Você sabia que o feedback de entrevista de emprego pode impactar uma marca empregadora?
Empresas que não costumam dar retorno nos processos seletivos são mal avaliadas e podem perder a oportunidade de contratar bons profissionais.
Afinal, todo candidato espera ansiosamente por uma resposta da empresa, mas infelizmente muitas delas têm dificuldades para tornar otimizar esse processo, né?
Independente se a resposta for negativa ou positiva, é papel da empresa esclarecer aos candidatos sobre o andamento do processo. Para além de ser uma preocupação sobre a imagem da marca, a empresa deve mostrar sensibilidade e agradecer a todos os candidatos.
Neste artigo, a Pontaltech – Soluções Digitais Integradas explica como a sua empresa pode melhorar o feedback do processo seletivo de forma humanizada através de canais que proporcionam mais performance e agilidade. Confira!
Por que dar feedback de entrevista de emprego?
A área de recrutamento e seleção é um pilar fundamental do RH, e também da empresa. Isso porque é através da curadoria de talentos que as organizações encontram os melhores profissionais para se destacar no mercado.
Aliás, dar uma resposta ao candidato é uma maneira de prezar pelo Employer Branding e manter a reputação da empresa.
Por conta da facilidade da inscrição, as empresas recebem candidaturas até mesmo fora de estratégia, mas isso não quer dizer que o candidato não mereça a atenção da empresa.
Oferecer esse retorno também é uma oportunidade para informar que existem outras vagas abertas e que ele pode realizar uma nova inscrição.
Isso mostra que a empresa é humanizada e está interessada em auxiliar o candidato a encontrar uma oportunidade que tenha mais fit com ele.
No entanto, algo que muitas empresas falham é no feedback, seja em qual etapa do processo for. Existem alguns motivos para isso, como: demora na decisão, alta demanda de trabalho, cancelamento de vagas, alta quantidade de candidatos, etc.
Outro ponto é que este processo de feedback pode não ter sido estabelecido na empresa. Um dos principais motivos é a falta de ferramentas para disparar mensagens em massa. Veja a seguir qual é o impacto disso e quais canais utilizar para dar retorno de processos.
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Qual é o impacto da falta de feedback no processo seletivo?
Você recomendaria uma empresa dependendo do intervalo de tempo do retorno de uma entrevista?
Uma pesquisa reuniu 600 candidatos que apontaram que o NPS da empresa se torna negativo se a resposta ultrapassa sete dias sem feedback.
Outro dado da pesquisa mostrou que as empresas que oferecem retorno dentro de 24 a 48 horas tem NPS positivo, de 48 e 29, respectivamente.
Por outro lado, as taxas são negativas para feedbacks que chegam em até 14 dias ou depois, e chegam a -57. Empresas que nunca dão retorno tiveram a nota de -85.
Viu a importância de dar feedbacks e o impacto ruim que a falta desse processo pode causar à marca empregadora? Veja como dar feedbacks.
Como dar feedback de entrevista de emprego?
Antes de tudo é importante destacar que os processos seletivos têm várias etapas. Por esse motivo é importante definir juntamente com os critérios de seleção, um objetivo para comunicar o resultado de cada uma dessas etapas.
Sendo assim, eleger modelos de feedback e os canais certos para otimizar esse processo pode facilitar – e muito – a rotina dos profissionais de RH.
Como dar um feedback positivo?
A empresa deve realizar o contato da maneira mais humanizada possível. É importante que o retorno desta última etapa de seleção deixe claro os valores da empresa de forma prática.
Isso quer dizer que o candidato deve sentir o clima da empresa desde o primeiro contato com ela, mas principalmente nas etapas finais como a notícia da aprovação.
Prefira canais de comunicação direta e que a empresa possa demonstrar a cultura da empresa. Lembre-se de não dizer apenas sobre os próximos passos de admissão, mas ressaltar também a importância do candidato ter participado do processo e que a empresa está feliz em recebê-lo(a)!
Como dar um feedback negativo da seleção?
Que tipo de sentimento você teria se uma empresa tirasse um pouco do seu tempo para agradecer por você ter participado do processo, mesmo que o retorno seja negativo? Os profissionais se sentem respeitados porque a empresa também demonstrou respeito e humanidade.
Nesse sentido, a empresa deve comunicar o candidato qual é a etapa que ele estava no processo, além de dizer o motivo pelo qual ele não poderá continuar nesta seleção. Seja por perfil, currículo, ou até mesmo experiência, quanto mais personalizada a mensagem for, melhor.
