No último ano, a promoção da diversidade passou a ser uma pauta prioritária para empresas de todos os segmentos. Na busca por construir equipes mais plurais, muitas delas apostaram na diversidade cognitiva e descobriram que essa era a peça que faltava para fomentar de vez a inovação.
Em 2017, uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review já apontava para isso: ao constatar que equipes cognitivamente diversas eram capazes de resolver problemas com mais rapidez, o estudo reforçou que há uma correlação significativa entre a alta diversidade cognitiva e o alto desempenho.
Se você nunca tinha ouvido falar sobre esse conceito ou até já ouviu, mas não sabe tantos detalhes, chegou a hora de reverter esse cenário.
Vem com a gente, pois a partir de agora vamos explicar o que está por trás da diversidade cognitiva e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.
Primeiramente, o que é diversidade cognitiva?
Para entender o que é diversidade cognitiva, basta olhar individualmente para essas duas palavras…
A diversidade se refere à qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado. No local de trabalho, mais especificamente, ela abrange as características pessoais, físicas e sociais dos colaboradores, ou seja, tudo aquilo que torna uma pessoa única.
Aqui podemos incluir, por exemplo, as diversidades étnica e racial, de gênero, de orientação sexual e diversidade etária, que são algumas das mais discutidas atualmente.
A palavra “cognitiva”, por sua vez, vem de “cognição” e tem uma relação direta com o processo de aprendizado e de construção do conhecimento dos indivíduos, estando ligada à capacidade de raciocínio, criatividade, percepção de mundo, compreensão, entre outros fatores.
Portanto, quando falamos sobre diversidade cognitiva nas empresas, estamos nos referindo a pessoas com personalidades e estilos diferentes, que pensam de maneiras diversas, trabalhando juntas.
Justamente por serem diferentes, colaboradores cognitivamente diversos são capazes de agregar competências uns aos outros, ajudando a construir um ambiente de trabalho mais aberto à pluralidade de ideias. E qual a importância disso?
Bom, é simples: quando incentivada, a pluralidade de ideias e perspectivas diferentes ampliam as possibilidades de ação dos gestores na hora de solucionar problemas e, além disso, favorecem o surgimento de “soluções fora da caixa”. Vamos falar mais sobre isso na sequência!
Os principais benefícios da diversidade cognitiva
Atualmente, é possível encontrar uma série de estudos que mostram a ligação direta entre a diversidade e a construção de times mais produtivos e motivados.
Um levantamento feito pela Organização McKinsey & Company, por exemplo, mostrou que empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de terem rendimentos acima da média. Já para a diversidade de gênero, essa porcentagem é de 15%.
Mas e quando o assunto é a diversidade cognitiva?
Bom, já trouxemos alguns spoilers ao longo do post, mas saiba que aquela era apenas uma pontinha de todas as vantagens que contar com equipes cognitivamente diversas pode proporcionar. Acompanhe:
1. Incentivo à inovação
Você já ouviu dizer que várias cabeças pensam melhor que uma?
Pois bem. Em grande parte, isso só é possível, pois, quando pessoas que pensam diferente se unem para encontrar a solução para um problema, há grandes chances de surgirem ideias fora da caixa.
A premissa é simples: com cada colaborador enxergando a situação de um jeito e trazendo contribuições diferentes para um mesmo problema, é mais provável que surjam soluções inovadoras ao final do projeto.
2. Desenvolvimento do pensamento crítico
Em complemento ao tópico anterior, não podemos esquecer que, quando pessoas diferentes se unem, podem surgir algumas ideias contrárias, não é mesmo?
Quando os gestores são preparados para lidar com esse cenário, até mesmo as ideias divergentes, que poderiam gerar conflitos, são convertidas em vantagem.
Veja só: ao criarem argumentos para defenderem suas ideias, o pensamento crítico será estimulado em toda a equipe.
Isso aumenta as chances de as decisões serem tomadas com base em uma análise mais profunda e não apenas em achismos.
3. Novas soluções para problemas antigos
Alguns problemas enfrentados pelas empresas são cíclicos, ou seja, aparecem de tempos em tempos. Quando isso acontece, é comum que os colaboradores apostem nas mesmas estratégias para solucioná-los (normalmente uma ideia que já deu certo outras vezes).
Mas, quando a equipe é construída por pessoas com bagagens diferentes, há grandes chances de que, em algum momento, alguém surja com uma solução nova, capaz de resolver um problema antigo de forma mais ágil ou menos custosa.
Isso permite que a empresa saia do lugar comum, tenha respostas mais rápidas para impasses do dia a dia e ainda explore novas possibilidades.
4. Colaboradores mais engajados
Recentemente, um estudo publicado na revista Harvard Business Review apontou que, nos locais onde a diversidade é reconhecida, os funcionários tendem a ser 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.
A porcentagem reforça que a diversidade é sim um fator que está diretamente relacionado ao engajamento, por inúmeros motivos.
Como já mostramos até aqui, a diversidade cognitiva favorece a resolução rápida de problemas e a inovação. Sem dúvidas, esses dois elementos contribuem para o alcance de bons resultados e, consequentemente, para a motivação do time.
Mas não para por aí.
Quando uma empresa aposta na diversidade e, especialmente, na inclusão, os funcionários se sentem mais seguros para expressarem o que pensam sem o receio de que, ao fazerem isso, sejam criticados ou até mesmo punidos.
Esse fato está diretamente relacionado à segurança emocional no trabalho, assunto muito interessante que já abordamos aqui no Blog da Feedz.
Vale lembrar que colaboradores engajados também são sinônimos de diminuição das taxas de turnover, outro grande ganho que a diversidade cognitiva traz para as empresas.
Como construir equipes cognitivamente diversas
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios que a diversidade cognitiva proporciona no trabalho, deve estar se perguntando como colocar ela em prática na sua empresa.
Apesar de não existir uma “receita de bolo”, é possível sim adotar algumas estratégias que favoreçam a construção de times diversos, a começar pelo recrutamento e seleção de novos colaboradores.
Sempre que uma vaga for aberta, é importante que o RH mapeie junto ao líder quais são as características que complementam os perfis que já integram o time. O ideal é que elas já sejam especificadas na vaga, para otimizar o processo de atração.
Aqui, vale uma ressalva: o objetivo é encontrar talentos cognitivamente diversos, mas, ainda assim, é necessário que eles se identifiquem com a cultura organizacional da sua empresa.
Anota aí: o fit cultural segue sendo fundamental para a construção de equipes bem sucedidas.
Para além desses cuidados no recrutamento e seleção, há outras ações que o RH pode encabeçar, como:
- Preparar os líderes para lidarem com os mais diversos tipos de pessoas e opiniões;
- Estabelecer algumas regras de comunicação, que incentivem a participação de todos durante as reuniões;
- Criar um ambiente seguro, no qual as pessoas se sintam confortáveis para expressar suas visões e percebam que suas contribuições são importantes. O incentivo à diversidade precisa fazer parte da cultura organizacional;
- Estimular o relacionamento entre os colaboradores, para que eles se sintam cada vez mais à vontade. Uma forma de fazer isso é por meio de atividades de integração.
Adotando algumas dessas dicas, a sua empresa vai estar um passo à frente quando o assunto é construir times cognitivamente diversos e altamente produtivos!
Esse conteúdo te ajudou? Se sim, recomendamos que leia o artigo que fizemos sobre Diversidade e Inclusão e continue aprimorando os seus conhecimentos.