O processo de recrutamento e seleção (R&S) tem sido um dos desafios dos RHs nos últimos anos.
Isso se deve ao grande número de empresas buscando profissionais qualificados e ao aumento de trabalhadores procurando companhias com valores compatíveis aos seus.
A partir desse cenário, o RH precisa buscar estratégias de recrutamento para atrair os melhores talentos do mercado e formar equipes multiprofissionais, coesas e diversas.
Neste conteúdo, vamos explicar o que são essas estratégias e te apresentar 10 exemplos para colocar em prática na sua empresa. Continue a leitura e aproveite! 👇
O que são estratégias de recrutamento?
As estratégias de recrutamento são ações planejadas e implementadas pelas organizações para atrair, selecionar e contratar candidatos qualificados e talentosos.
Além disso, as estratégias de recrutamento ajudam na criação e no fortalecimento da marca empregadora, através do destaque da cultura organizacional, os valores e as oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Uma estratégia de recrutamento bem-sucedida pode fomentar a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Com isso, a mentalidade da empresa tende a ser mais criativa, buscando resoluções inovadoras para os problemas.
Sempre falamos aqui que o capital humano é a força vital de qualquer empresa. Portanto, para despertar o interesse dos melhores profissionais do mercado, é importante se reinventar e buscar novas estratégias de recrutamento.
No tópico seguinte, vamos listar algumas para você começar a colocar em prática na sua empresa. Confira!
10 estratégias de recrutamento e seleção
As estratégias de recrutamento e seleção são essenciais para o sucesso da organização. São elas que ajudarão a atrair e selecionar os talentos capacitados para preencher as vagas em aberto.
Abaixo, listamos 10 estratégias de recrutamento para ajudar nessa missão. Lembre-se de escolher aquela (ou aquelas) que mais fazem sentido para o momento atual do seu negócio.
1. Desenvolver marketing de atração de candidatos
O marketing de atração de candidatos, também conhecido como inbound recruiting, é uma estratégia que consiste em aplicar técnicas de marketing para construir um employer branding forte e, assim, atrair talentos qualificados para as vagas disponíveis.
Um bom exemplo para começar a desenvolver uma estratégia de marketing de atração, é criar conteúdos na página de vagas da empresa ou no “Trabalhe Conosco” do site.
Explore assuntos relacionados às vivências da empresa, como, por exemplo:
- O propósito e os valores da companhia;
- Plano de carreira;
- Os benefícios oferecidos;
- Cases de sucesso dos colaboradores;
- Explicar como funcionam os treinamentos e desenvolvimento do time;
- Mostrar fotos e vídeos do dia a dia da organização, entre outros.
Vale ressaltar que tudo isso precisa, de fato, fazer parte da rotina da sua companhia.
Não é nada positivo para a marca divulgar em suas redes, apenas para atrair talentos, boas práticas que não fazem parte da cultura organizacional. Após atraí-los, é preciso retê-los!
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2. Utilizar redes sociais para fortalecer a imagem da empresa e atrair talentos
De acordo com uma pesquisa do Glassdoor, 79% dos respondentes utilizam as redes sociais para procurar vagas de emprego. Portanto, esses são excelentes canais para a sua empresa estar presente.
Aqui vão algumas dicas de como o RH pode utilizar as redes sociais como estratégia de recrutamento e para fortalecer o employer branding:
- Compartilhe as fotos ou vídeos sobre os encontros e realizações da equipe;
- Use a criatividade para transmitir uma visão autêntica de como é trabalhar na empresa;
- Divulgue as vagas disponíveis, com as informações sobre a organização, os requisitos necessários e os benefícios oferecidos;
- Analise as interações dos candidatos para identificar possíveis talentos;
- Crie um programa de embaixadores para ampliar a presença nas redes sociais;
- Realize eventos online, como webinars e lives para criar uma comunidade de profissionais engajados.
👉 Confira mais dicas para aumentar a atratividade da sua marca: O que é marca empregadora? Definição, benefícios e estratégias
3. Fomentar diversidade e inclusão na construção da marca empregadora
Segundo uma pesquisa do InfoJobs, 49% dos trabalhadores já enfrentaram situações de discriminação e preconceito durante algum processo de recrutamento e seleção.
Avalie como está a diversidade no ambiente de trabalho da sua empresa e desenvolva estratégias de recrutamento inclusivas para fomentar a diversidade.
Algumas ideias de como o RH pode colocar em prática são:
- criar um comitê de diversidade;
- realizar rodas de conversas e treinamentos para os colaboradores sobre o tema;
- compartilhar depoimentos de profissionais diversos nas mídias sociais da companhia;
- oferecer benefícios que promovam a inclusão;
- participar de eventos voltados para essa temática.
👉 Leia também: Exemplos práticos de dinâmica sobre inclusão e diversidade
4. Aplicar inteligência artificial e análise de dados no processo seletivo
Em uma pesquisa, realizada pela Deloitte, 56% das diretorias consideraram a inteligência artificial (IA) e a automação dos processos uma das principais estratégias para melhorar a eficiência dos processos de R&S.
O uso da IA pode ajudar a tornar o processo de recrutamento mais justo e inclusivo. É possível utilizá-la para triagem inicial dos candidatos, análise de currículos e históricos profissionais.
