Melhorar o engajamento dos funcionários dentro de uma agência de comunicação estratégica pode ser desafiador e é muito ruim ver os funcionários desligando.
Nesse sentido, para que as melhorias aconteçam, é preciso ter um plano de gestão de pessoas sólido em vigor.
Então, qual é a melhor estratégia de engajamento dos funcionários para agências de comunicação estratégica?
Não existe uma estratégia de engajamento que sirva para todos. Todos os negócios são únicos e uma estratégia pode ser eficaz para alguns, mas nem tanto para outros.
Nesse artigo, veremos:
Por que as agências de comunicação estão investindo em estratégias de engajamento dos funcionários?
Não deve ser surpresa que ter uma força de trabalho engajada e produtiva seja a melhor forma de manter um negócio.
Montar uma estratégia com técnicas de engajamento é algo que muitas agências lutam diariamente, especialmente no cenário de negócios acelerado de hoje.
Uma das principais razões pelas quais as agências de comunicação não focam em formas de engajamento de funcionários, é que elas simplesmente não entendem os benefícios disso.
Benefícios que uma agência de comunicação terá ao melhorar o engajamento
Se você realmente deseja que sua agência de comunicação estratégica seja bem-sucedida, você precisa garantir que seus funcionários sejam o mais focados e engajados possível.
Assim, você verá os seguintes (e mais) benefícios. Inclusive, esses benefícios vão ajudar a impulsionar os resultados da sua agência.
1. Maior produtividade.
Uma equipe produtiva consegue ter a maior quantidade de trabalho realizada no menor período de tempo, ao mesmo tempo que não sacrifica a qualidade nesse processo.
Os funcionários desengajados costumam ter dificuldade em alcançar metas, especialmente quando não estão cientes de suas reais responsabilidades na agência.
Melhorar a estratégia de engajamento dos funcionários é uma das melhores maneiras de garantir que seus colaboradores sejam o mais produtivos possível.
Quando você tem funcionários que estão focados e prontos para fazer as coisas, a produtividade no trabalho só aumenta.
2. Colaboração mais eficaz.
A colaboração é um dos aspectos mais importantes de qualquer agência de comunicação de sucesso.
No entanto, em uma época em que muitas pessoas trabalham em casa ou estão divididas em cubículos, é mais fácil falar do que aplicar princípios sólidos de colaboração.
Uma das melhores maneiras de melhorar a colaboração é ajudar seus funcionários a se envolverem mais em suas funções.
Um funcionário engajado é focado no seu trabalho e, quando dois ou mais desses funcionários se juntam para trocar ideias, a mágica acontece.
3. Melhor contribuição dos funcionários.
Não importa o quão bem administrado um negócio possa ser, sempre há espaço para melhorias.
Mas, o ruim é que muitos gerentes não ouvem seus funcionários, muito menos pedem sua opinião. Isso precisa mudar e começa com uma equipe de funcionários engajados trabalhando sob sua supervisão.
4. Melhor retenção de funcionários.
Um grande problema que frustra os empregadores é o onboarding de novos funcionários, apenas para que eles saiam após um curto período de tempo. O processo de integração não é apenas demorado, mas também pode ser caro.
No entanto, pode ser difícil prever se um funcionário provavelmente permanecerá por um longo período ou sairá antes mesmo de as coisas começarem a apresentar resultados.
Por isso, é importante garantir que os novos funcionários estejam engajados desde o primeiro dia. A falta de engajamento dos funcionários costuma ser um dos motivos de turnover, pois podem não se sentir realizados em sua posição atual.
Se você tem funcionários totalmente engajados em seu trabalho, as chances de eles saírem são muito menores.
5. Menos chance de esgotamento.
Um dos cenários mais tristes nas agências é quando os funcionários começam fortes, mas acabam se esgotando e tendo burnout. Na maioria das vezes, o esgotamento ocorre como resultado da falta de engajamento dos funcionários.
Quando você tem funcionários engajados que demonstram muito interesse em seu trabalho, as chances de eles se esgotarem são baixas.
Como o esgotamento pode ocorrer no início, é melhor se concentrar em ajudar os funcionários a se envolverem em seu trabalho o mais cedo possível. Com o burnout, vem a falta de retenção de funcionários e nenhum empresário deseja lidar com a integração contínua.
10 passos para realmente engajar um colaborador
Portanto, embora saibamos que promover a satisfação, positividade e felicidade no trabalho é vital para o sucesso da agência, nem sempre é óbvio como exatamente fazer isso.
Quando você tem uma pequena empresa com dez funcionários, atender às necessidades individuais deles pode não ser tão difícil. Você poderia simplesmente perguntar a eles que tipo de incentivos, reconhecimento e benefícios os fariam felizes e, em seguida, realizar isso.
