As 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são as habilidades, hábitos, conhecimentos e atitudes necessárias que todos os colaboradores podem se esforçar para adquirir.
Quando desenvolvidas, as competências contribuem para o sucesso da empresa. Assim, essas 35 competências essenciais para avaliação de desempenho são categorizadas como capital humano, que é amplamente definido como o conhecimento e as habilidades que contribuem para a produtividade no local de trabalho.
Nesse artigo, listamos 35 competências essenciais para avaliação de desempenho. No entanto, cada empresa tem o dever de escolher as competências que melhoram o sucesso de seus negócios de forma mais eficaz.
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35 competências essenciais para avaliação de desempenho
1. Responsabilidade e confiabilidade
Assume responsabilidade pessoal pela qualidade e pontualidade do trabalho e alcança resultados com pouca supervisão.
Por exemplo:
- Chega no trabalho pontualmente e segue instruções, políticas e procedimentos.
- Atende aos padrões de produtividade, prazos e cronogramas de trabalho.
- Permanece focado nas tarefas, apesar das distrações e interrupções.
- Faz o melhor uso do tempo e recursos disponíveis.
- Equilibra a qualidade do trabalho com o cumprimento de prazos.
- Não dá desculpas para erros ou problemas; reconhece e corrige erros.
- Resolve problemas com pessoas de forma rápida e direta; possui senso de dono da empresa.
2. Adaptabilidade e Flexibilidade
Se adapta às necessidades, condições e responsabilidades do trabalho em constante mudança.
Por exemplo:
- Responde positivamente às mudanças, adotando e usando novas práticas ou valores para cumprir metas e resolver problemas.
- Adapta abordagem, objetivos e métodos para alcançar soluções e resultados em situações dinâmicas.
- Lida bem e ajuda os outros a lidar com as demandas contínuas de mudança; vê e mostra aos outros os benefícios da mudança.
- Define as prioridades ao liderar mudanças.
- Possui segurança emocional ao lidar com mudanças.
3. Análise/Raciocínio
Examina dados para compreender questões, tirar conclusões e resolver problemas.
Por exemplo:
- Identifica fatos importantes em uma série de dados. Avisa quando os dados aparecem errados ou incompletos, ou precisam de verificação.
- Divide informações complexas em partes. Classifica e agrupa dados. Vê padrões ou temas subjacentes em uma série de informações relacionadas.
- Aplica camadas de regras lógicas e complexas para analisar e categorizar informações complicadas. Vê as relações entre as informações em formas variadas e de fontes variadas.
4. Atenção aos detalhes
Atende com diligência os detalhes e busca a qualidade na execução das tarefas.
Por exemplo:
- Executa as tarefas com cuidado.
- Comete poucos erros, se é que comete algum.
- Permanece atento e cuida dos detalhes que são fáceis de ignorar.
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5. Alinhamento de Negócios
Alinha o que faz com o resto da empresa.
Por exemplo:
- Busca compreender outros departamentos, incluindo seus serviços, resultados e medidas.
- Integra a direção executiva em todas as decisões.
6. Mentoria
Permite que os colegas de trabalho cresçam e tenham sucesso por meio de feedback contínuo, instrução e incentivo.
Por exemplo:
- Vê o potencial e os pontos fortes dos outros e trabalha para aumentá-los.
- Modela comportamentos de sucesso e auto aperfeiçoamento constante.
7. Pensamento Criativo e Inovador
Desenvolve novas ideias que fornecem soluções para todos os tipos de desafios no local de trabalho.
Por exemplo:
- Contribui com ideias originais e engenhosas em sessões de brainstorming.
- Conecta ideias, eventos e circunstâncias aparentemente não relacionados para encontrar soluções globais para problemas individuais.
- Vê oportunidades para a solução criativa de problemas enquanto permanece dentro dos parâmetros de boas práticas. Gera soluções únicas, mas viáveis e úteis para problemas difíceis.
8. Foco no Cliente
Constrói e mantém a satisfação do cliente com os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Por exemplo:
- Pode descrever os negócios e as expectativas dos clientes. Mostra interesse, antecipa e responde oportunamente às necessidades do cliente.
