Encontrar jeitos de fazer uma demissão humanizada não é uma tarefa fácil. Demitir um funcionário que não se encaixa na empresa é definitivamente mais fácil falar do que fazer.
Temos certeza de que a maioria das pessoas concorda que demitir um funcionário é uma experiência muito ruim para todos os envolvidos. Por outro lado, por mais que ninguém goste de fazer isso, muitas vezes é necessário.
Nesse sentido, antes de demitir alguém, você precisa ter certeza de que está tudo em ordem e que está fazendo isso da maneira certa e de forma humanizada.
Além disso, estamos em uma nova fase de trabalho e as formas de trabalho remotas, híbridas ou distribuídas vieram para ficar.
Por qualquer que seja o motivo, é muito provável que algum colaborador vai se desligar da empresa, e os profissionais de RH precisam estar preparados para fazer isso de forma humanizada.
Separamos 10 dicas de como fazer uma demissão humanizada para manter esse processo o mais fácil e indolor possível.
1. Ao decidir fazer uma demissão humanizada, se prepare bem
Depois de saber sobre uma demissão, tire um tempo para se certificar de que toda a papelada está em ordem.
Você tem toda a documentação para apoiar a decisão do gestor sobre a demissão? Especialmente informações sobre o desempenho ou problemas de comportamento que levaram à decisão de demissão.
Revise todas as coisas que a empresa fez para ajudar o funcionário a melhorar e esteja preparado para explicar o que acontecerá no futuro.
Por exemplo, responda quando o funcionário vai receber o último salário, como os benefícios continuarão, se o funcionário receberá uma indenização e assim por diante.
Você pode precisar se reunir com outro membros do RH ou consultar o advogado da empresa para obter todos os detalhes. Além disso, é papel do RH garantir que não existam problemas logísticos.
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2. Uma demissão humanizada jamais humilha o colaborador
Ao desligar um colaborador, trate ele com respeito, dignidade e empatia, para que ele não se sinta humilhado.
Essa situação não é ruim apenas para aquele indivíduo, mas também é ruim para os outros funcionários que não sabem quem será o próximo.
Além disso, os funcionários podem ter relacionamentos com o funcionário demitido. Assim, se você despedir um funcionário na frente de todos, corre o risco de acabar com o engajamento dos outros funcionários.
3. Seja direto ao informar o desligamento
Seja direto ao ponto. Comece a reunião informando o desligamento e em qual data isso vai acontecer.
Ser tão direto assim ainda faz parte de uma demissão humanizada? Pode parecer que não, mas começar a reunião com conversa sobre outros assuntos, piadas ou brincadeiras só garantirá que o funcionário será pego de surpresa, e provavelmente vai se sentir envergonhado, já que agora ele sabe o verdadeiro motivo da reunião.
Seja direto para que o funcionário entenda que a decisão é final e não está em negociação. Não use linguagem ambígua (“as coisas simplesmente não estão funcionando”) ou eufemismos (“pode ser hora de você pensar em seguir em frente”).
Inclusive, usar as palavras “encerrado” ou “demitido” costuma ser a melhor abordagem para evitar qualquer possibilidade de mal-entendido.
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4. Explique a decisão
Explique brevemente por que a empresa decidiu demitir o funcionário. Novamente, seja objetivo e profissional para o próprio bem do colaborador. Pois, ser muito simpático pode fazer parecer que você está se desculpando da decisão.
Agora, explicar é diferente de justificar. Ou seja, simplesmente exponha as razões e deu. Não adianta tentar provar ao funcionário que demitir era a única opção da empresa. Ao mesmo tempo, insistir em cada erro do funcionário, segundo sua avaliação de desempenho, não vai levar a lugar nenhum.
Tente evitar uma discussão sobre a decisão. E, especialmente como parte do RH, resista a dizer ao funcionário que você teria tratado as coisas de forma diferente ou que não concorda com a decisão da empresa. Isso só causará problemas.
5. Escolha um bom lugar para conduzir a reunião
A menos que você tenha medo que o funcionário possa cometer algum tipo de violência ou roubo, o ideal é realizar a reunião onde o funcionário se sentirá mais confortável.
À medida que o trabalho remoto está cada vez mais tomando força, as videochamadas são uma forma de garantir que você esteja liderando com empatia e humanidade, especialmente durante essas conversas mais difíceis.