Um ponto a ser observado é em relação às etapas iniciais que concentram o maior volume de inscritos. Nesse caso, a empresa pode criar um conteúdo genérico para informar tanto uma negativa quanto o próprio status do processo.
Fato é que a empresa recebe uma infinidade de currículos, e às vezes fica difícil de exercer esse papel. Porém, esse processo é necessário para garantir que os profissionais que estão disponíveis no mercado, ou que estão buscando uma nova oportunidade, mantenham o interesse na empresa, assim como em aplicar para outras vagas.
Dessa maneira, o RH pode eleger os melhores canais de comunicação para disparo em massa, e criar modelos padrão para dar retornos de entrevista de maneira mais ágil.
Conheça bons canais de comunicação para dar um feedback de entrevista de emprego
Você viu que é um grande desafio comunicar dezenas ou centenas de pessoas ao mesmo tempo. Por isso, uma ótima opção é apostar em canais de comunicação em massa que podem ter mensagens personalizadas de acordo com o objetivo do recrutador.
Mesmo com um baixo volume de retornos, existem alguns canais que cumprem muito bem esta demanda e precisam apenas de um mailing para comunicar os profissionais de uma vez só.
Através de plataformas como o E-mail, SMS, RCS, Agente Virtual de Voz e até mesmo o uso de inteligência artificial integrado a plataformas de recrutamento e seleção podem tornar esse processo muito mais ágil sem perder a humanização.
Feedback de entrevistas por e-mail
O e-mail é um canal queridinho de todas as empresas por conta de sua possibilidade de interação rápida, performance e também personalização.
Por isso, a maioria dos retornos de entrevistas são feitos pelo e-mail. Além de ser um canal barato, é possível disparar conteúdos em massa para uma base grande de candidatos. Porém, apenas plataformas de e-mails corporativos e de marketing oferecem maior personalização por permitir variáveis e criação de fluxos.
Ou seja, um fluxo de e-mail pode ser pré-configurado para otimizar o tempo do RH no envio de retornos de entrevistas. Isso reduz o tempo desse processo e aumenta a eficiência, não é mesmo?
Disparo de feedback de entrevista de emprego por SMS ou RCS
Uma necessidade tanto dos profissionais de RH como das plataformas de recrutamento e seleção é manter o contato com os candidatos até o fim do processo seletivo. Enviar o status do processo é necessário, e tanto o SMS como o RCS são canais que podem ajudar nesse desafio.
O serviço de mensageria curta do SMS possui um limite de 160 caracteres e pode receber um link traqueável. Para retornos rápidos e a necessidade de urgência ou de simplicidade mesmo, este é um excelente canal já que sua taxa de abertura é de 98% e de 90% em até 3 minutos.
Por outro lado, o RCS é mais interativo, tem caracteres ilimitados e comporta comunicação multimídia para enviar um vídeo do CEO da empresa ou do líder de RH, pode oferecer novas vagas através de um carrossel interativo, e até mesmo possui botões de ações rápidas, seja para avaliar experiências ou para outro tipo de engajamento que preferir.
Ligações personalizadas para dar feedback de entrevista
Uma ótima opção para manter o máximo de humanização é apostar nos agentes virtuais de voz. Através de ligações personalizadas, é possível configurar o tom e o drive da voz, bem como eleger um personagem feminino ou masculino que obtenha as características da marca.
Dessa maneira, você pode criar diálogos personalizados que podem interagir com um candidato. Por exemplo:
“- Alô
– Oi, eu falo com a Priscila?
– Isso
– Oi, Priscila! Aqui é a agente virtual da Feedz! Estou ligando para te dar o retorno do processo seletivo que você se inscreveu. Muito obrigada mesmo por ter participado dessa seleção, mas infelizmente, não foi possível seguir com o seu perfil para essa vaga. Mas eu quero te convidar para acessar o nosso site e conferir todas as vagas que estão disponíveis. Espero que alguma delas tenha o match perfeito que você procura! Caso você não saiba qual é o nosso site, vou te mandar por SMS, ok? Te desejo muito sucesso na sua vida profissional! Até mais!”
Utilize canais em massa para otimizar sua rotina de contratações
Por fim, seu RH merece plataformas que melhorem seus processos para aumentar a potência do seu Employer Branding! Dê mais ferramentas para seu recrutamento e seleção ter novas estratégias para engajar os candidatos!