Chegou o dia de falarmos sobre um assunto que os profissionais de RH conhecem bem, mas que nem todos colocam em prática com frequência: a realização de atividades de integração.
Nós já falamos algumas vezes, aqui no Blog da Feedz, sobre como a integração de novos talentos é importante para facilitar a compreensão de processos, gerar engajamento e aumentar a produtividade, certo?
Esse é o objetivo principal por trás do onboarding, nome que se dá ao processo de familiarização e integração de um novo funcionário com a organização.
Acontece que fazer com que os colaboradores se sintam parte da companhia e estejam em sinergia com os demais membros da equipe, é um trabalho constante.
E é principalmente nesse contexto que as atividades de integração entram em jogo como um forte aliado da gestão de pessoas.
A importância das atividades de integração na jornada do colaborador
Como o próprio nome sugere, atividades de integração têm como propósito garantir a aproximação entre os integrantes de um time, possibilitando que criem um vínculo de confiança e amizade.
Elas podem ser aplicadas em diferentes momentos da jornada do colaborador, a fim de atingir objetivos diversos, como introduzir um novo membro ao time ou até mesmo melhorar a comunicação entre todos e, consequentemente, o clima organizacional.
Seja qual for a situação, as atividades de integração trazem muitos benefícios para as empresas, como:
- aumento do engajamento e motivação;
- criação de um ambiente de trabalho mais feliz;
- estímulo à colaboração;
- construção de times de alto desempenho.
Vale lembrar que funcionários que são constantemente estimulados, tendem a permanecerem em seus trabalhos.
Os resultados obtidos por uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em 2016, ilustram bem essa informação.
O estudo constatou um índice de 24% de rotatividade voluntária nas empresas brasileiras. Enquanto, entre “As 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil” em 2019, a taxa é de 7%.
Além disso, um levantamento feito pela Universidade da Califórnia identificou que trabalhadores mais felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação com outros.
Atividades de integração para colocar em prática
Agora que já falamos sobre algumas das vantagens das atividades de integração, chegou o momento de apresentar algumas dinâmicas que podem ajudar você e a sua empresa a atingirem esses objetivos. Se liga na lista que preparamos!
1. 3 verdades e 1 mentira
A primeira atividade de integração da nossa lista é ótima para aqueles momentos em que um novo membro chega à equipe ou até mesmo para aproximar funcionários que já trabalham juntos há mais tempo.
A execução por trás dela é bem simples: cada membro do time deve anotar ou falar quatro situações sobre a sua vida, sendo 3 verdades e 1 mentira.
A partir de então, os demais participantes têm que tentar adivinhar qual das situações é falsa.
Além de ser uma dinâmica divertida, ela também é uma ótima oportunidade para que as equipes criem mais afinidade.
2. Dinâmica dos objetos
Se você quer fortalecer os vínculos entre os membros de um time, estimulando a confiança entre eles, a dinâmica dos objetivos é uma boa escolha!
Peça para que os colaboradores levem um objeto pessoal, que tenha valor emocional, para a empresa.
Todos os objetos devem ser colocados em uma caixa, sem que seja possível identificar os donos, e distribuídos entre o grupo, de forma aleatória.
A partir de então, os colaboradores terão um tempo para cuidarem dos objetivos recebidos e tentarem descobrir a quem o item pertence.
Na hora agendada para o encerramento da atividade, os participantes devem dizer o nome do colaborador a quem eles acham que o objetivo pertence e contar como chegaram a essa conclusão.
Ao final, quando todos os nomes forem revelados, peça para que os integrantes compartilhem a história por trás do objeto escolhido.
Essa dinâmica ainda pode ser adaptada para o home office. Peça para os colaboradores enviarem uma foto do objeto e, depois, as distribua entre os participantes.
Na hora da revelação, marque uma reunião virtual para que o pessoal possa tentar adivinhar e contar suas histórias.
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3. Quebra-cabeça trocado
Você sabia que o quebra-cabeça pode ser utilizado para estimular o trabalho em equipe, a capacidade de comunicação e o senso de liderança? Bom, a atividade do quebra-cabeça trocado é a prova disso.
Para colocá-la em prática, você vai precisar dividir os participantes em dois pequenos grupos, com tamanhos iguais. Cada grupo vai receber um quebra-cabeça diferente, porém, com o mesmo nível de dificuldade.
O segredo dessa dinâmica é que, antecipadamente, o moderador deve misturar algumas peças do quebra-cabeça do grupo 1 com o quebra-cabeça do grupo 2, e vice-versa, sem que os participantes saibam.