Além disso, a análise de dados pode identificar padrões e tendências nas informações dos candidatos, facilitando a identificação dos perfis mais adequados para as vagas em aberto.
Algumas ferramentas possibilitam a criação de um marketplace de profissionais, o que também otimiza e agiliza o processo seletivo.
👉 Se você ainda não aderiu a essas tendências, confira: ChatGPT para RH: O que é, Como usar, Exemplos e Aplicações
5. Realizar entrevistas individuais e em grupo para conhecer melhor os candidatos
Essa é uma estratégia de recrutamento muito utilizada no processo seletivo para avaliar as habilidades interpessoais dos candidatos e entender melhor suas experiências.
As entrevistas podem ser estruturadas ou não, com perguntas abertas e flexíveis.
Vale ressaltar que, parar isso, os recrutadores precisam estar bem treinados para não fazer perguntas discriminatórias ou que possam constranger os candidatos.
👉 Leia também:
- Entrevista estruturada: o que é e como conduzir? [Com exemplos]
- Entrevista não estruturada: o que é, benefícios e quando utilizar
- Como fazer uma entrevista semiestruturada? [Com exemplos]
6. Aplicar testes técnicos e avaliações de hard skills
A aplicação de testes técnicos são fundamentais para conseguir avaliar as habilidades técnicas e mais específicas dos candidatos, como, por exemplo: linguagens de programação, softwares de design gráfico, ferramentas de marketing digital, entre outras.
Entretanto, para uma avaliação mais completa dos candidatos, é preciso considerar a combinação entre a avaliação das hard skills com as habilidades comportamentais, como a capacidade de comunicação, liderança, colaboração e flexibilidade.
Assim, você conseguirá identificar aqueles talentos com o conjunto de habilidades necessários para desempenhar bem no cargo em questão.
7. Avaliar soft skills por meio de dinâmicas e atividades interativas
Uma das maneiras de avaliar as competências comportamentais (soft skills) é por meio de dinâmicas.
O profissional de RH responsável pelo recrutamento pode analisar as seguintes habilidades: senso de liderança, motivação, cooperação, pensamento crítico, resiliência, entre outras. Essas dinâmicas online ou presencial, podem envolver jogos de grupo, debates, estudos de casos e simulações.
8. Aplicar testes e questionários para compreender motivações e engajamento dos candidatos
Por meio da aplicação de testes, é possível identificar os candidatos que apresentam valores e interesses alinhados aos da empresa.
Uma pesquisa da Gallup aponta que empresa com colaboradores engajados têm um desempenho financeiro 147% melhor do que empresas com profissionais desengajados.
Sendo assim, durante o processo de seleção, é importante considerar aqueles candidatos que estejam motivados com o trabalho e a cultura organizacional. Isso pode aumentar as chances de engajá-los e também de retê-los a longo prazo.
9. Utilizar indicadores de eficiência para avaliar e melhorar o processo de R&S
É fundamental avaliar o processo de recrutamento e seleção para garantir que a empresa realmente está atrair os melhores talentos do mercado e aproveitando seus recursos.
Ao medir os indicadores de gestão de pessoas regularmente, é possível detectar se as estratégias de recrutamento estão sendo eficazes. Também identifica gargalos que tornam o processo seletivo menos ágil, como, por exemplo, etapas muito demoradas ou entrevistas mal estruturadas.
Alguns dos indicadores que podem ser analisados são:
Nome do indicador | Para que serve? | Como calcular |
Custo de recrutamento | É importante conhecer esse KPI, pois mostra quanto custa contratar um trabalhador | Custos totais de recrutamento / Número total de contratações |
Tempo médio de contratação | Útil para descobrir a capacidade da equipe de recrutamento em preencher as vagas | Total de dias com a vaga de emprego online / Nº de empregos |
Taxa de sucesso de contratação | Indica que a capacidade da equipe ou de cada recrutador em cumprir os objetivos definidos é adequada | Total de novas contratações / meta de contratação × 100 |
Taxa de aceitação da oferta | Esse indicador é uma amostra da eficácia das ofertas de emprego. Se for muito baixo, recomenda-se revisar o conteúdo das ofertas de emprego | Nº de ofertas aceitas / Total de ofertas x 100 |
Taxa de seleção | Permite saber duas coisas: capacidade de atrair pessoal qualificado ao longo do processo de recrutamento e seleção; e a capacidade de selecionar recrutadores | Nº de candidatos contratados / Nº total de candidatos |
👉 Para conferir a lista completa de indicadores para o recrutamento de pessoal, acesse o conteúdo: 52 Indicadores de RH: com fórmulas de cálculos [+ explicação]
10. Utilizar soluções tecnológicas para análise de perfil comportamental
O uso de uma solução de recrutamento e seleção possibilita que o RH consiga identificar os candidatos com maior afinidade com a cultura da empresa e maior probabilidade de se adaptar ao trabalho.
Além de automatizar todo o processo, também proporciona mais agilidade, eficiência e economia de tempo com as tarefas operacionais da área.
Pensando nisso, a solução de Recrutamento e Seleção da Feedz conta com as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos.
Publique vagas, atraia candidatos e contrate os melhores talentos em menos tempo.
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