Imagine esta cena: um escritório barulhento, pessoas falando em todo o canto, profissionais de diferentes áreas sentados tomando café juntos e conversando, pessoas paradas no corredor trocando uma ideia, colaboradores que levantam de suas mesas para falar com pessoas de outros setores. Pode parecer meio caótico e improdutivo, certo? Errado. A conversa no trabalho é a chave do sucesso de um negócio e precisa ser estimulada. Claro que com bom senso, respeito e responsabilidade.
Ao olhar para as empresas hoje, a maior parte dos trabalhos são feitos em conjunto, mas na hora de avaliar resultados e desempenhos, o olhar tende a ser individual. Isso faz com que as pessoas não sejam incentivadas realmente a partilharem seus esforços e resultados.
Mas a boa notícia é que a ferramenta para mudar essa realidade é barata, simples e pode ser utilizada por todos: a conversa.
Como criar uma cultura de conversa saudável no trabalho
Para aproveitar os benefícios de um ambiente aberto a troca entre os colaboradores é preciso dar o exemplo. Os gestores podem incentivar a conversa saudável e, quando acharem que ela está atrapalhando o desempenho por não ser bem utilizada, podem tomar atitudes. Como perguntar de um determinado projeto, o andamento de alguma ação, assim por diante.
A conversa bem utilizada é a principal ferramenta para a colaboração, conexão, engajamento, felicidade e desenvolvimento dos colaboradores. Ou seja, impacta diretamente nos resultados do negócio.
Incentive a troca
As equipes pensadas para serem complementares precisam construir afinidade e realmente utilizarem sua multidisciplinaridade para encontrar as melhores respostas.
Por isso dizemos que escritórios barulhentos tendem a ser mais saudáveis. A conversa é sinal de que os colaboradores estão construindo laços entre si, trocando informações e aprimorando as ideias e soluções.
Momentos de descontração também trazem benefícios. Quando pessoas de diferentes áreas se encontram na copa para tomar um café e conversar, estão criando uma maior abertura para a colaboração.
Assim, um profissional de marketing pode se sentir mais à vontade para conversar com alguém de TI sobre como realmente funciona o produto que está divulgando, por exemplo.
Os principais benefícios que a conversa traz para os ambientes de trabalho são:
- aumento da criatividade;
- maior motivação;
- soma de habilidades complementares;
- construção de confiança;
- maior abertura para testes;
- sentimento de pertencimento e ownership;
- melhor relacionamento em momentos de conflito.
E na sua empresa, a conversa é incentivada ou repreendida? O que você achou desse conteúdo? Compartilha com a gente nos comentários! Vamos juntos criar ambientes de trabalhos mais felizes!