O mercado de trabalho é competitivo para os profissionais e também para as empresas. Afinal, acontecem mudanças e surgem novidades a todo momento.
Por isso, para acompanhar esse cenário que se transforma numa velocidade assustadora, a valorização do funcionário nas empresas é uma prática mais que necessária.
Realizar esse tipo de ação pode auxiliar no alcance dos objetivos das instituições, além de tornar os funcionários mais felizes e motivados no dia a dia. Saiba mais abaixo!
O que é valorização do funcionário?
A valorização do funcionário nas empresas é uma prática que deve ser realizada pelos integrantes do setor de RH.
Isso porque esses profissionais podem realizar ações que mostram como a empresa valoriza o funcionário e aprecia o trabalho realizado.
Além disso, a valorização do colaborador pode ser também um dos indicadores de RH, ou seja, uma forma de medir as ações realizadas e os resultados obtidos.
Profissionais de RH que ainda não buscam alternativas para mostrar a valorização do seu capital humano tendem a sofrer com funcionários desmotivados e aumento da taxa de turnover.
Portanto, se você faz parte do departamento de RH de uma empresa, então precisa buscar diferentes estratégias para valorizar os profissionais.
Esse tipo de ação custa menos do que você imagina e pode gerar resultados melhores do que o esperado.
Benefícios ao valorizar o colaborador
Como dissemos, a valorização do funcionário nas empresas traz benefícios para quem trabalha e para a empresa.
Para comprovar, nós iremos contar as maiores vantagens e benefícios que comprovam a eficiência da valorização de colaboradores.
Se você tem dúvidas sobre a eficiência da valorização do funcionário na empresa, então precisa saber das vantagens desse tipo de estratégia dentro da instituição. Confira abaixo:
Benefícios para o profissional
Veja os benefícios positivos que a prática da valorização causa nos colaboradores:
Mais felicidade no dia a dia
Ao mostrar que a empresa reconhece e valoriza o bom trabalho do colaborador, automaticamente essa valorização gera felicidade ao profissional.
Sendo assim, esses profissionais trabalham mais felizes durante a rotina e colaboram para um ambiente de trabalho mais saudável.
Possibilidade de desenvolvimento de carreira
Quando um funcionário se sente valorizado pela empresa onde trabalha, a lealdade à companhia se torna maior.
Dessa forma, o colaborador permanecerá mais tempo na empresa e poderá desenvolver sua carreira dentro da instituição.
Mais produtivos
Uma pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPTW), mostrou que colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos.
Portanto, se a valorização do trabalhador é capaz de trazer felicidade, consequentemente, o funcionário se torna mais confiante e produz muito mais.
Benefícios para a empresa
Veja as maiores vantagens que as ações de valorização dos profissionais podem trazer para a instituição:
Diminuição do turnover
Se uma empresa que valoriza os colaboradores pode ganhar profissionais mais leais, então os pedidos de demissão irão diminuir.
Dessa forma, a taxa de turnover da empresa se mantém mais baixa, já que as ações de valorização trazem esse efeito positivo.
Menos despesas financeiras
Como consequência do item anterior, quando o índice de turnover diminui, as despesas financeiras para lidar com a saída de um funcionário são menos frequentes.
Esse é um ótimo retorno financeiro para empresa que não precisará arcar com custos demissionais e com novas contratações.
Redução de esforços para recrutar novos funcionários
Podemos notar que a valorização de profissionais ajuda a manter os talentos na empresa, diminui o turnover e acaba com as despesas de saída ou entrada de colaboradores.
Essa sequência de resultados positivos também reduz os esforços do RH no trabalho de recrutamento e seleção para repor quem deixou a organização por falta de valorização e reconhecimento.
Como praticar a valorização do funcionário nas empresas?
Agora que você sabe o que é a valorização do funcionário nas empresas e os benefícios dessa estratégia, então veja como colocar em prática. A seguir:
1. Ofereça feedbacks regularmente
Engana-se quem pensa que é preciso gastar muita verba para valorizar o colaborador dentro da instituição.
É possível reconhecer o profissional e o trabalho realizado através de feedbacks regulares.
Mas é preciso que esses feedbacks sejam bem estruturados para promover o crescimento e o desenvolvimento do trabalhador.
Um feedback estruturado precisa destacar as qualidades e indicar o plano de desenvolvimento para as lacunas de competência do colaborador.
2. Estimule a conversa de equipes
O RH da empresa pode incentivar o conhecimento entre os membros das equipes, principalmente pelo gestor ou líder.
Por isso, estimule o diálogo entre os integrantes das equipes para o gestor descobrir o que impulsiona e motiva esses profissionais.
Além de melhorar a valorização do funcionário, a conexão entre os colaboradores e gestores pode aumentar o desempenho da equipe.
Esse tipo de estímulo pode aumentar a confiança e o respeito de ambos os lados, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais agradável para todos.
3. Se importe com o bem-estar dos colaboradores
O cuidado com o bem-estar dos funcionários nunca foi tão importante quanto nos dias atuais.
Portanto, empresas que querem valorizar os profissionais precisam cuidar do bem-estar físico, mental, financeiro e social.
Sendo assim, o profissional de RH precisa buscar estratégias de cuidado com o bem-estar do colaborador dentro do trabalho, mas também em sua vida cotidiana.
Essas estratégias podem ser realizadas por meio de benefícios e iniciativas de bem-estar, que mostram que a empresa não valoriza apenas sua força de trabalho, mas também sua qualidade de vida.
4. Incentive o desenvolvimento profissional
Em um mercado de trabalho cheio de atrativos, empresas que incentivam o desenvolvimento profissional podem se destacar.
Além de ser um atrativo em meio à concorrência, o apoio ao desenvolvimento da carreira do colaborador também é uma forma de valorização.
Portanto, o RH pode oferecer cursos, treinamentos, webinars, palestras, entre outros formatos de conteúdos que desenvolvam as habilidades dos profissionais e passem conhecimento.
Se por um lado, os funcionários se sentem valorizados pelo desenvolvimento profissional oferecido pela empresa, por outro, a empresa se beneficia com as melhorias de habilidades e conhecimentos adquiridos dos trabalhadores.
5. Comemoração de resultados
Empresas que comemoram os resultados das equipes ou individuais estão praticando corretamente a valorização profissional.
Por isso, incentive que as equipes trabalhem com metas em grupo e objetivos individuais, a fim de promover a comemoração quando esses índices são alcançados.
Essa comemoração pode ser um simples almoço com todos da equipe, um happy hour promovido pela empresa, entre outras formas de celebração.
A grandiosidade das comemorações depende, é claro, da expressividade dos resultados: quanto maior a conquista, maior a celebração do resultado.
6. Delegação de tarefa
Sim, o simples ato de delegar uma tarefa ao profissional pode ser uma ação de valorização de funcionário.
Isso porque, dependendo da grandiosidade e responsabilidade da tarefa, a delegação demonstra confiança no profissional.
Ao se sentir confiável pela empresa para a realização da tarefa, o sentimento de valorização pelo trabalho exercido do colaborador é imediato.
Por isso, peça para que os líderes e gestores das equipes delegarem as tarefas com base no desempenho e reconhecimento do trabalhador.
E aí, gostou de saber como praticar a valorização do funcionário nas empresas? Comece a colocar em prática para ter colaboradores mais felizes e produtivos no dia a dia!