De que forma você se conecta com os seus colaboradores? A comunicação interna é fundamental para o sucesso da sua empresa – afinal, o diálogo com o seu time é a base de um bom relacionamento.
Além dos tradicionais e-mails, a TV Corporativa ganha cada vez mais espaço. Afinal, o conteúdo dinâmico é uma tendência e o vídeo corporativo se fortalece como uma estratégia eficaz de endomarketing.
Quer saber por que este formato pode revolucionar a comunicação interna da sua empresa e como fazer uma TV Corporativa? Neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre!
O que é uma TV Corporativa?
A TV Corporativa é uma canal para a sua empresa onde o colaborador pode assistir aos conteúdos compartilhados por você. Semelhante à uma televisão tradicional, mas online por meio de uma plataforma de vídeos.
A comunicação interna pode ser um grande desafio. Com o uso de uma TV Corporativa, é possível transmitir os valores da empresa, mensagens relevantes e outras informações. Além disso, é possível facilitar a absorção de conhecimento e engajar toda a empresa de forma dinâmica.
Assim, os colaboradores poderão usar o desktop ou dispositivos positivos móveis para acessar os conteúdos da sua programação — precisando também de uma conexão de internet de qualidade, ou seja, capaz de suportar tráfego de dados.
Benefícios da TV Corporativa
Mas quais os benefícios que a TV Corporativa gera tanto para as empresas quanto para os colaboradores? A seguir, listamos os principais:
Maior engajamento dos colaboradores
Ao investir em uma comunicação clara e transparente, os colaboradores ficam mais engajados. Afinal, por meio do conteúdo em vídeo é possível mostrar o cenário e contexto da empresa — fazendo todos se sentirem pertencentes e à vontade para abrir um diálogo.
Ou seja, a TV Corporativa pode ajudar a medir o clima organizacional e a propagar alinhamento de propósito dentro da empresa. Mas, de qual forma? Com o planejamento editorial da programação.
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Redução de turnover e aumento da produtividade
De fato, a TV corporativa torna-se uma estratégia de endomarketing que reduz o turnover e aumenta a produtividade — tanto da equipe de RH quanto das demais. Logo, não há brechas para atrito ou desalinhamento.
Educação corporativa de fácil acesso
Investir a educação corporativa é uma excelente forma de reduzir custos com treinamento e comunicação. Afinal, desenvolver um treinamento presencial pode ser muito custoso. Também existe a dificuldade de criar um cronograma que incorpore os melhores horários para todos.
Entretanto, ao investir em uma TV Corporativa, você reduz tanto o trabalho de desenvolvimento quanto melhora e eficácia do processo — tudo isso por meio do treinamento online.
Colaboradores melhor preparados
Quando os colaboradores entendem o contexto da empresa, seus desafios e dificuldades, tudo fica mais fácil. Afinal, é possível preparar-se melhor para os obstáculos e aproveitar as oportunidades que se apresentam.
Vale ressaltar que uma comunicação interna eficiente auxilia na disseminação da cultura, importância de alinhamento e processos. Ademais, a comunicação se torna mais descomplicada. Ou seja, todos se sentem mais próximos e assuntos complexos podem ser abordados em vídeos online.
Segundo a Forrester Research, 85% das pessoas preferem assistir a um vídeo do que ler um texto para saber mais sobre uma empresa. Então por que seria diferente com seus colaboradores?
Segmentação de conteúdo
Por fim, a segmentação do seu conteúdo também é importante para sua comunicação empresarial. Através da TV Corporativa, você pode enviar mensagens diferentes para os departamentos da sua empresa.
Ou seja, você pode criar conteúdos incríveis e personalizados para cada equipe com muito menos esforço e mais resultado. Pense no dinamismo da Netflix dentro da sua plataforma de vídeo corporativo. Logo, você consegue desenvolver habilidades e competências específicas para cada time, com conteúdo direcionado e de qualidade.
Conteúdo para TV Corporativa
Como criar conteúdo para a sua TV Corporativa? É necessário entender que você precisa criar linhas editoriais. Desta forma, fica mais fácil construir o seu planejamento de conteúdo, ou seja, o que será abordado em cada data do seu calendário.
Cultura da empresa
Um assunto que merece destaque em sua programação corporativa é a cultura organizacional. Desta forma, você consegue transmitir a mensagem para novos colaboradores ou então quando a cultura passar por mudanças.
Também é possível disseminar o tipo de comportamento e valores que deseja ver na empresa. Alguns temas que podem ser abordados são comunicação não-violenta, assédio em ambiente de trabalho e até como dar e receber feedbacks.
