Nos últimos anos, diversas pesquisas têm comprovado que garantir o bem-estar dos funcionários é o melhor caminho para quem deseja contar com uma força de trabalho engajada e de alto desempenho.
Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Limeade, empresa imersiva de bem-estar dos colaboradores, revelou que aqueles que se sentem apoiados pelas organizações nesta frente são mais leais às suas equipes e menos propensos a deixar o emprego.
Além disso, também é comprovado que colaboradores felizes são em média 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores dos que os profissionais desmotivados.
Os números não nos deixam mentir: investir no bem-estar dos funcionários pode trazer resultados positivos em diversas frentes.
Quer se aprofundar ainda mais neste assunto e saber como colocá-lo em prática no seu negócio? Então confira o conteúdo que preparamos para você!
O que é o bem-estar dos funcionários?
Apesar de muito se falar sobre o bem-estar dos colaboradores, algumas empresas ainda têm dúvidas sobre o que de fato está contido nesse conceito. Então vamos começar esclarecendo a sua definição…
O bem-estar dos funcionários pode ser entendido como um conjunto de elementos e práticas que proporcionam segurança, conforto, tranquilidade e satisfação a um indivíduo.
No geral, há vários fatores que contribuem para que uma pessoa se sinta plenamente bem. É por isso que este conceito está diretamente relacionado a questões como saúde física, emocional e saúde financeira.
Portanto, quando falamos sobre bem-estar dos funcionários, estamos nos referindo à forma como as empresas se comportam para garantir condições plenas em todos esses aspectos, proporcionando um ambiente organizacional mais positivo e acolhedor.
Por que o bem-estar no trabalho é importante?
Apesar de muitas organizações ainda não possuírem uma estratégia nesta frente, você certamente já ouviu por aí histórias de empresas que investem no bem-estar dos funcionários e melhoram a produção…
Bom, há uma série de fatores que contribuem para que isso de fato aconteça. Em primeiro lugar, quando as ações de bem-estar no trabalho fazem parte da estratégia do RH, a tendência é que o nível de felicidade no trabalho seja significativamente elevado.
Como mencionamos no começo do artigo, isso é importante, pois, pessoas que se sentem felizes e saudáveis no trabalho tendem a serem mais engajadas e produtivas, além de permanecerem por mais tempo na empresa.
Esse é um assunto levado tão a sério nos tempos atuais que cerca de 38% dos candidatos a um emprego da Geração Z consideram um ambiente de trabalho saudável como o fator número um na escolha de uma empresa para trabalhar.
Muitas organizações já sacaram os impactos positivos que a saúde e o bem-estar dos funcionários podem gerar para os negócios e têm apostado em iniciativas cada vez mais ousadas nesta frente.
A Buser, por exemplo, oferece um acréscimo de 5% a 10% no salário base aos funcionários que se comprometem a uma vida mais saudável. Ou seja, além de atrair funcionários, a iniciativa gera outros impactos para a empresa.
Ao aumentar a qualidade de vida, por meio do incentivo à prática esportiva, os colaboradores da Buser tendem a adoecer menos e a serem cada vez mais produtivos no trabalho. Muito legal, né?
Benefícios de promover o bem-estar dos funcionários
Se você chegou até aqui, já deve ter uma boa noção das vantagens de investir no bem-estar dos funcionários. Mas, para que não restem dúvidas, preparamos uma lista dos principais benefícios atrelados a essa prática:
- Redução dos índices de absenteísmo e turnover no trabalho;
- Aumento do sentimento de pertencimento e valorização por parte dos colaboradores, o que resulta em maior engajamento;
- Construção de um ambiente organizacional incrível e mais agradável;
- Fortalecimento da reputação da empresa enquanto marca empregadora e consequente melhora nos níveis de atração de talentos;
- Aumento da produtividade e lucratividade dos negócios.
5 maneiras de promover o bem-estar dos funcionários no local de trabalho
Como dissemos anteriormente, garantir o bem-estar dos funcionários é um assunto que passa por diversas questões, como as de saúde física, emocional e financeira.
Justamente por haver uma série de ações que podem ser adotadas a fim de promovê-la, muitas empresas ficam confusas ao tentar definir por onde começar.
? Como promover a saúde mental no home office
? O que é RH 5.0 e por que ele foca no bem-estar dos colaboradores?
Se esse é o seu caso, confira algumas sugestões que preparamos para auxiliá-lo:
1. Reforce a importância do descanso
Ter um equilíbrio entre o trabalho e o descanso é um aspecto fundamental de bem-estar, pois evita o cansaço extremo (físico e mental) e o aumento dos níveis de estresse.
Neste sentido, é super recomendado que as empresas reforcem o quanto o descanso é necessário. Isso pode ser feito de diversas formas, como:
- Incentivando pequenas pausas ao longo do dia;
- Criando espaços específicos para isso no local de trabalho;
- Garantindo que os colaboradores tirem folgas e aproveitem plenamente suas férias;
- Compartilhando informações que conscientizem sobre o assunto.
2. Crie estratégicas focadas em saúde mental
Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Brasil registrou 576 mil concessões de afastamento por transtornos mentais e comportamentais em 2020.
Além de alarmantes, os números reforçam que garantir a saúde mental dos colaboradores é um assunto urgente e a verdade é que muitas empresas já têm feito isso de diferentes maneiras.
Entre as formas de prevenir problemas nesta frente destacam-se a promoção de programas e palestras que tratem da medicina preventiva sobre a saúde mental, bem como a criação de uma ouvidoria interna.
Recentemente, muitas companhias também passaram a incluir o “vale-terapia” como um benefício.
3. Garanta segurança emocional à equipe
Já ouviu falar em segurança emocional no trabalho? Esse termo se refere à garantia de um ambiente onde os funcionários se sentem seguros para poder compartilhar seus pensamentos e ideias livremente.
Quando uma empresa incentiva a segurança emocional, a tendência é que as pessoas tenham muito menos probabilidade de sentir medo de seus empregos.
Isso, por sua vez, melhora a cultura geral de bem-estar dos funcionários e cria um ambiente de trabalho mais saudável.
Dar voz aos colaboradores e mostrar para eles que suas contribuições importam são excelentes formas de construir um local de trabalho emocionalmente seguro.
4. Tenha momentos de descontração
É fato: as pessoas passam a maior parte dos seus dias no trabalho. Por isso é tão importante que as pessoas se dêem bem com seus colegas e que, em meio ao trabalho, também existam momentos divertidos.
Portanto, você pode agir de diferentes formas para que isso aconteça, como planejando happy hours entre o time, comemorando datas ou momentos especiais (como aniversários), promovendo dinâmicas, entre outros.
5. Reconheça os esforços
Por fim, recompensar e reconhecer os funcionários por um bom trabalho é outra forma de incentivar o bem-estar dos funcionários. Essa é, inclusive, uma das armas secretas para aumentar a felicidade no trabalho.
O reconhecimento pode vir de diferentes formas: por meio de publicações nas redes sociais, de um bônus especial em dinheiro, garantindo experiências únicas como um dia de SPA ou até mesmo através de palavras de afirmação.
O mais importante é o que está por trás desta ação: valorizar a contribuição de cada profissional e criar uma conexão positiva entre a empresa e seus colaboradores.
–
Conte com a Feedz para lhe ajudar a promover o bem-estar entre os funcionários da sua empresa!