A colaboração dentro dos escritórios chega a quase ser natural — se você parar para pensar, ninguém trabalha realmente sozinho. Mesmo assim, essa característica merece uma atenção especial para que as pessoas se sintam à vontade para trabalhar em times, compartilhar seus conhecimentos e ajudar a impulsionar o negócio.
Uma pesquisa da Reflektive mostrou que 81% dos entrevistados dizem que trabalham frequentemente em equipes, mas que isso ainda é um grande problema. Sem a atenção devida, o trabalho em times pode gerar competição não saudável, sobreposição de personalidades, desmotivação e, no fim, mais prejudicar a dinâmica dentro dos escritórios do que criar ambientes colaborativos e saudáveis.
A pesquisa mostrou também que 46% dos trabalhadores dizem que a maior dificuldade no trabalho em equipe está na conciliação das diferentes formas que as pessoas encaram o trabalho. Quando o time é grande, isso se torna um problema ainda maior: 90% dos entrevistados disseram que acham difícil contribuir significativamente em times com mais de seis pessoas.
Apesar dos desafios, se o negócio conseguir criar uma cultura estratégica e saudável de colaboração, as chances de ser recomendado como um bom lugar para se trabalhar são de 98%. Como fazer isso? Te contamos a seguir:
1- Crie confiança
Antes de tudo as pessoas precisam confiar nos seus colegas de equipe. Sem isso, não se sentem confortáveis para deixar parte do trabalho para outra pessoa, não conseguem discutir ideias e construir soluções. É preciso que o time tenha uma base forte de confiança entre si. Para construir isso, os gestores podem incentivar reuniões frequentes, delegar responsabilidades no começo e dar feedbacks contínuos para mostrar aos profissionais o papel de cada um dentro do time.
Isso é essencial para não se estabelecer um clima de competição e sobreposição dentro das equipes. Com feedbacks frequentes, cada um pode confiar que seu trabalho está sendo visto e valorizado.
2 – Crie times multidisciplinares
O maior propósito do trabalho em equipe é criar ambientes em que as habilidades se somem para gerar soluções mais efetivas. Isso só acontece quando as pessoas são diferentes e têm skills complementares. Imagine uma equipe formada por pessoas que têm a mesma base de conhecimento, provavelmente não haverá muita troca e a linha de pensamento será similar.
Com times multidisciplinares, o conhecimento é complementado e os times ganham mais autonomia na resolução de problemas. Mas atenção, apesar de ser essencial a atuação de pessoas diferentes dentro das equipes, é preciso olhar para os perfis de profissionais que a compõem, só assim o trabalho será realmente harmonioso.
3 – Incentive a comunicação
Além da conexão com a própria equipe, é essencial que os trabalhadores de uma empresa tenham contato com profissionais de todos os setores. Assim, os times podem trocar dicas de como gerenciar melhor seus projetos, como lidar com uma determinada situação e até mesmo de como ser mais produtivo.
Por mais que o gestor estude os perfis e habilidades dos componentes de um time, às vezes, por meio deste contato, o próprio colaborador pode enxergar em outra equipe uma oportunidade melhor para aproveitar suas habilidades. Manter o diálogo aberto é essencial.
4 – Compartilhe as conquistas
Mostrar que os times estão o caminho certo é muito importante para criar a confiança e autonomia necessárias para que o trabalho flua da melhor forma possível. Sendo assim, compartilhar as conquistas do time para a empresa ou de um colaborador para o time dá o exemplo de que o trabalho será recompensado e é valorizado, o que gera maior engajamento.
5 – Use ferramentas de gestão
É comum nas empresas cada time usar uma ferramenta própria para gerir suas atividades, mas o ideal é que todos possam ter acesso à mesma plataforma. Assim, além da praticidade, o negócio consegue incentivar a transparência e colaboração, uma vez que qualquer um consegue olhar para o que o outro time está trabalhando.
Na sua empresa, como o trabalho em times funciona? Conte para gente.