A ideia é que ao longo da execução, as equipes se dêem conta do que aconteceu e entrem em um consenso para recuperar as peças faltantes.
4. Campo minado
A quarta atividade da lista tem como objetivo trabalhar a confiança entre colegas de trabalho, de forma bem simples. Para colocá-la em prática, você vai precisar:
- dividir a equipe em duplas;
- preparar um trajeto com obstáculos, utilizando os próprios objetos do escritório (mesas, cadeiras, caixas e barbante);
Quando tudo estiver pronto, um dos participantes deverá atravessar o circuito vendado, apenas seguindo as orientações da sua dupla.
5. Resolução de problemas
A capacidade de solucionar problemas é uma habilidade muito desejada pelas empresas, que pode, inclusive, ser trabalhada em atividades de integração.
Uma forma de fazer isso é dividindo os colaboradores em pequenos grupos e apresentando um problema real para cada um deles resolver.
A ideia é que as equipes tenham um tempo para conversarem sobre o caso e buscarem soluções reais para apresentar ao final da dinâmica.
Além de incentivar a resolução de problemas, esse também é um ótimo jeito de promover o trabalho em equipe e a escuta ativa.
6. Nó Humano
Além de render boas risadas, o “Nó humano” é uma dinâmica incrível para trabalhar o diálogo e a cooperação.
A ideia é que você reúna de 8 a 20 participantes e peça para que eles formem um círculo, dando as mãos para os colegas que estiveram ao lado.
Na sequência, o círculo será desfeito e os participantes poderão caminhar livremente na sala.
A proposta da dinâmica do elogio é incentivar que os colaboradores reconheçam as qualidades dos seus pares.
Ao sinal do moderador, todos devem parar onde estão e dar a mão para as pessoas exatas que estavam ao seu lado direito e esquerdo na formação original do círculo, porém, sem sair do lugar.
Assim que todos estiverem ligados aos companheiros, o grupo terá formado um grande nó. O desafio é fazer com que todos voltem para a posição inicial, em formato de círculo, sem soltarem as mãos.
Ah, e se for fazer essa dinâmica durante a pandemia, não esqueça de caprichar no álcool em gel.
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7. Construindo uma torre
Essa é uma atividade de integração bastante conhecida quando o assunto é exercitar o espírito de equipe.
O indicado é dividir os colaboradores em grupos de até oito participantes, sendo que cada equipe terá que construir a maior torre possível, utilizando apenas papel e fita crepe.
Cada grupo vai precisar de 40 folhas de sulfite, 2m de fita crepe e uma bolinha de isopor, que deve ser colocado no topo da torre ao final da atividade.
Vence a equipe que conseguir entregar o maior projeto, no tempo estipulado pelo moderador.
8. Dinâmica do elogio
Para colocá-la em prática, basta entregar uma folha de sulfite e caneta para cada colaborador, que deverá escrever o próprio nome no topo do papel.
Na sequência, cada folha terá que passar por todos os participantes, que devem escrever ao menos uma qualidade sobre a “dona” do papel que estiver em suas mãos.
9. Círculos
Essa atividade é indicada, principalmente, para grandes empresas, que precisam realizar um projeto envolvendo integrantes de diferentes áreas, que ainda não se conhecem.
A dica é organizar os colaboradores em dois círculos, com a mesma quantidade de pessoas cada, e pedir para que um grupo se posicione dentro do outro.
Coloque uma música para tocar e peça para que cada círculo gire para um lado. Quando a música parar, cada pessoa deve se apresentar para quem estiver à sua frente.
A dinâmica pode ser repetida várias vezes, até que um bom número de pessoas tenha tido a oportunidade de se conhecer.
10. O poder da empatia
Exercitar a empatia no trabalho é um passo importante para criar relações mais saudáveis — e esse é justamente o objetivo da última dinâmica da nossa lista.
Nessa atividade, você vai precisar reunir a equipe e pedir para que cada um escreva em um papel, sem se identificar, alguma dificuldade/problema que esteja enfrentando no trabalho.
Na sequência, todos os papéis serão misturados dentro de uma caixa e distribuídos entre os participantes.
Cada colaborador terá a missão de ler o que está escrito no papel sorteado, como se aquele problema fosse dele, e propor uma solução.
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E aí, o que acha de colocar alguma das propostas listadas em prática? Vale lembrar que realizar atividades de integração é apenas uma das estratégias utilizadas para construir equipes mais engajadas.
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