O processo de integração de novos funcionários a empresa é uma das tarefas mais importantes no início da gestão de novos talentos. Existem inúmeras formas desse processo ser realizado e o onboarding gamificado é uma opção dinâmica e mais divertida.
O onboarding, nada mais é o processo de ajudar os novos contratados a se ajustarem aos aspectos sociais e de desempenho de seus novos empregos de maneira rápida e tranquila.
Mas por que tornar o processo de onboarding e gestão de pessoas divertido? Porque muitos colaboradores deixam as empresas antes de completarem 6 meses ali.
Sendo que duas das maiores razões são porque o trabalho não é divertido e por falta de treinamentos o suficiente para se sentirem preparados para aquele ambiente. Pois é, muitas pessoas acabam deixando a empresa a partir do processo de onboarding.
Por isso, nesse artigo falaremos como implementar um onboarding gamificado na sua empresa e tornar, além disso, o dia a dia dos funcionários mais feliz através da gestão e uso de tecnologias facilitadoras. Vamos lá!
O que é onboarding gamificado?
A gamificação dos funcionários é uma estratégia com conceitos como o dos videogames tradicionais: motivar para que a pessoa realize mais tarefas, ou as tornem mais eficientes.
São várias as possibilidades, competição, pontuações ou recompensas para “pular de nível” e fomentar os funcionários a realizarem suas atividades. É uma forma inteligente e divertida para diversas áreas de convivência e gestão de pessoas.
Quando falamos de onboarding, o objetivo principal da gamificação é incentivar o engajamento do novo colaborador contratado com a empresa e seus outros funcionários. Possibilitando que essa pessoa esteja o quanto antes alinhado com a cultura da empresa.
Esse processo se torna ainda mais importante quando falamos de uma realidade onde o trabalho remoto e/ou híbrido está cada vez mais normalizado. E, mesmo com inúmeras as possibilidades de contato virtual, a integração ainda é desafiadora.
É necessário manter a harmonia, consistência e facilidade de comunicação entre o time para que os resultados da empresa não sejam alterados. A mesma coisa vale para a chegada de novas pessoas ao time: quanto mais a vontade eles se sentirem, melhor.
Nesse caso, a gamificação passa a fazer parte dessa lista de possibilidades de tornar todos esses processos e momentos mais satisfatórios.
Por que o onboarding gamificado funciona?
A gamificação, a partir do momento que combinada com conteúdos interessantes e relevantes para quem os lê, ajuda, antes de mais nada, a manter expectativas claras para líderes e liderados.
Com isso feito, o onboarding gamificado permite que os colaboradores logo de cara aprendam e participem de dinâmicas, fazendo-os se sentir parte daquelas metas, responsabilidades e comunidades mais rapidamente.
Uma pesquisa demonstrada pela Anadea Inc observa que 90% dos funcionários dizem que são mais produtivos quando usam gamificação. Aprender “jogando”, muitas vezes, incentiva maior envolvimento e atenção aos detalhes.
Outros dados da mesma pesquisa revelaram que 95% dos funcionários gostam de usar sistemas de gamificação e 72% deles afirmam que o método os inspira a trabalhar mais.
Isso significa que, quanto antes os novos colaboradores se sentirem engajados, mais rápido será todo esse processo inicial de integração. Uma vez que os funcionários que gostam de seu trabalho têm melhor desempenho, trabalham mais e permanecem na empresa por mais tempo.
3 exemplos de como gamificar o onboarding de novos colaboradores
As formas de colocar a gamificação do onboarding da sua empresa em prática são várias e vale analisar para compreender o que mais faz sentido com a cultura e característica da empresa e seus colaboradores.
Siga a lista:
1. Metas por nível
Uma das possibilidades de gamificação com um novo funcionário da empresa é definir metas que ele alcance com o objetivo de guiá-lo a poder começar seu trabalho do dia a dia.
Imagine um jogo onde o jogador precisa realizar um número X de missões para que ele possa passar a próxima fase e encontrar os novos desafios. Pois bem, é a mesma lógica aqui: montar tarefas com metas de que esse funcionário “suba de nível”.
Essas metas podem ser construídas, inclusive, com a participação do colaborador. Aqui o caminho quem decide é o gestor junto do RH.
A empresa pode ter um processo com metas já construídas e padronizadas para todas as pessoas do mesmo setor, ou pode haver interferência do colaborador no sentido de propor novos aprendizados e atividades, por exemplo.
A manutenção e seriedade com essas metas é bastante importante para que esse processo funcione da maneira que deve ser.
Um estudo descobriu que quase 60% das organizações não definem metas específicas para os funcionários durante o processo de integração. O resultado é que os funcionários passam a ter pouco senso de direção e sentimento de “dono” em relação às próprias tarefas.
2. Recompensas e incentivos
Outra forma de manter o seu time motivado e que serve, também, para o onboarding de novos funcionários é uma gamificação com recompensas.
Nesse caso, pode-se pensar desde incentivos dos mais simples possíveis, como certificados e “medalhas” até bens materiais.
Funciona da seguinte forma: novamente, nos aproximando dos jogos, imagine um jogo onde o personagem precisa resgatar todas as pedras preciosas antes de ganhar uma vida extra ou um novo bônus do jogo. A lógica é bastante parecida.
Como o nosso foco aqui é falar do onboarding, brindes materiais, incentivos financeiros e coisas do tipo podem não ser a melhor opção assim logo de cara. Mas a cada tarefa concluída a empresa pode acumular um “ponto” para que ele ganhe um curso, por exemplo.
Outra possibilidade é oferecer certificados de conclusão de cursos especializantes internos, disponíveis para todos os funcionários. E assim por diante, seguindo a criatividade e viabilidade da recompensa.
Vale ressaltar que o colaborador fica mais motivado quando os incentivos acontecem por determinados períodos de tempo. Metas muito distantes podem acabar gerando o sentimento contrário, de desmotivar, quando não bem trabalhadas.
3. Quadro de pontos
Nesse tipo de gamificação, os funcionários ou times competem entre si e para cada atividade ou ação realizada, ganha-se um ou vários pontos. Esses pontos geram uma classificação entre a empresa com benefícios para cada diferente colocação.
Esses quadros de classificação, quando aplicadas à integração de funcionários, podem motivar os novos chegados justamente a melhorar sua eficiência de aprendizado para garantir uma classificação boa na tabela logo de início.
Vamos supor que a sua empresa tenha parceria com outros comércios e, a cada mês, os três primeiros colocados podem trocar seus pontos adquiridos por produtos de diferentes valores — a depender da colocação.
No final do ano é feito um acumulativo das pontuações mensais e a empresa oferece prêmios maiores para os mais pontuadores.
Essa é uma forma bastante eficaz de manter engajados seus funcionários com o onboarding gamificado.
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Através da plataforma da Feedz, não apenas o onboarding passa a ser mais organizado e intuitivo, mas ele também pode ser gamificado. Assim como toda a relação dos gestores com seus liderados e vice-versa.
Há uma funcionalidade que permite, por exemplo, que quando o colaborador celebra, manda feedback e responde o termômetro do humor — todas soluções presentes na plataforma — ele ganha Feedzcoins.
No fim do mês, o colaborador com mais Feedzcoins pode escolher prêmios. E essa é apenas uma das formas que a plataforma da Feedz pode ajudar na criação do onboarding gamificado. Para conhecer ainda mais possibilidades, clique aqui.