Precisamos ampliar o debate sobre saúde mental nas empresas.
Entenda o porquê 👇
Um estudo da Deloitte de 2023 aponta que 77% dos colaboradores passaram por esgotamento no trabalho, enquanto 91% mencionam que o estresse tem impacto negativo na qualidade das suas entregas.
É fato que o trabalho é uma parte muito importante da vida de uma pessoa. Espera-se que esse local seja uma fonte de autoconhecimento, crescimento e realização, mas isso nem sempre acontece na vida real.
Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas demonstra que, embora muitas empresas estejam implantando programas de saúde mental, a maioria dos colaboradores ainda percebe essas ações como insuficientes e que há uma grande diferença entre o que as empresas comunicam e o que efetivamente aplicam no dia a dia.
O colaborador é o ativo mais precioso de uma empresa e para que os dois lados dessa equação possam crescer juntos, sem esse tipo de problema, é preciso pensar (e repensar) a saúde mental no ambiente de trabalho.
Nesse artigo, você vai conferir dicas de como avaliar como anda a saúde mental na sua empresa e dicas de ações práticas para o dia a dia.
Vamos lá?
O que é saúde mental nas empresas?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe suas próprias capacidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade.”
Assim, podemos concluir que saúde mental no trabalho se relaciona com a qualidade de vida em relação à cognição e ao equilíbrio emocional.
As principais características que compõe uma pessoa com saúde mental são:
- estar bem consigo mesmo, e com os outros ao redor;
- aceitar as alegrias e adversidades da vida;
- saber lidar e administrar todos os tipos de situações;
- lidar bem com as próprias emoções, tanto as positivas quanto as desafiadoras;
- lidar com as adversidades que a vida apresenta sem comprometer a si mesmo e aos outros.
Para que a saúde mental esteja em dia, todos os âmbitos da vida de um ser humano precisam estar equilibrados, do pessoal ao profissional.
No que diz respeito à saúde mental no trabalho, as empresas podem — e devem — garantir ações de caráter preventivo, promovendo um ambiente de trabalho saudável e feliz.
Qual a importância da saúde mental na empresa?
A saúde mental no ambiente de trabalho é importante para o bem-estar dos colaboradores e para o sucesso das organizações.
Trabalhadores mentalmente saudáveis são mais produtivos, criativos e engajados, o que melhora a performance individual e da empresa como um todo.
Além disso, cuidar da saúde mental ajuda a reduzir o turnover, as ausências por licença médica e os casos de Síndrome de Burnout, que afetam diretamente os resultados da empresa.
A OMS estima que problemas como depressão e ansiedade custam à economia global cerca de US$1 trilhão por ano em perda de produtividade.
Ou seja, promover a saúde mental não é apenas uma obrigação ética, mas também um bom investimento financeiro.
5 ações de saúde mental nas empresas
Você sabe, construir um ambiente de trabalho saudável não se faz com discursos e datas comemorativas, é preciso implementar ações concretas e com propósito.
Confira 5 dicas práticas 👇
1. Ofereça programas de suporte psicológico
Oferecer acesso a terapeutas e psicólogos, seja através de planos de saúde corporativos ou programas específicos de assistência é uma ação essencial nesse sentido.
Avalie opções e parcerias que sejam benéficas para sua empresa e colaboradores.
2. Crie um ambiente de trabalho flexível
Que tal implementar políticas de home office ou modelos híbridos? Isso permite que os colaboradores trabalhem em condições mais adequadas às suas necessidades, melhorando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Se a sua empresa já atua nesta modalidade, não esqueça de alinhar a comunicação e evitar o microgerenciamento. Demonstre confiança e foque nos resultados e não na presença constante, seja online ou presencial.
3. Ofereça treinamentos sobre saúde mental
Não esqueça de realizar palestras e workshops para os colaboradores e líderes sobre como identificar sinais de estresse, depressão ou burnout, promovendo uma cultura de conscientização e suporte.
4. Incentive pausas regulares e momentos de descompressão
Incentivar intervalos durante o expediente, com salas de relaxamento, atividades de meditação ou alongamento ajuda a aliviar a tensão e prevenir o estresse acumulado.
5. Reduza cargas e jornadas de trabalho
Avalie a carga de trabalho dos colaboradores e implemente políticas que previnam a sobrecarga.
Reorganize processos e delegue tarefas de maneira equilibrada pode reduzir a ansiedade e evitar o burnout.
Como avaliar a saúde mental nas empresas?
Para avaliar a saúde mental nas empresas é preciso combinar métricas quantitativas e qualitativas. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Pesquisas de clima organizacional
Aplique questionários anônimos para entender o nível de satisfação, bem-estar e percepção sobre a carga de trabalho e apoio emocional oferecido pela empresa.
Índices de absenteísmo e presenteísmo
Monitorar o número de faltas por licença médica ou o grau de produtividade reduzida podem trazer indicativos de problemas de saúde mental.
Obs: Presenteísmo é o fenômeno em que o colaborador está fisicamente presente no trabalho, mas não consegue ser produtivo devido a problemas de saúde física ou mental, como estresse, depressão, ansiedade ou condições crônicas. Ao contrário do absenteísmo, onde a pessoa falta ao trabalho, o presenteísmo implica que, mesmo estando no local, a qualidade e eficiência do trabalho são comprometidas.
Feedbacks regulares
Realizar reuniões one on ones entre gestores e colaboradores para entender se há sinais de estresse, cansaço extremo ou desmotivação, permite que ações assertivas sejam tomadas.
Acompanhamento de indicadores de desempenho
Quedas bruscas na produtividade ou na qualidade do trabalho podem estar associadas a questões de saúde mental e esses dados ajudam a identificar quando um colaborador precisa de apoio.
Faça essa análise através de avaliações de desempenho regulares.
Avaliações de programas de bem-estar
Não esqueça de medir a eficácia das iniciativas voltadas à saúde mental, como o uso de serviços de suporte psicológico e a adesão a programas de meditação ou pausas de descompressão.
Conclusão
O cuidado com a saúde mental no trabalho deve partir do colaborador e da própria empresa, uma vez que as consequências desse tipo de problema afeta os dois lados.
Esse tipo de problema é muito comum nos tempos atuais, e pode ser combatido através de programas de prevenção realizados no ambiente de trabalho, de forma que os colaboradores tenham saúde mental, evitando transtornos e perda de lucro no negócio.
Investir em programas de prevenção e promoção da saúde mental demonstra o interesse da empresa em alcançar os objetivos e as metas, sem ignorar os cuidados com o bem-estar corporativo, tornando as lideranças cada vez mais humanas.
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