Se você trabalha com Marketing, provavelmente já entende a importância de estabelecer objetivos claros e monitorá-los de perto para alavancar os resultados da área. E é para ajudar a tornar esse processo ainda mais eficaz, que hoje vamos falar sobre o OKR de Marketing.
Quando bem aplicado, esse método de gestão contribui para o alcance ágil dos mais diversos objetivos que estão sob o guarda-chuva do setor, indo desde aumentar o número de leads até melhorar a reputação da marca nas redes sociais ou lançar um blog corporativo.
Ficou animado para entender como aplicar essa ferramenta na sua empresa? Então continue lendo para descobrir o que é OKR de Marketing, seus benefícios e qual a melhor forma de defini-los! 😀
O que são OKRs?
Antes de falarmos sobre os OKRs de Marketing, precisamos explicar o que são OKRs e como eles podem ajudar empresas e equipes de todas as áreas a alcançarem seus objetivos. Vamos lá?
A sigla OKR vem de Objectives and Key Results ou, em português, Objetivos e Resultados-Chave: uma metodologia de gestão ágil criada na década de 70, que tem como foco ajudar na definição simples e flexível de objetivos e métricas.
Nesta abordagem, os Objetivos (O) são a definição do que a empresa ou a área deseja alcançar em um determinado período de tempo. Já os Key Results (KR) são descrições quantitativas e mensuráveis, que ajudam a guiar o time na direção certa.
O que são OKRs de Marketing?
Os OKRs de Marketing nada mais são do que uma forma de definir e acompanhar os objetivos e resultados-chaves do departamento de Marketing das empresas.
O papel desta ferramenta no Marketing é ajudar o setor a estabelecer objetivos claros e alcançáveis, bem como medir o progresso do time que está trabalhando para cumpri-los.
Eles podem ser utilizados para diversas finalidades, como melhorar a taxas e conversão, otimizar o desempenho das campanhas de publicidade, entre outros.
Mas, geralmente, focam em favorecer a imagem da empresa, fortalecer a relação com o público-alvo e ampliar a divulgação dos produtos e serviços comercializados.
7 Benefícios do OKR de Marketing
Quando aplicado ao departamento de Marketing, os OKRs podem trazer diversos benefícios, tais como:
- Alinhamento estratégico: Os OKRs para o departamento de Marketing ajudam a garantir que todas as ações de marketing estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa, contribuindo para o alcance dos resultados esperados.
- Foco na entrega de valor: permitem que a equipe se concentre em objetivos específicos e na entrega de valor para o público-alvo, em vez de se preocupar com tarefas ou atividades isoladas.
- Maior clareza e transparência: ajudam a estabelecer expectativas claras para a equipe e a aumentar a transparência em relação aos objetivos e resultados esperados.
- Aumento da produtividade: Ao estabelecer objetivos e resultados-chave claros, os OKRs de Marketing ajudam a aumentar a produtividade da equipe e a reduzir o desperdício de tempo e recursos.
- Melhoria do monitoramento e avaliação: Com os OKRs de Marketing, é possível monitorar e avaliar o progresso em relação aos objetivos e resultados-chave, o que permite ajustar as estratégias e as ações de marketing em tempo real.
- Incentivo à inovação: incentivam a equipe a buscar soluções inovadoras para alcançar os objetivos definidos, o que pode levar a uma maior diferenciação da empresa em relação à concorrência.
- Engajamento da equipe: Ao estabelecer objetivos claros e desafiadores, os OKRs de Marketing ajudam a aumentar o engajamento da equipe, promovendo um senso de propósito e direção compartilhados.
14 Exemplos práticos de OKR de marketing
É importante lembrar que os Objetivos e Resultados-chave devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ter um prazo definido. Isso ajuda a garantir que a equipe de marketing esteja trabalhando em metas realistas e alcançáveis.
Além disso, é importante que as metas de marketing estejam alinhadas com as metas gerais da empresa para garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção.