- Vai além das expectativas básicas de serviço para ajudar os clientes a implementar soluções completas.
- Oferece produtos e serviços quando o cliente precisa deles.
- Busca feedback do cliente e garante que as necessidades foram totalmente atendidas.
- Busca maneiras de melhorar a prestação de serviços.
9. Tomada de decisão e julgamento
Toma decisões oportunas e informadas que levam em consideração os fatos, objetivos e riscos.
Por exemplo:
- Reúne dados e contribuições de outras pessoas ao tomar decisões.
- Equilibra análise, sabedoria, experiência e perspectiva ao tomar decisões.
- Encontra soluções que são aceitáveis para diversos grupos com interesses e necessidades diferentes.
- Pensa nos prós e contras de cada opção antes de tomar uma decisão e seguir em frente.
- Toma as decisões necessárias mesmo quando as informações são limitadas ou pouco claras.
- Aprende com as consequências das decisões.
10. Desenvolvimento e Aprendizagem Contínua
Mostra um compromisso contínuo com o aprendizado.
Por exemplo:
- Procura maneiras melhores de realizar os aspectos rotineiros do trabalho.
- Solicita e usa feedback para melhorar o desempenho.
- Busca e adquire novas competências, métodos de trabalho, ideias e informações que irão melhorar sua própria eficiência e eficácia no trabalho.
11. Ética e Integridade
Conquista a confiança e o respeito dos outros por meio de honestidade e profissionalismo.
Por exemplo:
- Respeita e mantém a confidencialidade.
- Diz a verdade e é honesto em todas as negociações.
- Cumpre as promessas e compromissos assumidos com os outros. Faz a coisa certa, mesmo quando é difícil. Não cede à pressão para mostrar preconceito ou manipular os outros.
12. Responsabilidade Fiscal
Segue as diretrizes, regulamentos, princípios e padrões fiscais ao comprometer recursos fiscais ou processar transações financeiras.
Por exemplo:
- Lida com o dinheiro da empresa com cuidado e atenção.
- Protege os recursos fiscais e cumpre todos os procedimentos de controle interno projetados para prevenir e detectar o roubo ou uso indevido de fundos.
- Monitora o uso do orçamento e busca formas de reduzir custos.
13. Motiva os outros
Deixa os outros entusiasmados e comprometidos em promover os objetivos da empresa.
Por exemplo:
- Inspira outras pessoas a atingir metas e adotar novas posições ou opiniões.
- Mostra uma atitude positiva sobre o trabalho a ser feito, colegas de trabalho, clientes e gerência.
- Aborda os problemas de maneira aberta, construtiva e profissional e convence os outros a abordar os problemas da mesma maneira.
- Mostra dedicação em completar o trabalho que deve ser feito.
14. Entrevistando Outros
Faz perguntas de maneiras que aumentam a clareza, a qualidade e a confiabilidade das informações.
Por exemplo:
- Planeja o processo de entrevista com antecedência, identificando as principais informações a serem coletadas.
- Deixa o entrevistado à vontade e garante que ele compreende o processo e sua finalidade. Desenvolve confiança para obter respostas honestas.
15. Liderança
Promove a missão e os objetivos da empresa
Por exemplo:
- Cria um ambiente de trabalho positivo, onde todos os funcionários são motivados a fazer o melhor.
- Vincula missão, visão, valores, objetivos e estratégias ao trabalho diário.
- Vê o potencial dos outros e aproveita as oportunidades para aplicar e desenvolver esse potencial.
16. Escuta
Entende e aprende com o que os outros dizem.
Por exemplo:
- Dá ao palestrante atenção total e parece interessado na mensagem (por exemplo, mantém contato visual, acena com a cabeça).
- Permite que outras pessoas falem sem interrompê-las desnecessariamente.
- Faz perguntas esclarecedoras que trazem informações mais claras ou detalhadas.
- Confirma a compreensão parafraseando ou resumindo o que outros disseram.
