As técnicas de engajamento de equipes são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, muitos pensam que essas estratégias se restringem às startups e grandes empresas de tecnologia.
Mas, na verdade, existem técnicas de engajamento e produtividade que são indispensáveis para qualquer negócio! Inúmeros destes, em setores que vão do financeiro às bebidas, vêm se destacando ao engajar colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
Neste artigo, separamos algumas ações que empresas como a Coca-Cola, a Cielo e a Unimed utilizam para alinhar o propósito de todos dentro da empresa. É através dessas técnicas e estratégias que essas gigantes se mantêm líderes em seus setores!
1. Comunicação como estratégia de engajamento
Na Coca-Cola, a comunicação é o principal pilar para melhorar o índice de engajamento dos colaboradores. Carolina Losicer, então gerente de engajamento, comunicação e responsabilidade social da Coca-Cola Andina, afirmou que os principais agentes desta identificação de propósitos são os líderes.
A gerente ressalta que as pessoas são o principal diferencial da marca. A felicidade que a empresa vende em suas peças publicitárias precisa começar “dentro de casa”. E, para isso, a cultura da empresa prega a importância das pessoas.
“A área de Engajamento e Comunicação tem um papel importante: o de lembrar constantemente que pessoas não se conectam com relatórios, mesas ou números. Pessoas seguem pessoas e sem conexão emocional não há engajamento”, destaca.
Para que a comunicação engaje, portanto, ela precisa ser feita de pessoa para pessoa. Os líderes são peças chaves nessa estratégia. São eles que ouvem os colaboradores, entendem o propósito de cada um e tentam promover ações específicas para o engajamento.
2. Feedback para engajar
Na Cielo, a comunicação também é peça chave para o engajamento. Mas, neste caso, ela toma o formato de feedback.
Além de alinhar o propósito dos colaboradores, os feedbacks servem para os próprios profissionais ecoarem seus desejos de mudança na empresa.
Paulo Caffarelli, CEO da Cielo, diz que a técnica para melhorar o engajamento na empresa é ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Como? Por meio de uma plataforma de feedbacks.
Assim, “ao mesmo tempo que o colaborador sente que tem eco dentro de casa, nós conseguimos realizar as melhorias necessárias”, afirma.
3. Clube de benefícios e de boa ação
Na Unimed, além dos colaboradores internos, existe a necessidade de engajar os médicos associados ao plano de saúde. O desafio aqui é ainda maior, uma vez que diz respeito a alinhar o propósito de colaboradores externos à empresa.
A Unimed Rio criou o programa “Receita do Bem”, que incentiva que os associados doem 6% de seu imposto de renda para a empresa gerir. Com essa renda, projetos de saúde e educação são apoiados.
Além de engajar por meio de uma boa ação, a empresa ainda oferece em troca, para o associado, ingressos para peças e exposições.
4. Estabeleça a missão e os valores da empresa
Se você não conhece a missão de sua empresa, como seus funcionários podem entender o que estão fazendo? Com a missão estabelecida, os colaboradores, juntos no mesmo barco, saberão para onde estão indo.
Com relação a estabelecer seus valores, temos algumas dicas:
- Alinhe sua empresa a um propósito. Oriente seus funcionários a se concentrarem menos no que estão fazendo e mais no motivo pelo qual estão fazendo. As pessoas, principalmente da Geração Millennial, trabalham melhor quando pensam que estão fazendo a diferença ou contribuindo para uma causa maior do que eles. Tudo isso faz parte do employee experience.
- Estabeleça valores e declare uma missão verdadeira. Avalie sua visão e imagine uma missão corporativa honesta, única e verdadeiramente significativa. Não adote uma frase genérica apenas para ter algo para emoldurar e colocar na parede.
- Mantenha a missão viva. Lembre seus funcionários com frequência o motivo de estarem fazendo o que estão fazendo. Como suas contribuições estão ajudando a empresa a alcançar o sucesso?
- Permita que as equipes definam seus próprios valores (além dos valores da empresa). Chegar a um acordo e estabelecer o seu próprio conjunto de valores é um exercício que vai fortalecer os laços entre os membros de cada equipe. Ou seja, isso os ajudará a ser mais engajados e produtivos.
5. Promover seus funcionários faz parte das técnicas de engajamento de equipes
Uma maneira segura de desengajar os funcionários, principalmente os interessados em crescer dentro da empresa, é o hábito de contratar pessoas de fora.
Às vezes, as empresas contratam pessoas de fora na esperança de economizar dinheiro. No entanto, o dano que eles causam à moral, à motivação e ao comprometimento de seus funcionários pode custar muito mais que a economia potencial.
Portanto, entre as muitas vantagens da contratação interna, está o fato de o funcionário já conhecer seus valores e sua missão. Além disso, ele já se ajusta à sua cultura organizacional.
Dentro das técnicas de engajamento, outra maneira é permitir movimentos laterais. Fazer isso representa uma chance melhor de reter talentos.
Por um lado, seus funcionários mais jovens ainda estão tentando descobrir seu caminho de carreira. Por outro lado, os funcionários veteranos podem se sentir entediados ou exaustos nas posições que ocupam.
Quando um funcionário expressar interesse em outro cargo, ajude-o a criar um plano de desenvolvimento individual (PDI) que o capacite a se preparar.
Assim, você conquistará sua confiança e será mais provável que ele permaneça na sua empresa, em vez de buscar oportunidades em outros lugares.
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6. Incentive o desenvolvimento individual
Uma mente estagnada não pode inovar. Então, promova treinamentos e motive seus funcionários a aprender coisas novas e continuar desenvolvendo suas habilidades.
