua empresa não seja manchada por reclamações trabalhistas, como profissional de departamento pessoal certifique-se que sua organização cumpre com suas obrigações legais.
Assegure-se, por exemplo, que ela, paga hora extra corretamente, realiza pagamentos em dia, recolhe os impostos, oferece as condições necessárias para os funcionários exercerem suas funções, entre outros itens.
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Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre indicadores de departamento pessoal e conhecer aqueles mais importantes para a área. Deixe seu comentário abaixo sobre outros assuntos que você gostaria de ver por aqui sobre DP!