17. Gerenciando Projetos
Estrutura e dirige o trabalho de terceiros em projetos ou programas.
Por exemplo:
- Garante que as metas sejam claramente definidas.
- Desenvolve padrões de desempenho razoáveis e maneiras de avaliar a qualidade dos resultados.
- Avalia o progresso e o sucesso em relação aos padrões de desempenho.
18. Raciocínio Matemático
Usa técnicas matemáticas para calcular dados ou resolver problemas práticos.
Por exemplo:
- Executa aritmética básica (ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão) e usa conceitos numéricos básicos (por exemplo, números inteiros, porcentagens) para completar as tarefas do trabalho. Faz estimativas razoáveis de resultados aritméticos sem calculadora.
- Mede distância, área, volume e peso usando ferramentas padrão e fórmulas matemáticas.
19. Mediando disputas
Ajuda outras pessoas a resolver desacordos e conflitos complexos ou delicados.
Por exemplo:
- Mantém uma postura neutra e objetiva. Mostra respeito pelas necessidades e perspectivas de todas as partes na disputa.
- Esclarece as questões, interesses e objetivos de cada parte. Ajuda as partes a ver as coisas da perspectiva de cada um.
20. Acordos de negociação
Consegue chegar em acordos.
Por exemplo:
- Conquista a confiança de outras partes sendo honesto, respeitoso e sensível às suas necessidades. Sabe quando ser gentil e assertivo, e age de acordo. Evita ultimatos.
- Questiona e rebate as propostas dos outros sem prejudicar os relacionamentos.
- Busca interesses comuns e soluções mutuamente aceitáveis.
21. Operando equipamento
Usa ferramentas, máquinas e veículos para transportar mercadorias ou pessoas, ou para criar produtos de trabalho.
Por exemplo:
- Aprende as funções, propósitos e limitações de novos equipamentos.
- Configura e calibra ferramentas e máquinas com precisão.
- Inspeciona rotineiramente o equipamento e segue o cronograma de manutenção adequado.
- Segue os regulamentos de segurança e outros ao manusear e operar o equipamento.
- Usa o equipamento apenas para o fim a que se destina, protegendo-o contra danos e uso indevido.
22. Entendimento organizacional e político
Usa o conhecimento da empresa para resolver problemas e cumprir metas.
Por exemplo:
- Compreende como as funções, produtos e serviços de sua própria unidade de trabalho se relacionam e impactam os de outras unidades de trabalho.
- Capitaliza canais formais e redes informais para atingir objetivos.
- Forma alianças para realizar as tarefas.
- Compreende políticas internas e externas e seus impactos na organização.
23. Planejamento e Organização
Coordena ideias e recursos para atingir metas.
Por exemplo:
- Identifica a sequência de tarefas e os recursos necessários para atingir uma meta e prioriza as principais etapas de ação.
- Busca e usa a opinião de terceiros sobre ações críticas, cronogramas e prioridades.
- Monitora e avalia as tendências sociais, fiscais e políticas que afetam o plano.
24. Solução de problemas
Resolve desafios difíceis ou complicados.
Por exemplo:
- Mostra uma visão das causas básicas dos problemas. Gera uma gama de soluções e cursos de ação com benefícios, custos e riscos associados a cada um.
- Pensa “fora da caixa” para encontrar opções. Busca o conselho de quem já resolveu problemas semelhantes.
- Promove um ambiente de trabalho que contribui para uma empresa feliz.
25. Fornece Consultas
Faz parceria com clientes para identificar e resolver questões complexas ou delicadas.
Por exemplo:
- Identifica recursos e soluções potenciais que são práticas e eficazes. Sabe e explica onde, quando e como implementar essas opções.
- Ajuda os clientes a navegar por questões complexas ou delicadas, mantendo os melhores interesses do cliente em mente e aconselhando sobre as melhores práticas.
26. Compreensão de leitura
Compreende o significado das informações escritas e as aplica a situações de trabalho.
Por exemplo:
- Compreende instruções, regras, políticas, gráficos e/ou tabelas básicas.