Além disso, foque também em campanhas de conscientização. Logo, disseminando a mensagem de não tolerância ao preconceito, intolerância, racismo, dentre outras atitudes nocivas para o ambiente de trabalho.
Campanhas de saúde e bem-estar
Ademais, pensar na saúde de seus colaboradores também é importante. Por isso, uma ótima linha editorial é falar sobre segurança do trabalho. Ou seja, informar seus colaboradores sobre como se prevenir de acidentes — mensagens que podem ser gravadas pela CIPA.
Além disso, em meses como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, dentre outros, a TV corporativa pode focar em discussões sobre os temas e eventos, com live streaming, por exemplo.
Aliás, também é possível oferecer dicas de postura, incentivar pausas, abordar dicas de saúde mental e bem-estar físico, por exemplo.
Capacitação e reconhecimento
Conforme mencionamos, é possível utilizar a TV Corporativa para treinamento de equipes. Assim, uma opção é transmitir ao vivo na programação e, posteriormente, disponibilizar o conteúdo gravado.
Ademais, um dos recursos mais importantes do seu negócio é o capital humano. Sendo assim, suas ações de endomarketing devem focar nas pessoas. Portanto, também é possível aproveitar a TV Corporativa para reconhecer colaboradores por seu desempenho. Logo, celebrando a sua equipe.
Celebração
Por falar em celebração, a comunicação corporativa pode ser utilizada para lembrar de datas comemorativas. É possível homenagear colaboradores e profissões, parabenizar os aniversariantes do mês e até relembrar conquistas da empresa. As possibilidades são infinitas!
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Informações importantes e conteúdo externo
Conforme mencionamos, contexto é importante. Sendo assim, a TV Corporativa pode ser utilizada como um canal de disseminação de informações relevantes. Dessa forma, cada colaborador pode fazer sua parte para melhorar o que precisa ser corrigido. Assim como encontrar soluções e inovar dentro do ambiente de trabalho.
A comunicação também pode incluir conteúdos externos. Como, por exemplo: notícias relacionadas ao setor, entrevistas com profissionais de renome, palestras. Aliás, essa é uma forma prática de preencher sua programação corporativa e atualizar seus colaboradores sobre o segmento de atuação e o mundo.
Palavra do CEO ou Presidente
Por fim, outra opção é ter um espaço para a “Palavra do Presidente”. Aliás, essa é uma ótima forma de parabenizar equipes, mostrar resultados, atualizações e outras informações relevantes.
Assim, não só a TV Corporativa gera engajamento, mas também auxilia na criação do senso de pertencimento e orgulho da empresa em que se trabalha — gerando maior proximidade entre a alta diretoria e o restante da empresa.
Mostrando assim, que todos são importantes para gerar resultados e que a organização se preocupa em compartilhá-los com todos. Ademais, como o Presidente tem uma agenda mais complicada, gravar vídeos mensais ou quinzenais fica mais fácil para ter a “presença” do mesmo.
TV Corporativa: como fazer?
Conforme mencionamos, a TV Corporativa pode funcionar no estilo Netflix. Sendo assim, ressaltamos que o programa que transmitirá sua programação é peça-chave do como fazer TV Corporativa.
Portanto, a plataforma de vídeo é responsável por grande parte da performance do seu conteúdo. Afinal, ela precisa fazer o monitoramento em tempo real e gerar relatórios de exibição. Assim como permitir a criação de playlists, armazenar conteúdos, dentre outros recursos avançados de automação.
Nesse contexto, uma OTT pode ser uma ótima alternativa. Essa sigla é proveniente do termo Over The Top, em inglês. Ou seja, quer dizer acima da média, em tradução livre.
Esse termo busca transmitir a mensagem de que não existe um intermediário entre a empresa e a plataforma.
O Youtube pode ser o canal para sua comunicação interna, por exemplo. Mas, não há garantia de segurança das informações como em uma plataforma de vídeo privada (OTT).
Por meio da OTT, a empresa consegue gerenciar quem receberá o acesso, quanto e quais os conteúdos irá transmitir.
Como você você pode perceber, a comunicação interna da sua empresa precisa ser eficaz. Para isso, utilizar-se de conteúdos dinâmicos é fundamental. Ou seja, um formato que irá engajar com sua audiência: seus colaboradores.
Então, antes de mais nada, entenda quem são as pessoas dentro da sua empresa e qual o propósito do seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil comunicar o que você tem a dizer e impactar o maior número possível de membros do time.
Uma comunicação clara, concisa e transparente é a melhor forma de garantir um ambiente de trabalho saudável, criativo e inovador. Você já tem uma programação em mente? Já utiliza alguma plataforma OTT?