Os Recursos Humanos são o coração da gestão de pessoas. Justamente por isso que os setores de RH buscam sempre por técnicas e estratégias para aprimorar o desempenho de suas atividades e, consequentemente, melhorar os resultados das organizações.
Nesse sentido, entender o que é psicologia organizacional e do trabalho pode oferecer uma grande ajuda aos profissionais de RH.
Basicamente, ambas as disciplinas focam na melhora do ambiente empresarial e na busca do bem-estar dos colaboradores, cada uma à sua maneira.
A seguir, entenda as diferenças entre psicologia do trabalho e organizacional e saiba como elas podem ser aplicadas na sua empresa.
O que é psicologia do trabalho?
A psicologia do trabalho é uma área da psicologia que estuda maneiras de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Ou seja, busca promover a eles melhores condições de trabalho.
Isso inclui desde realizar ações para motivar o quadro de talentos, até aplicar medidas focando na prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Sobre as funções da psicologia do trabalho, destacamos:
- Diminuir erros e evitar o retrabalho;
- Melhorar os resultados;
- Promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho;
- Aumentar a produtividade.
👉 Leia também: Cultura organizacional: o que é, exemplos, tipos e como criar
O que é psicologia organizacional?
A psicologia organizacional é uma área da psicologia que estuda como o ser humano se comporta dentro de uma organização, seja de maneira individual ou coletiva.
Seu foco é em entender como o comportamento no trabalho pode ser influenciado, alterado e aprimorado. Tudo isso com o objetivo de beneficiar colaboradores, promovendo a eles melhores condições.
Perceba que saber como aplicá-la pode trazer diversos benefícios no que se refere a melhorar o bem-estar mental dos funcionários.
Isso porque, com a adoção correta da psicologia organizacional, o quadro de talentos se sente seguro, valorizado e preparado para realizar seu trabalho de maneira eficaz. Consequentemente, os seguintes pontos podem ser alcançados:
- Redução do nível de estresse;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição do turnover;
- Melhoria nos resultados.
Ainda, saiba que o psicólogo organizacional tem um olhar voltado para o gerenciamento de conflitos, a atração de talentos, o estímulo à capacitação e para a avaliação de cargos e salários.
Diferenças entre psicologia organizacional e do trabalho
Você entendeu o que é psicologia organizacional e do trabalho. Como pode ver, no final do dia, ambas esperam atingir um objetivo: melhorar a vida dos colaboradores dentro da empresa.
Adicionalmente, de uma maneira ou de outra, as duas disciplinas visam a felicidade no ambiente de trabalho por meio de ações específicas.
Para isso, cada uma aborda um tipo de visão. Então, qual a diferença entre a psicologia do trabalho e a psicologia organizacional?
Um ponto que explica essa diferença é que a psicologia organizacional é direcionada para o papel dos colaboradores como um todo para atingir melhores resultados na empresa.
Por sua vez, a psicologia do trabalho foca na maneira que cada indivíduo trabalha. Para isso, ela estuda o homem no ambiente organizacional.
Dito de outra maneira, enquanto a psicologia do trabalho analisa, avalia e organiza o trabalho, a psicologia organizacional trata da interação do capital humano nas organizações.
Outra diferença importante para entender o que é psicologia organizacional e do trabalho é analisando a prática do psicólogo. Observe:
- O psicólogo do trabalho atua em questões como: maneiras de melhorar as relações interpessoais, medidas preventivas de segurança e saúde, ergonomia, entre outras.
- O psicólogo organizacional realiza diagnósticos de habilidades, de aplicações de treinamentos, entre outros.
Perceba, então, que ambas as disciplinas se complementam e que, juntas, elas tornam a gestão de pessoas ainda mais valiosa.
Aplicação da psicologia organizacional e do trabalho no ambiente empresarial
Para explicar a aplicação da psicologia do trabalho e organizacional, é preciso, antes de mais nada, ter algo bem entendido.
Estamos falando do fato que a psicologia organizacional tem a missão de atuar para a melhoria da organização, por meio de melhorias aos colaboradores.
Já para a psicologia do trabalho, o que importa é a saúde e a segurança do funcionário no ambiente de trabalho.