Longas jornadas de trabalho podem prejudicar o desenvolvimento pessoal. Portanto, você pode considerar dar a seus funcionários algum tempo para esse fim. Por exemplo, deixar 30 minutos livres por dia para que eles trabalhem em projetos pessoais.
O que você ganha com isso? Mais criatividade, energia e moral. Todos esses elementos levam a funcionários mais engajados, felizes e motivados.
7. Explique as metas e responsabilidades
A confusão sobre metas e responsabilidades entre os funcionários é um fator que contribui para níveis mais baixos de engajamento. Os funcionários não podem se comprometer com algo que não entendem.
Cabe à gestão garantir que os funcionários entendam seu papel na empresa, bem como fornecer-lhes o suporte de que precisam. Assim, entre em detalhes ao criar novas metas.
Portanto, faça perguntas e responda às perguntas do funcionário. Explique os processos cuidadosamente. No longo prazo, você economiza tempo.
8. Seja flexível
Ninguém gosta de alguém olhando constantemente por cima dos ombros. Por isso, a maioria dos colaboradores prefere ter gerentes e supervisores flexíveis e dispostos a abrir mão do microgerenciamento.
Há muitas maneiras de confiar nos funcionários sendo flexível. Por exemplo, você pode permitir que trabalhem em casa e determinem suas horas de trabalho.
Assim, a flexibilidade não deve ser um problema, desde que façam o trabalho.
9. Institua comemorações diárias
Uma das formas de engajar a equipe é instituir celebrações diárias, para as pequenas metas do dia a dia. É o que diz Chris Vaughn, CEO da Saucey, que utiliza a estratégia para manter seus colaboradores remotos engajados.
Como fazer isso na prática? Aproveite as reuniões diárias para celebrar pequenos sucessos e elogiar atitudes que seus funcionários tiveram.
Isso aumentará a confiança que possuem em si mesmos e fará com que se sintam felizes por serem reconhecidos no trabalho.
10. Ajude seus funcionários a obter uma boa saúde financeira
Busque iniciativas que ajudem seus colaboradores a gerir bem seu dinheiro e poder lidar com emergência. Por exemplo, nos EUA uma das iniciativas adotadas é o EWA (Earned Wage Access), que é uma espécie de adiantamento salarial.
Aqui, além dos benefícios que podem ser dados por lei, existem uma série de benefícios que podem mostrar ao seu colaborador que você se importa. Na Feedz, por exemplo, oferecemos um auxílio à saúde mental de nossos parrots.
11. Construa um processo sólido de Onboarding
Um bom onboarding — presencial ou remoto — é capaz de engajar os colaboradores. É uma forma de manter o ânimo do primeiro dia de trabalho aceso por meses, potencializando a produtividade e gerando conexão.
Por isso, certifique-se de que os novos colaboradores são bem recebidos e busque feedbacks a respeito do processo.
12. Conheça de verdade seus colaboradores
Essa última dica é, na verdade, a mais importante — sem ela você não terá nenhum direcionamento eficaz na aplicação das outras técnicas de engajamento. Muitos gestores perdem tempo sem saber do que seus liderados precisam para promover a marca.
Por exemplo, pensam que precisam oferecer diversão no local de trabalho, sendo que os colaboradores só querem uma remuneração melhor. Ou, talvez, ofereçam mais e mais aumentos salariais, sendo que os profissionais só desejam menos estresse.
Vale lembrar que os funcionários de uma empresa não são uma massa homogênea. Eles possuem desejos e aspirações diferentes, de modo que é necessário conhecê-los como indivíduos.
Conhecendo melhor quem são seus colaboradores, quais são seus desejos e necessidades, será mais fácil escolher a técnica de engajamento certa.
Quem é responsável por melhorar as técnicas de engajamento?
Normalmente, o departamento de Recursos Humanos tem sido responsável por implementar as técnicas de engajamento de equipes de alto desempenho. Nas organizações com alto grau de engajamento, a área de RH é responsável por ativar e promover iniciativas de incentivo.
Essas iniciativas geralmente variam de processos de recrutamento a comunicações internas. Assim, se essas funções essenciais forem bem implementadas, as empresas terão equipes engajadas.
No entanto, essa não é uma tarefa exclusiva do RH, pois toda a empresa deve colaborar para melhorar o engajamento e a interação. Inclusive, existem dois grupos especialmente importantes a serem considerados:
- C-levels (CEO, COO, CFO, CMO…).
- Funcionários remotos.
Se pegarmos uma estrutura em pirâmide como exemplo, podemos dizer que se os funcionários do topo e da base estiverem conectados, os outros também estarão.
Se quisermos que o engajamento e a interação entre os colaboradores se tornem realidade, todos devem ter informações relevantes e ferramentas de comunicação interna adequadas.
Na sua empresa, qual a estratégia é usada para o engajamento?
Respostas de 2
E MUITO IMPORTANTE, ATENDER ESSES
REQUISITO NO ENGAJAMENTO AVA POIS
MELHORES MUITO NOSSO DESEMPENHO
NO NOSSO TRABALHO .. GOSTEI MUITO DESSA EXPLICAÇÃO.
Parabéns pela matéria, de uma riqueza tamanha.
Estou aqui bem a pensar em como apresentar um projeto de auxilio ao engajamento de parceiros (representantes e colaboradores) .
Sabe quando o tempo pede mudanças. Alias sempre busquei mudanças na forma de trabalhar , mas desta vezes é algo mais que isto é aspiração de um cargo como forma de fazer algo diferente e como reconhecimento por tantos anos nesta empresa.
Vou ler com carinho os tópicos e reler se necessários.