Pensando nisso, criamos uma lista de exemplos de OKRs de marketing para que você possa ter ideias sobre como seu time de marketing pode definir bons OKRs.
1. Aumentar a receita
Objetivo: Garantir que a empresa adquira a receita esperada.
Resultados-chave:
- Aumentar as vendas do inbound de R$10k para R$25k por mês
- Atrair 300 novos leads qualificados de marketing
- Encontrar 3 novos canais para encontrar leads qualificados
2. Conteúdo para ajudar os SDRs
Objetivo: Um excelente conteúdo para ajudar o time de vendas a vender.
Resultados-chave:
- Criar um ebook que gere 500 MQLs para o time de SDR
- As taxas de abertura de e-mail do time de SDR aumentarem em 6%
3. Educar o público para o lançamento do novo produto
Objetivo: Criar uma mensagem clara para o lançamento do novo produto.
Resultados-chave:
- Pesquisar e implementar 10 novos canais para distribuir o conteúdo
- Publicar 10 anúncios diferentes no Facebook e medir o desempenho
- Preparar a mensagem da apresentação do novo produto e testar com 5 usuários
4. Gerar mais engajamento no email
Objetivo: Ter um desempenho sensacional através do email marketing
Resultados-chave:
- Aumentar a taxa de abertura do email para 4% no trimestre
- Aumentar a taxa de cliques do email para 2% neste trimestre
- Aumentar as inscrições na newsletter para 150 neste trimestre
5. Documentar a jornada do cliente
Objetivo: Entender e criar a jornada do cliente
Resultados-chave:
- Conduzir 15 entrevistas com o público-alvo
- Criar o mapa da jornada do cliente
- Validar o mapa da jornada do cliente com 5 novos clientes
- Aumentar a taxa de conversão do site de 4% para 8% com base nas pesquisas
6. Aumentar os leads
Objetivo: Trazer novos leads para o site
Resultados-chave:
- Aumentar os visitantes mensais do site de 10k para 15k
- Aumentar a autoridade do site de 25 para 35 no Ahrefs
- Diminuir a taxa de rejeição da página inicial de 51% para 40%
7. CPA
Objetivo: Reduzir muito o CPA
Resultados-chave:
- Reduza o CPA de R$150,00 para menos de R$100,00
- Gerar 1000 MQL para o time de vendas
8. Taxa de rejeição do site
Objetivo: Reduzir a taxa de rejeição do site
Resultados-chave:
- Aumentar a taxa de cliques de 2% para 4% no botão principal de call-to-action
- Aumentar a taxa de exibição de um vídeo explicativo de 3% para 6%
- Fazer 10 testes A/B na landing page.
9. Blog
Objetivo: Lançar o blog da empresa
Resultados-chave:
- Aumentar os seguidores do Instagram de 1.000 para 1.500
- Publicar 4 guest posts nas principais empresas que podem ser parceiras
- Publicar 40 novas postagens de blog no terceiro trimestre (+/- 3 por semana)
10. Redes sociais
Objetivo: Aumentar o envolvimento do público nas redes sociais
Resultados-chave:
- Aumentar o número de compartilhamentos diários de 10 para 30
- Aumentar o número de comentários diários de 50 para 150
- Aumente a taxa de cliques dos links de 3% para 6%
11. Melhoria da experiência do usuário
Objetivo: Melhorar a experiência do usuário em nosso site
Resultados-chave:
- Reduzir o tempo de carregamento do site de 5 segundos para 3 segundos
- Aumentar a taxa de conversão das páginas de destino de 3% para 5%
- Reduzir a taxa de rejeição das páginas de destino de 50% para 40%
12. Melhoria da qualidade do conteúdo
Objetivo: Produzir conteúdo de alta qualidade para o público-alvo
Resultados-chave:
- Aumentar a taxa de abertura da newsletter de 10% para 20%
- Aumentar o tempo médio de visualização de vídeos no YouTube de 30 segundos para 1 minuto
- Aumentar o número de compartilhamentos de postagens do blog em 50%
13. Promoção de produtos específicos
Objetivo: Aumentar as vendas de um produto específico
Resultados-chave:
- Aumentar o número de visitantes da página do produto de 500 para 1000 por mês
- Aumentar a taxa de conversão da página do produto de 2% para 5%
