A comunicação é algo inerente às nossas vivências e ao nosso dia-a-dia e, por ser bastante óbvio, há um imaginário de que comunicar-se é algo simples. Pois bem, a escuta ativa é um conceito que nos faz refletir sobre como nem sempre a comunicação verbal é assim tão eficiente.
Acontece que muitas vezes o ouvinte não está atento a tudo o que está sendo dito, mostrado ou questionado, o que acaba comprometendo a assimilação da mensagem que se tenta passar.
Além disso, as novas formas de trabalho, como o modelo híbrido, têm criado novos desafios na convivência entre as pessoas, impondo a necessidade de ágil adaptação.
Nesse contexto, a comunicação é um fator determinante para as pessoas que desejam ser mais colaborativas e empáticas
Foi para lidar com essas distrações do ouvinte, mudanças na forma de convivência e capacidade de uma comunicação mais objetiva é que a técnica de escuta ativa foi desenvolvida.
O que é escuta ativa?
A escuta ativa é uma técnica que auxilia pessoas em suas rotinas a manter um diálogo eficiente e claro. Dessa forma, o ouvinte é capaz de compreender e assimilar verdadeiramente tudo o que está sendo dito pelo interlocutor.
O termo “escuta ativa” foi criado na década de 70 pelo psicólogo clínico Thomas Gordon, reconhecido como um pioneiro no ensino de técnicas de comunicação e métodos de resolução de conflitos.
A intenção de seus trabalhos era melhorar as relações entre diferentes pessoas através de uma comunicação mais efetiva. De acordo com o teórico, a escuta do outro é um dos pilares para relacionamentos mais saudáveis.
Dali em diante, seus estudos foram citados diversas vezes em uma série de importantes estudos, livros e teorias. E, mesmo já existindo há mais de 50 anos, o conceito segue fazendo muito sentido para as relações interpessoais — inclusive, no ambiente de trabalho.
Quando uma pessoa consegue compreender uma mensagem que é transmitida por alguém, demonstrando interesse verdadeiro, as chances de quem está falando ficar aberto para que outros tenham a dizer é muito maior. Aumentando, assim, a fluidez em um diálogo.
Isso porque a escuta ativa quebra um ciclo de poucas interpretações sobre o que está sendo dito, permitindo o ouvinte a se envolver mais na conversa e evitar distrações que impedem a absorção de informações e conteúdos relevantes durante todo esse processo.
Quais os benefícios da escuta ativa?
Quando pensamos em aplicar o conceito em uma empresa é preciso compreender quais as vantagens que a técnica traria para impactar da melhor forma possível a convivência entre colaboradores.
Por exemplo, de acordo com o conceito da escuta ativa, podemos compreender que ela desenvolve a comunicação e empatia com diferentes perfis de pessoas.
O que resulta em um relacionamento interpessoal melhor, melhorando a capacidade de pessoas trabalharem em equipe. Aumentando, dessa forma a autoconfiança e a confiança no outro no trabalho, e assim por diante.
1. Mais empatia
Sem empatia não é possível desenvolver a escuta ativa. Uma coisa está diretamente relacionada à outra, uma vez que para desenvolver um interesse genuíno no que o outro tem a dizer na maioria das vezes é necessário trabalhar a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Não é uma tarefa simples que se resolverá de uma hora pra outra. Mas é importante que se aprenda a ouvir sem deixar que questões externas àquele momento interfiram, buscando sempre colocar-se na perspectiva do interlocutor.
2. Mais confiança e segurança
A troca de informações com interesse genuíno expresso por ambas as partes otimizam o relacionamento e mostram que o ouvinte, por sua vez, está preocupado o suficiente para prestar atenção, ser consultivo, mostra-se disposto e preocupado.
O resultado disso é um sentimento de segurança que cresce entre líderes e liderados, times diferentes, colaboradores e etc.
Como as informações estão sendo absorvidas de forma mais completa, cria-se um sentimento de segurança de que o trabalho será entregue da melhor forma possível e, seguido disso, os resultados serão otimizados.
3. Relações melhores e mais saudáveis
Uma escuta mais ativa, ao gerar mais confiança entre as pessoas ou times envolvidos, acaba criando relações interpessoais mais verdadeiras e completas.
E como as coisas vão melhorando e mudando em cadeia, um melhor relacionamento interno ultrapassa as bordas da empresa, influenciando no melhor relacionamento com os clientes e sociedade do entorno de uma organização.
4. Menos conflitos organizacionais
Com o aumento da empatia e a comunicação muito mais clara, é possível reduzir conflitos que costumam estar presentes no dia a dia de uma empresa. Se você está mais atento, confia mais naquelas pessoas e também sabe que será ouvido, as chances de acontecerem desentendimentos são muito pequenas.
Como aplicar a escuta ativa na rotina da empresa?
Agora que sabemos o que é e quais os benefícios da escuta ativa, como é possível aplicá-la na rotina?
Assim como a grande maioria das técnicas de comunicação, otimização de processos e humanização de relações, algumas mudanças de hábitos podem levar certo tempo. Mas atentar-se a alguns detalhes é o que pode começar a ser a diferença.
Antes de mais nada é super importante evitar que as distrações dessa rotina acelerada que vivemos impeçam a concentração em um diálogo. Esse é um ponto fundamental quando falamos de escuta ativa!
As distrações impedem que as pessoas se conectem ou se sintam confortáveis para falar umas com as outras e a cadeia de problemas que isso gera em seguida, pode prejudicar desde o rendimento no trabalho até a espírito de equipe entre os colaboradores.
Outro ponto bastante importante é procurar não ser seletivo ao ouvir o que a outra pessoa está dizendo. Mas o que isso significa?
Bem, quando alguém está discorrendo sobre um assunto específico, é importante que a atenção ao que se diz seja a todos os pontos, não apenas àqueles que mais te interessam. Simples, certo?
Mais uma dica é criar a prática de sempre fazer perguntas, na intenção de coletar mais informações e estimular a conversa cada vez mais profunda com o interlocutor. Mais um fator que pode fazer a diferença na escuta ativa é a linguagem corporal.
A comunicação não é apenas o que você fala ou escuta. Comunicar-se verdadeiramente com as pessoas envolve tom de voz, expressões, gestos e tudo o que se pode ver e sentir. Isso pode ser crucial para que a pessoa sinta-se à vontade ou não conversando.
Aposte na cultura de feedbacks! Após o fim de uma conversa, reunião ou dinâmica é importante que o interlocutor saiba como as informações foram interpretadas. Isso, além de poder receber críticas construtivas e elogios para que a comunicação seja cada vez mais fluida.
Sendo assim, praticando e incentivando a escuta ativa dentro de uma empresa, garantindo que o time é capaz de desenvolver um interesse genuíno a tudo que é dito, os resultados vão muito além de apenas melhorar as relações interpessoais — o que por si só já é um elemento importantíssimo.
Um time mais unido e feliz também melhora processos, vendas, aumenta o índice de produtividade, e gera benefícios para a empresa como um todo.