No entanto, uma videochamada é a segunda melhor opção quando ter uma conversa pessoalmente não é uma opção, mas uma conversa pessoalmente é sempre preferível.
Se você já se perguntou sobre como desligar um colaborador por e-mail, saiba que essa não é uma forma de demissão humanizada e não é recomendada.
6. O horário também é importante ao fazer uma demissão humanizada
Tente agendar uma videochamada ou reunião pessoalmente logo no início do dia. Pois, nunca é uma boa sensação trabalhar um turno inteiro e no final do dia receber essa notícia.
Depois de saber da rescisão, o funcionário provavelmente vai ficar confuso e triste. Nesse caso, ajude ele a seguir em frente, respondendo a perguntas como:
- “Eu trabalho o resto do dia ou saio imediatamente?”
- “Quando posso pegar minhas coisas pessoais?”
- “Meus colegas sabem que isso está acontecendo?”
- “O que devo dizer aos meus clientes?”
- “Tenho reuniões com clientes marcadas, o que devo fazer sobre isso?”
Por isso, antes da reunião, você deve apresentar um plano. Por exemplo, esses projetos serão entregues a um colega de trabalho? O funcionário precisa concluir alguma coisa? O funcionário precisa ajudar na transição?
7. Ofereça auxílio
Só porque o funcionário demitido não faz mais parte da empresa, isso não significa que os gestores não possam ajudar no avanço na carreira.
Por isso, dependendo do motivo da demissão pode-se fazer algumas coisas para auxiliar o colaborador demitido, são elas:
- Recomendar o funcionário para outro trabalho;
- Fornecer treinamento para criar currículos, cartas de apresentação e participar de entrevistas;
- Escrever uma carta de recomendação.
8. Conte para os outros colaboradores
Cada pessoa na sua empresa faz parte de uma equipe, e eles estão conectados a alguns, senão a todos, os membros de sua equipe. Quando ocorre uma demissão, é natural que surjam várias reações e emoções.
Assim, o RH precisa fazer o seu melhor para se antecipar às conversas e definir o tom.
Este é outro aspecto da comunicação transparente. É importante compartilhar os detalhes básicos com outros funcionários. Seja positivo para garantir que o ambiente continue feliz e tranquilize os outros funcionários de que suas posições estão seguras.
9. Recolha o equipamento e desconecte o acesso
Essa parte pode ser feita de maneira humanizada também.
Com certeza, você não quer tratar o funcionário que está saindo como um criminoso. Ao mesmo tempo, você também deseja proteger sua empresa contra exclusão de arquivos ou destruição retaliatória.
É possível avisar o pessoal de TI o horário que é para interromper o acesso do funcionário demitido aos servidores da empresa. Com isso, ao se reunir com o funcionário, explique que precisa recolher todos os equipamentos da empresa, como notebooks e monitores, ao sair.
Isso é igualmente importante para que o colaborador não precise arcar com responsabilidades da empresa logo após a sua demissão.
Por isso, se possível, organize tudo para logo após o comunicado já desligar acessos e recolher os equipamentos.
10. Encerre a reunião da melhor maneira possível
Antes de finalizar a conversa, forneça as suas informações de contato ou de outra pessoa na empresa que possa responder às perguntas que surgirem depois, ajude o funcionário a coletar seus pertences pessoais e entregar propriedades da empresa, e confira se forneceu toda a papelada relevante sobre benefícios e recolocação.
Informe ao colaborador quando seu time e empresa serão informados também.
Você e mais alguém do RH devem ser as únicas duas pessoas na sala com o colaborador.
Ter uma testemunha assegura que a demissão seja humanizada pois protege o colaborador demitido e também a empresa.
Assim, termine a reunião da forma mais positiva possível. Deseje boa sorte ao funcionário e aperte sua mão (caso seja de forma presencial).
Se você puder dizer honestamente algo positivo sobre a atuação do funcionário na empresa, faça isso com certeza.
Por fim, esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que agora você se sinta um pouco mais preparado quando o assunto for como fazer uma demissão humanizada. Embora não seja uma situação fácil, estar preparado e liderar com empatia pode tornar o processo um pouco mais fácil para todos.
Quando há um desligamento, nunca é fácil para nenhum dos lados. Mas, quando o desligamento é feito da maneira certa, vocês poderão chegar a um acordo mútuo de que a demissão foi o melhor passo para todos juntos.