Mas quando você tem centenas ou milhares de funcionários espalhados por todo o país, o desafio se intensifica e sua estratégia de engajamento de funcionários se torna mais difícil de avaliar e atingir.
A boa notícia é que há uma variedade de maneiras comprovadas e excelentes que podem ajudar sua equipe a ter o melhor desempenho para obter produtividade máxima, sem gastar muito.
Aqui estão 10 coisas que podem fazer parte da sua estratégia de engajamento de funcionários:
1. Flexibilidade de tempo
Algumas pessoas trabalham melhor tarde da noite ou de manhã cedo, e dar a elas essa flexibilidade para fazer isso pode ser um grande benefício para a felicidade delas e para a produtividade da sua agência.
Contanto que eles estejam realizando o trabalho e tendo um desempenho conforme ou acima das expectativas, esse é um pequeno preço a pagar por sua felicidade.
Temos um artigo completo falando sobre os horários flexíveis. Veja se faz sentido para sua agência e como implementar.
2. Trabalho remoto
Você pode se surpreender ao ver o quanto seus colaboradores podem fazer mais quando estão livres de distrações no local de trabalho, como reuniões e conversas paralelas.
3. Dê voz aos funcionários.
Oferecer a seus funcionários uma plataforma para expressar suas preocupações, feedbacks, ideias e sugestões pode ajudar muito a evitar conflitos, fazendo com que sua equipe se sinta valorizada.
Manter as linhas de comunicação abertas é fundamental para a felicidade e o sucesso do seu negócio.
4. Ouça seus funcionários e os responda.
Claro, dar voz aos seus funcionários não será útil se você não estiver ouvindo.
Se a opinião dos funcionários cair em ouvidos surdos e eles nunca virem uma resposta ou ação como resultado, logo vão parar de compartilhar suas ideias.
5. Estabeleça metas.
Os funcionários são motivados a fazer o melhor quando estão trabalhando em direção a um objetivo. Quer seja algo simples, como concluir um projeto dentro do prazo ou atingir uma nova meta de vendas, ter uma meta os ajuda a saber quando foram bem-sucedidos.
Usar um planejamento de OKR pode ser muito eficaz na sua agência de comunicação estratégica.
6. Não microgerencie.
Você contratou colaboradores excepcionais para fazer um trabalho porque eles sabem fazer isso. Então, deixe-os trabalhar.
7. Faça uma abordagem individualizada.
Uma das partes mais difíceis do desligamento é identificar de onde vem o problema. Sempre que puder, tente conversar com cada funcionário que parece estar tendo problemas, faça one on ones. Isso pode acabar custando mais tempo, mas os benefícios valem o esforço.
8. Crie ou aprimore a cultura da sua empresa.
É impossível ignorar que seus funcionários passam boa parte de suas vidas no trabalho. Uma maneira de evitar o desligamento é criar uma verdadeira cultura para sua empresa.
Assim, dê uma olhada na Google e no seu Projeto Oxigênio. Os funcionários que trabalham para essas organizações muitas vezes se sentem parte de algo maior do que eles próprios.
Não há melhor maneira de fazer com que alguém se mantenha engajado do que fazê-lo se sentir incluído na cultura de uma empresa.
9. Reconheça o progresso e as realizações dos funcionários.
Não é incomum para aqueles em funções de liderança se concentrarem no lado negativo, em vez de parabenizar um funcionário pelos impactos positivos que tiveram na organização.
Em quase todos os casos, focar no negativo levará ao desânimo, resultando em turnover. Por isso, aplique ideias para reconhecimento de funcionários.
10. Tenha paciência
Mesmo que você se proponha a melhorar a estratégia de engajamento dos funcionários na sua agência de comunicação estratégica, você deve esperar que levará algum tempo para ver o verdadeiro progresso.
O resultado do engajamento na sua agência de comunicação estratégica
Quando se trata de maximizar o sucesso da sua agência de comunicação, existe uma conexão clara entre funcionários felizes e produtividade.
Acontece que o segredo para engajar seus funcionários não é realmente um segredo, afinal.
Dê a eles as ferramentas e a flexibilidade de que precisam para serem eficazes e eficientes para realizar o máximo de trabalho na hora e no lugar em que eles se sentem mais produtivos, e você ficará surpreso com o quão mais feliz, mais saudáveis e engajados eles podem ser.
Cada agência precisa encontrar sua própria estratégia de engajamento de funcionários, que geralmente vem na forma de combinar uma série de abordagens diferentes para atingir um objetivo final.
Portanto, internalize os benefícios do engajamento e observe o crescimento de sua agência. Se você investir tempo e esforço, não há dúvida de que verá melhorias com o tempo.