- Aumentar o número de avaliações positivas do produto em 50%
14. Aumento do tráfego orgânico
Objetivo: Aumentar o tráfego orgânico para o site
Resultados-chave:
- Aumentar o número de palavras-chave classificadas na primeira página do Google de 50 para 100
- Aumentar o tráfego orgânico de 1000 visitantes por mês para 1500 visitantes por mês
- Aumentar a taxa de cliques dos resultados de pesquisa de 5% para 7%
Reparou que para cada objetivo há sempre três resultados-chaves? Essa é uma das recomendações da metodologia. O ideal é que cada objetivo receba sempre de três a cinco KRs. 😉
Como criar OKRs de Marketing eficazes
Apostamos que os exemplos acima já deram uma boa clareada nas ideias, né? Mas, caso você ainda esteja em dúvidas sobre como criar bons objetivos e resultados-chaves, separamos quatro cuidados para se ter em mente na hora de colocar a mão na massa:
- Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. É importante também que eles sejam desafiadores, desde que realistas;
- Os resultados-chaves, por sua vez, devem ser específicos, mensuráveis e estar diretamente relacionados aos objetivos;
- Para garantir que a equipe de marketing esteja focada nos objetivos mais importantes, não exagere na quantidade de OKRs. Sempre estabeleça as prioridades por cima;
- Metas se tornam mais tangíveis quando são definidas para um período curto. Por isso, a metodologia OKR trabalha com ciclos de, geralmente, três meses.
Lembre-se, também, de sempre celebrar as conquistas conforme elas forem sendo alcançadas. Isso é essencial para manter a equipe motivada e reforçar a importância dos OKRs de Marketing!
Como medir o sucesso dos OKRs de Marketing
Para medir o sucesso dos OKRs de Marketing, é importante estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) para cada resultado-chave. Esses indicadores devem ser monitorados e analisados regularmente para avaliar o progresso em relação ao objetivo.
Aqui estão alguns exemplos de como medir o sucesso dos OKRs de Marketing:
- Aumento da receita: monitore as vendas totais e a receita gerada durante o período do OKR.
- Conteúdo para ajudar os SDRs: monitore a quantidade de leads qualificados gerados pelo conteúdo criado e a taxa de conversão de leads em vendas.
- Educar o público para o lançamento do novo produto: monitore a taxa de engajamento com o conteúdo distribuído em diferentes canais e a quantidade de leads gerados para o novo produto.
- Gerar mais engajamento no e-mail: monitore a taxa de abertura, taxa de cliques e conversão da campanha de e-mail marketing.
- Documentar a jornada do cliente: monitore a taxa de conversão do site e outras métricas relacionadas ao comportamento do cliente no site, como tempo de permanência, número de páginas visitadas, taxa de rejeição, etc.
- Aumentar os leads: monitore o número de visitantes do site, leads gerados e conversões.
- CPA: monitore o custo por aquisição (CPA) e o número de leads gerados.
- Taxa de rejeição do site: monitore a taxa de rejeição do site e a taxa de conversão do site.
- Blog: monitore o número de visitantes do blog, o tempo de permanência no blog, a taxa de rejeição e o número de leads gerados.
- Redes sociais: monitore o engajamento nas redes sociais, incluindo o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e cliques em links.
Além disso, é importante estabelecer uma frequência de análise dos dados e fazer ajustes no plano de ação se necessário para alcançar o objetivo estabelecido.
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Para alcançar o sucesso na definição e acompanhamento dos seus OKRs de marketing, é fundamental ter uma ferramenta eficiente de gestão de metas que ajude a centralizar e monitorar os resultados.
E é exatamente isso que a plataforma de OKRs da Feedz oferece.
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