Com isso, fica mais fácil entender como aplicar cada uma aí na sua empresa:
Psicologia organizacional
A aplicação da psicologia organizacional é possível de diversas maneiras, como:
- Estimular a autoavaliação;
- Conversar periodicamente com os funcionários;
- Traçar um plano de carreira;
- Realizar testes comportamentais para mapear o comportamento dos colaboradores;
- Verificar o humor dos colaboradores;
- Incentivar feedbacks e recompensas;
- Revisar os cargos e salários frequentemente;
- Aplicar pesquisas de satisfação e de clima organizacional;
👉 Você também pode se interessar por:
Psicologia do trabalho
Para aplicar a psicologia do trabalho, você pode pensar em ações como:
- Acompanhar métricas de rotatividade e de absenteísmo;
- Promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho;
- Realizar a gestão por competência;
- Trabalhar as metas para os líderes;
- Aplicar ferramentas de desempenho;
- Realizar a comunicação interna.
👉 Leia também: Dia do Psicólogo: 3 Maneiras de celebrar 27 de Agosto!
Exemplos práticos onde a psicologia organizacional e do trabalho podem ser aplicados
Se você chegou até aqui, já compreendeu o que é psicologia organizacional e do trabalho. Mas para sair da teoria, vamos aos exemplos práticos. Confira:
Psicologia do trabalho
Como vimos, a psicologia organizacional do trabalho atua no indivíduo. Com isso em mente, algumas possibilidades de aplicar esse tipo de psicologia são:
- Comunicação interna e/ou reclamações: definição de meios para transmitir mensagens, considerando o perfil dos colaboradores e o organograma. Também busca a melhor maneira de passar feedbacks e reclamações.
- Indicadores de desempenho: o objetivo é entender como o indivíduo está evoluindo ao exercer suas atividades. Além disso, verifica se as estratégias adotadas estão surtindo efeito.
Dependendo do caso, é preciso adotar ações que tragam melhores resultados.
- Promoção da saúde e segurança no trabalho: incentivar a prática da ginástica laboral e de um ambiente de trabalho arejado e limpo, disponibilizar profissionais da saúde para realizar palestras e focar também na saúde mental dos colaboradores.
Psicologia organizacional
O psicólogo organizacional olha para o papel dos colaboradores como um todo. Veja alguns exemplos que mostram como ela pode ser aplicada:
- Contratação de talentos: os psicólogos organizacionais são os responsáveis por aplicar testes psicológicos para avaliar os candidatos. Eles igualmente identificam o perfil mais adequado para cada vaga, considerando os cargos e as equipes que já existem na empresa.
- Gestão de conflitos: a psicologia organizacional, por meio de testes de personalidade, conhece a personalidade de cada colaborador. Isso ajuda a empresa a atuar proativamente para evitar problemas de relacionamento nas equipes.
- Avaliação do plano de cargos e salários: quanto um profissional ganha influencia no seu grau de motivação. Por isso, é função da psicologia do trabalho analisar se o valor oferecido por cada função corresponde ao que é exigido do colaborador.
Aqui falamos de psicólogo do trabalho e psicólogo organizacional. Mas a verdade é que profissionais de RH também podem utilizar os conceitos e técnicas dessas áreas para melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho dos funcionários.
Aliás, fazer isso mostra o quanto a empresa investe no quadro de talentos, algo que a curto prazo já pode se traduzir em resultados como o aumento da satisfação no ambiente de trabalho.
Entendendo a importância da psicologia do trabalho e organizacional, e como elas podem impactar positivamente o ambiente de trabalho, você certamente vai querer aplicar esses conceitos em sua organização.
A plataforma Feedz é a ferramenta ideal para apoiar essa tarefa.
Com a Feedz, você pode monitorar o clima organizacional, aplicar pesquisas de satisfação, gerenciar a comunicação interna e muito mais.
Comece hoje mesmo a utilizar a psicologia do trabalho e organizacional para aprimorar sua gestão de pessoas com a Feedz.
Preencha o formulário abaixo, e um de nossos consultores irá entrar em contato para explicar como podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados ainda melhores! 👇