- Tira conclusões lógicas do texto.
- Pode interpretar informações e publicações complexas, técnicas, profissionais ou jurídicas.
27. Construção de relacionamento
Constrói relações de trabalho construtivas caracterizadas por um alto nível de aceitação, cooperação e respeito mútuo.
Por exemplo:
- Trata os outros com justiça e respeito.
- Busca e considera as ideias daqueles que relutam em expressar seus pontos de vista.
- Constrói harmonia ouvindo, discutindo e negociando, recompensando, encorajando e motivando outras pessoas.
28. Pesquisando informações
Identifica, coleta e organiza dados para análise e tomada de decisão.
Por exemplo:
- Rastreia informações irrelevantes e vagas, mantendo os dados de alta qualidade.
- Documenta claramente as fontes e organiza as informações de acordo com as necessidades de pesquisa.
- Sabe quando mais informações são necessárias e quando o suficiente foi coletado para chegar a uma conclusão.
29. Foco nos resultados
Concentra-se nos resultados desejados e na melhor forma de alcançá-los.
Por exemplo:
- Estabelece objetivos elevados e trabalha para alcançá-los.
- Procura oportunidades de ajudar a levar um projeto adiante
- Coloca voluntariamente tempo e esforço extra em situações de crise; vai além para garantir que a meta seja cumprida.
30. Foco na segurança
Cumpre todas as leis, regulamentos, padrões e práticas de segurança no local de trabalho.
Por exemplo:
- Executa o trabalho de maneira segura em todos os momentos. Evita atalhos que aumentam os riscos à saúde e à segurança para si próprio ou para terceiros.
- Organiza o espaço de trabalho pessoal para minimizar a probabilidade de um acidente ou outra situação insegura.
- Verifica e relata riscos potenciais ou violações dos planos de segurança no local de trabalho ou em campo.
31. Autogerenciamento
Gerencia o próprio tempo, prioridades e recursos para atingir as metas.
Por exemplo:
- Prioriza tarefas por importância e prazo.
- Distingue o que é crucial do que é urgente.
- Ajusta as prioridades conforme as situações mudam.
- Concentra tempo e esforço nas principais tarefas.
32. Comunicação
Transmite ideias e fatos oralmente, usando uma linguagem que o público entenderá melhor.
Por exemplo:
- Usa vocabulário correto. Evita gírias e linguagem ofensiva.
- Apresenta as informações de forma clara, concisa e lógica.
- Dá ao ouvinte tempo para processar informações e fazer perguntas.
- Captura e prende a atenção dos outros. Usa pausas e linguagem corporal para aumentar o impacto.
33. Gerenciamento de equipe
Gerencia a equipe de forma a melhorar sua capacidade de ter sucesso no trabalho.
Por exemplo:
- Alinha o trabalho certo com as pessoas certas; delega tarefas de acordo com os pontos fortes e os interesses das pessoas.
- Garante que a equipe tenha as habilidades e recursos para fazer as coisas.
- Fornece feedback de desenvolvimento para a equipe sobre seu desempenho.
- Recompensa e reconhece o trabalho árduo e os resultados.
34. Visão estratégica
Consegue ter uma visão do quadro geral.
Por exemplo:
- Vê para onde as tendências atuais irão e como elas podem influenciar a empresa.
- Forma e articula uma imagem clara do futuro pelo qual a empresa deve se empenhar.
- Prevê de forma confiável as necessidades futuras e elabora planos para atender a essas necessidades.
35. Trabalho em equipe
Promove a cooperação e o comprometimento dentro de uma equipe para atingir metas e resultados.
Por exemplo:
- Conhece e apoia o trabalho e os resultados dos colegas de equipe.
- Reconhece e comemora as conquistas dos companheiros de equipe.
- Elogia a equipe e suas conquistas aos demais.
Por fim, esperamos que essa lista com 35 competências essenciais para avaliação de desempenho sejam úteis para você e sua empresa!
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Respostas de 2
Parabéns… muito boa sua leitura..
Grata